TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA

Por:   •  20/6/2020  •  Resenha  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

resenha: a educação como política pública

AZEVEDO, Janete M. Lins de. A Educação como Política Pública. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2001. Cap. 1 e 2.

No Livro “A Educação como Política Pública” Azevedo (2001), pesquisadora e estudiosa na área das Políticas Educacionais, e autora deste livro, contextualiza e problematiza questões referentes às políticas públicas, e como essas influenciam e são influenciadas conforme cada sociedade e em cada época, dando maior ênfase à educação.

No capítulo 1, a autora faz uma análise do papel da educação a partir da Abordagem Neoliberal. Esta abordagem tem origem na Teoria de Estado (séc. XVII), fundamentado nos ideais do liberalismo clássico. Nesta nova configuração da sociedade, os cidadãos passam a ter direitos políticos, meio pelo qual garantem a participação no poder. Surge a concepção de democracia utilitarista, onde o estado garante os bens essenciais como a educação, defesa e aplicação das leis.

A liberdade, o individualismo e a competitividade são valores a serem cultivados. Para tanto, defende a ideia de ‘Estado Mínimo’, com menor interferência possível do Estado na vida social. A sociedade é regida pelo mercado, em outras palavras, as atividades lucrativas devem ser controladas pela iniciativa privada.

No que diz respeito às políticas públicas, seriam elas a causa dos problemas de ordem econômica, pois acarretam a dependência do estado, que por sua vez necessita de mais tributos para mantê-las. São elas também as responsáveis pela hipertrofia do estado, em função do enfraquecimento do mercado. Por isso, é pressionado pelo mercado a diminuir suas políticas sociais, estimulando a privatização, desconsiderando o contexto social e histórico das pessoas, suas reais oportunidades, suas condições de humanização, responsabilizando-as por prover suas necessidades.

No campo da educação, postula que a mesma pode ser gerida pelo estado, porém, deixá-la sob sua responsabilidade é perigoso, visto sua influência social e seu poder. A educação profissional não deve ser mantida pelo estado, pois, traria melhores salários e com isso condições de ser paga pelo indivíduo. A educação é vista como um produto de mercado, e por isso deve dar retorno do capital investido.

No capítulo 2, é analisada “A Teoria Liberal Moderna da Cidadania”. Nela o bem-estar e a igualdade são pré-requisitos básicos da individualidade e da liberdade, não restringindo o papel do Estado enquanto promotor de políticas públicas.

Construiu-se, [...], a partir das lutas históricas dos trabalhadores por emprego e pelos direitos de proteção ao trabalho, demandas que, paulatinamente, encontraram algum espaço de viabilização nas metas do pleno emprego, do crescimento e da estabilidade de preços. (AZEVEDO, p. 19, 2001)

Dentro desta teoria destacam-se duas correntes: Pluralista e Socialdemocrata. Como o Neoliberalismo, têm suas bases no liberalismo clássico, apontando formas para a manutenção da ordem social capitalista. Ambas possuem suas singularidades, porém são interligadas, não cabendo o estabelecimento de marcos rígidos entre elas.

Distinguem-se da Teoria Liberal, pela humanização e pela proteção social dentro da ordem capitalista. Reconhecendo as classes sociais e as diferenças entre si, considerando a realidade apresentada e as contradições do mercado. Durkheim, traz inúmeras contribuições para esta teoria, sugerindo uma regulação jurídica para a superação das desigualdades provocadas pelo mundo do trabalho, e preocupando-se com a garantia de medidas protetivas de caráter intervencionista do Estado na ordem capitalista.

Quanto à educação, a corrente Pluralista destaca sua importância “como um dos mais poderosos meios de transformação das mentalidades tradicionais, em direção à racionalidade” (p.28). A escola é a responsável por formar agentes sociais e políticos através da inculcação de normas valores e atitudes que vão ao encontro da racionalidade moderna. As raízes da desigualdade estão na distribuição diferenciada do poder, situação esta que pode ser atenuada pela educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com