TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Realidades da Docência no seculo XXI

Por:   •  1/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.424 Palavras (10 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO

INTRODUÇÃO

O papel do Professor na Educação Moderna está impregnado de complexidades. Enfrentar outros desafios, a maior parte deles nada fáceis e, por causa disso, deve ter uma representação social especial. A formação dos professores, em geral, tem sido deficiente na aplicação da tecnologia à educação. Angela Dannemann, diretora-executiva da Fundação Victor Civita, ressalta a formação continuada dentro das escolas com o incentivo ao uso da tecnologia como uma forma de avançar nessa carência.

O Professor deve desfrutar das ferramentas de que dispõe, de entre elas, as novas tecnologias de informação e comunicação. Parafraseando Augusto Cury, sejamos todos “professores fascinantes, capazes de desenvolver nos alunos a habilidade de gerir seus pensamentos, emoções, de serem líderes de si mesmo, lidar não só com os ganhos, mas também com as perdas, frustrações e conflitos”.

Evidentemente, todos não nascemos com vocação para a docência, uns exercem-na com muito profissionalismo, educam seus alunos para a vida, outros nem tanto, a despeito de terem habilitação académica para o exercício dessa profissão.

        O seguinte trabalho utilizou-se da metodologia de pesquisa de campo, O estudo apresentado volta-se para a análise dos eixos norteadores para a os desafios do professor no século XXI o perfil dos profissionais e suas dificuldades tecnologia. Duas docentes foram entrevistadas sendo X que exerce essa profissão há 07 anos e a Y 24 anos.

A Pesquisa foi baseada através de um questionário de 09 (Nove) perguntas subjetivas direcionadas as professoras da unidade escolar, fazendo-se necessário a visita técnica. Fizeram-se necessários demais recursos para a conclusão deste, tais como, revisão sistemática de literatura disponível, fontes primárias de informações de livros, artigos, entre outros referentes ao assunto.

  1. A escolha da profissão

 

Segundo a docente X ela foi obrigada, pois a mesma cursava contabilidade e teve que mudar para o magistério, porque percebeu que não tinha trabalho para ela em Araguatins que não fosse como professora.

Para a Docente Y em Araguatins havia apenas dois cursos, Contabilidade e Magistério, e a mesma tinha que escolher em qual curso iria realizar sua matricula. Havia uma colega da mesma que estava fazendo o estágio do magistério, e ao comentar algumas atividades do estágio a fez entender que nesse curso poderia ajudar as pessoas, foi onde acreditou que se identificaria com o curso, e de fato se identificou bem, informa ainda que gostou tanto da sala de aula que logo que surgiu a oportunidade de cursar pedagogia não perdeu tempo.

De acordo com as Docentes nenhuma escolheu a profissão por afinidade mais pela oportunidade de entra mercado de trabalho, ainda porque elas não tinham experiência na área, mais ao lecionar perceberam que poderiam ir além na sua formação.

1.2 A importância do Docente para a sociedade

De acordo com a Docente X, Professor é formador de opinião, então ele é essencial para alteração no curso da vida de muitas crianças, principalmente aquelas que não têm uma estrutura familiar e socioeconômica, o mesmo está ali para ensinar além dos valores, do que é aprender a ler e escrever, também valores que eles não conseguem ou não tem como adquirir nas famílias.

Puig (ARANTES, 2007, p.110) Cita a fundamentação dos valores sobre a vida do individuo na sua formação.

Ter valores significa possuir um conjunto de hábitos de reflexão. Significa estar disposto a repetir comportamentos desejáveis, algo próximo das virtudes, mas, além disso, comportamentos desejáveis que assumimos não apenas por tê-los aprendido, que seria apenas um hábito mecânico, mas porque temos a convicção de que devemos manifestá-los. Uma convicção de emoções que surge da consideração reflexiva de emoções e de razões que avalizam os hábitos de valor. Portanto, os valores são hábitos que aprendemos – comportamentos que podemos repetir –, mas que, além disso, tornamos nossos, considerando e avaliando – refletindo – as motivações que nos são oferecidas pelas emoções e pelas razões. 

Conforme a Docente Y diz que vê o professor como a profissão mais importante, não menosprezando as demais, contudo ela é a formadora das demais, pois o médico, o engenheiro, o arquiteto, todos passam pelo professor, não é em vão que dizem que “esta profissão é a mãe de todas as outas”. Enfatiza ainda que outro ponto importante é fato de poder aprender com os alunos, e assim poder aplicar o aprendido com outros. 

O docente além de transmissor do conhecimento e de valores, é também formador de cidadãos críticos e pensantes, para uma sociedade melhor. Visto ainda que os mesmos ocupam por muitas vezes na vida do aluno a posição de familiares e amigos para os tais, criando vínculos fortes e agradáveis.

1.3 Requisitos de um Docente

Para a Docente X é ter Consciência da sua profissão, uma metodologia e um planejamento que receba o aluno e compreenda que elevem de um meio que precisa ser moldado e que ele precisa ser trabalhado, para fazer diferente do que ele ver, ele precisa evoluir, que a escola é um ambiente que vai o fazer crescer em todo o seu ser, no intelectual, relacionamento com os colegas em toda a sua vida.

Docente Y diz que o bom professor é aquele que entende o aluno, cada um em sua diversidade, pois o professor trabalha com vidas, e essas vidas são diferentes umas das outras, as quais possuem costumes e modos diferentes e o professor apesar de trabalhar como muitos alunos precisa entendê-los em sua particularidade, sendo assim um grande observador de seus alunos, ter muita paciência.

Não se tem receita pronta de um docente exemplar, é preciso dedicação e gostar do que faz, tirando assim de sua frente toda barreira que lhe empesa de fazer um bom trabalho, buscando melhorias e lutando pela qualidade do ensino. O docente deve ser um admirador do aluno nas suas dificuldades, ajudando para que ele possa se sobressair no âmbito escolar e na vida social.

1.4 Dificuldades da Profissão

O ponto de vista da Docente X é ter que fazer o papel além de professor. Você entra para ser professor, você pensa; Vou trabalhar apenas com as disciplinas do currículo comum pronto, só que não é assim você se além de professor você se torna a tia, o tio, o pai, a mãe e quando você junta essa relação acaba sempre faltando um pouquinho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (132.8 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com