TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Refletindo Sobre a Importância do Estágio na Formação Docente

Por:   •  28/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  908 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

Nome: Ana Carolina Góes Vidal

RGM: 13264290

Curso: Pedagogia

Atividade: Refletindo sobre a importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil

            Este trabalho visa abordar a importância do estágio na formação docente, tendo como objetivo instigar a reflexão da sua contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil.

            O estágio é a primeira experiência que o acadêmico tem com um ambiente escolar, pois é a partir dela que possibilitará a transposição teórica para a prática, promovendo discussões e contribuindo na construção da identidade do educador. Essa construção através do estágio é um ensejo para adquirir habilidades e conhecimentos, visto que são importantes para a realização de seu trabalho. Para Libâneo (2001, p. 68, apud Tânia, 2020, p 23), “identidade profissional é o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que definem e orientam a especificidade do trabalho do professor”.

            No processo do estágio, o aluno-estagiário verá a educação com outro olhar, fazendo uma leitura diferente do ambiente, conhecendo a realidade escolar, o comportamento dos alunos e se tornando um profissional melhor. O estágio é “um retrato vivo da prática docente” (PIMENTA; LIMA, 2010, p. 127) e dessa forma, o professor-aluno conhece o cenário escolar e constrói sua prática docente por meio de exercícios constantes de reflexão. “Compreender a escola em seu cotidiano é condição para qualquer projeto de intervenção, pois o ato de ensinar requer um trabalho específico e reflexão mais ampla sobre a ação pedagógica que ali se desenvolve” (PIMENTA, 2004, p. 104).

            Portanto, o estágio é uma parte importante que compõe o currículo, é onde que o graduando irá ter sua primeira experiência assumindo a sua identidade profissional e viver na prática todos os ensinamentos teóricos, assumindo um compromisso com os alunos, com seus pais, com a escola e principalmente consigo mesmo.

         

REFERÊNCIAS

FANTINATO, Tânia Mara. Estágio Supervisionado: conhecendo o cenário da prática. 74. Ed. Curitiba: [recurso eletrônico], 2015. 23 p.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L.. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.

PIMENTA. S. G.; LIMA. M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2010. 5° ed.

(Coleção Docência em formação. Série: saberes pedagógicos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (179 Kb)   docx (81.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com