TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO - RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO PEDAGÓGICA

Por:   •  21/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.952 Palavras (8 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 8

Projeto de Observação Pedagógica

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO PEDAGÓGICA

INTRODUÇÃO

O presente relatório trata da descrição dos dados coletados no contexto educativo da Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Tubarão, localizado na Rua Deputado Olices Pedra de Caldas, nº 480 - Dehon, Tubarão - SC, no primeiro semestre do ano de 2019.        

ENTREVISTA

A entrevista foi realizada no dia 12 de abril de 2019, com a Diretora Geral do IFSC - Campus Tubarão.

  1. Quais cursos técnicos são ofertados?

Ofertamos os cursos técnicos em Administração, em Desenvolvimento de Sistemas e em Eletrotécnica. Além dos cursos técnicos, nós temos curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, cursos de formação inicial e continuada (FIC) e especialização em Gestão Escolar.

  1. Qual é o público que a escola atende?

Devido aos cursos ofertados tem-se alunos de diversas faixas etárias e escolaridade, é um misto de jovens e adultos das diversas classes sociais.

  1. Como são selecionados os alunos para frequentarem os cursos técnicos?

Em todos os nossos cursos técnicos os alunos são selecionados por sorteio. Após o término do período de matrícula, caso a sala não esteja completa, se faz chamadas para vagas remanescentes. Ainda assim, se não completar a turma, abre-se a inscrição para quem quiser, até concluir o número de vagas ofertadas por ordem de chegada.

  1. Qual é a importância da educação profissional técnica para os alunos que

frequentam a escola?

A importância é que o aluno saia apto para exercer uma profissão, preparado para atuar no mercado de trabalho. Buscamos formar os alunos como cidadão, mas também que ele possa se desenvolver na área profissional. Para isto busca-se na instituição fortalecer a relação da teoria com a prática.

  1. Como é a relação da escola com a comunidade?

A instituição tem uma relação bem próxima com a comunidade de Tubarão e dos municípios vizinhos. Possuímos o fórum de Inovação e o de Ensino, na AMUREL participamos do projeto de educação SEBRAE livre. Atualmente estamos auxiliando o município de Pescaria Brava nos seus Projetos Políticos Pedagógicos.

  1. Há projetos que aproximam a comunidade da escola? Quais?

A inclusão é um dos nossos grandes papeis, por meio de projetos de extensão como o “Mulheres sim” em 2018 demos cursos a mulheres do presídio de Tubarão, no ano de 2017 tivemos um projeto com cursos para transgêneros, entre outros. Temos os Jogos Sedentários que é um evento relacionado ao eixo de Tecnologia da Informação e Comunicação, com os campeonatos e as oficinais, para integração dos alunos e trazer a comunidade para conhecer a nossa infraestrutura, nossos cursos e os nossos servidores. Temos o Seminário de Inovação e Tecnologia (SEMIT), com palestras, mesas redondas e oficinas de diferentes temas para promover a troca de conhecimento e experiência entre os alunos, os servidores e a comunidade. O Didascálico, uma mostra de arte e cultura que traz a comunidade para dentro do IFSC, integrando alunos, servidores e artistas da cidade.

  1. Como são selecionados os professores para atuar na escola?

Os professores efetivos são todos selecionados por concurso público. Quando os professores do quadro efetivo entram em licença, existem os professores substitutos que podem trabalhar aqui por até dois anos. A seleção dos substitutos é interna, se dá em três etapas: uma prova; entrevista; e análise de currículo.

8. A escola adota alguma concepção de educação para nortear o trabalho pedagógico?

Sim, buscamos a relação da teoria com a prática considerando também o saber dos alunos. Adotamos a concepção crítica, construtivista e progressista, em que o professor tem que estar junto construindo o conhecimento do aluno e fazendo a prática também. É preciso ter essa relação no ensino profissional, ensinar só teoria é pouco eficaz os alunos precisam vivenciar a prática.

9. Existe articulação entre ensino, pesquisa e extensão nos projetos pedagógicos da escola? Como acontece essa articulação?

Sim, eles são bem articulados com ensino. Temos núcleos de pesquisa, por exemplo, ano passado tivemos um grupo de robótica com os alunos do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Os projetos de extensão são muito fortes, no ano passado tivemos 3 equipes do curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas trabalhando e montando laboratórios de informática em outras escolas do município, em uma dessas escolas a biblioteca foi revitalizada.

10. Como o Projeto Pedagógico dos Cursos (PPC) é elaborado? Há participação dos professores?

Sim, participação ativa dos professores que ministram as aulas, eles que organizam os projetos pedagógicos, elaboram a ementa, a matriz, o perfil de egresso do aluno, entre outros.

11. Quais são os espaços de aprendizagem mais significativos aqui na escola, na sua opinião?

Existem vários, onde estamos é a uma sala de videoconferência e de reuniões. Na entrada temos o espaço de convivência, ali interagimos com os alunos em atividades extraclasse. A biblioteca, que também possui mesas redondas e é utilizada como espaço de aula em algumas situações. Os laboratórios de informática e as salas de aula. E temos a conclusão da construção do bloco B, lá tem o auditório que expande para a área externa e novos laboratórios para os cursos de tecnologia. Todos espaços podem ser utilizados para aprendizagem, no ano passado as palestras e apresentações do SEMIT aconteceram no estacionamento.

ANÁLISE DOCUMENTAL

Segundo o Projeto Pedagógico Institucional do IFSC, sua concepção de educação é histórico-crítica, democrática e emancipadora, que entende a educação como prática social. A instituição contribui com a transformação, promove mudança de postura e de práticas diante da sociedade, da ciência e da tecnologia. Portanto, deve garantir aos alunos condições de exercício da cidadania responsável, capacitação para o trabalho, socialização do conhecimento e tecnologia para uma sociedade mais ética, justa e igualitária. Como concepção de educação profissional e tecnológica, o IFSC preocupa-se integrar o conhecimento teórico e prático. A educação profissional é educação, construção do sujeito em seu contexto histórico-social, e é profissional, construindo um cidadão trabalhador, consciente de seus deveres e direito, capaz de intervir na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (159.5 Kb)   docx (366 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com