TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Política, Educação e a Profissão Docente

Por:   •  25/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CAMPUS UNIVERITÁRIO PROFESSOR ALBERTO CARVALHO

Disciplina: Política e Educação

Docente: Maria Batista Lima

Discente: Jamisson Alves Santos

Turma: 01

Período Letivo: 2019.2

Data: 28/10/2019

Política, Educação e a Profissão Docente

Funcionando como a primeira lei de Newton, ou Lei da Inércia, que afirma que “todo corpo continua em seu estado de repouso ou movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele”, A profissão de professor de educação infantil no Brasil, foi delineada predominantemente, pelas marcas do feminino e da ausência de formação profissional. Diante desse cenário a docência na educação básica coloca-se como um tema desafiador, tendo em vista que sempre nos deparamos no cotidiano da profissão com os impactos da constituição histórica e das demandas políticas para área.

Nos últimos anos o trabalho docente tem passado por diversas modificações e novas tarefas foram agregadas aos profissionais do ensino, dessa forma essas mudanças contribuíram para o processo de desvalorização que essa profissão vem sofrendo. Muitas das vezes os docentes, assume funções que vão além da tarefa de mediar o conhecimento. Além de conta com condições precárias de trabalho: baixos salários, falta de material, sobrecarga de atividades, políticas governamentais de controle de ensino e responsabilização pelo desempenho dos alunos, entre outros.

A falta de investimentos na educação no sentido de oferecer condições dignas de trabalho do docente resultar na desmoralização da profissão, no abandono e absentismo do docente com suas atividades. Tudo isso causando um impacto negativo na educação.

 Para combater essa desvalorização do profissional, é preciso pensar numa política que combine apoio e incentivos ao profissional docente, como estratégias para a valorizar o professor, capacitação especial, formação, valorização de salários, entre outras coisas.

 Ao docente, responsável pelo ensino, cabe a ele estabelecer o elo entre o conhecimento escolar o conhecimento do aluno como o caminho seguro para a formação e consolidação de saberes. Como disse o grande Paulo Freire Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Portanto ao considerar a docência como uma ação política capaz de contribuir na construção de conhecimento, podemos afirmar que a educação vai muito além de um procedimento de troca de informações de ensino- aprendizagem através de conteúdo, mas caracteriza-se por um processo de transformação social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com