TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO PARA ANÁLISE DO FILME O FILME COMO ESTRELAS NA TERRA – TODA CRIANÇA É ESPECIAL

Por:   •  28/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  1.157 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROFESSORA: HERICA SIMÃO

ALUNO: CARLOS ALEXANDRE DA SILVA SENA

TURMA: 5NNA

ROTEIRO PARA ANÁLISE DO FILME

O FILME COMO ESTRELAS NA TERRA – TODA CRIANÇA É ESPECIAL, nos levar a refletir sobre o nosso papel enquanto educadores, assim como contribui e nos incentivar a pensar acerca dos problemas pedagógicos ainda presentes no cotidiano escolar.

1.  Discorra acerca do posicionamento dos professores e professoras de ambas as escolas ao falar sobre o comportamento de Ishaan. Exemplifique a sua resposta transcrevendo trechos do filme, assim como, deverá enriquecer o seu texto com uma citação, pode ser um autor ou uma autora de sua preferência, desde que traga base teórica para a sua afirmação e/ou reflexão sobre o assunto.

Os professores da escola regular achavam o jovem Ishaan levado e displicente, não tinham paciência e não compreendiam quando ele não conseguia ler nem resolver problemas por achar que não passava de brincadeiras. Ao chegar na nova escola, que mantinha um padrão tradicional, os professores eram mais rígidos e colocavam Ishaan de castigo e o tratavam de maneira mais severa, pois não sabiam identificar e lidar com a situação especial do aluno.

Uma das maiores autoridades no assunto é o psicólogo-educacional norte-americano Robert Frank que trouxe ideias referentes à metodologia para auxiliar o professor no âmbito escolar quando o assunto é criança com dificuldades no aprendizado, justamente por ser portador de dislexia e não ter sido diagnosticado até entrar na faculdade.

2. O filme aborda as diferentes formas de aprender se assemelhando as Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, “o autor é psicólogo cognitivo e educacional estadounidense, ligado à Universidade de Harvard e conhecido em especial pela sua teoria das inteligências múltiplas”. Cada um aprende de forma diferente, porque cada pessoa é diferente e com talentos diferentes. Qual o momento do filme você considera mais latente o fato de que todos são estrelas e que só precisa de um espaço para brilhar?

Quando o novo professor de artes, o senhor Ram Nikumbh, percebendo a dificuldade de aprendizado do jovem Ishaan, dedica-se a ensiná-lo da maneira que ele realmente gosta e assimila o conteúdo apresentado, pois cada ser humano tem seu talento pessoal e cabe, muitas vezes, ao educador observá-lo e fazer com que esse talento aflore.

3. O educador em atuação precisa ter sensibilidade para procurar entender as especificidades dos seus alunos e alunas. No filme como o professor substituto de artes percebeu a dificuldade de Ishaan?  Nós educadores precisamos conhecer mais sobre a dislexia, para isso pesquise o site da Associação Brasileira de Dislexia - ABD (www.dislexia.org.br) e transcreva dessa fonte as respostas para as seguintes perguntas: O que é dislexia? Como é feito o Diagnóstico? Assim como, você pode pesquisar no referido site mais informações sobre a dislexia e transcrever para complementar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com