TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Refletindo sobre a importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil.

Por:   •  28/11/2020  •  Dissertação  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  1.508 Visualizações

Página 1 de 2

O estágio é importante pois proporciona o conhecimento na prática, através do estágio recebemos uma formação contínua em um processo de capacitação pedagógica realizada pelo docente.

Enquanto estudantes, recebemos a parte teórica que nos ajuda a entender a rotina de ensino em sala de aula, estamos aprendendo a teoria do que um dia iremos fazer na prática, eu enquanto aluna não via a hora de poder ver na prática tudo que até agora estudei.

O estágio nos leva a viver na pratica a rotina em uma escola de educação infantil, pensando em uma rotina eficaz, tanto para os bebês quanto para as crianças pequenas, pois eles exigem a intenção de cuidar com o ato de educar.

E nessa fase, que as necessidades biológicas, como alimentação, higiene e o sono, são tão importantes quanto as motoras, cognitivas, afetivas e sócio morais.

Os especialistas dizem que o ideal é ter a intenção educativa nas atividades, para o desenvolvimento do bebê e das crianças pequenas.

Sendo assim, observamos o que o professor está ensinando e como ele faz e age com os alunos, também participando da elaboração de atividades e da aplicação dela.

Aprendemos na pratica a rotina de ensino em educação infantil, no berçário com os bebês desenvolvemos seus sentidos e coordenação motora quando os estimulamos com canções e histórias, que falam das partes do corpo, assim como no banho e na hora de comer.

Já com as crianças pequenas, as estimulamos com teatros de fantoches ou convidando elas para participar como personagens, e nas canções estimulamos sua coordenação motora dançando, ou cantando canções que falam das partes do corpo.

E observando o professor ao interagir com as crianças pequenas, em atividades manuais e ao ar livre, no parque, na brinquedoteca.

 Observando como cada criança reage a atividade proposta, e o tempo que se consegue prender a atenção dos pequenos, se a atividade não for bem elaborada o professor pode ficar frustrado, por isso precisamos ter um plano B sempre guardado.

Nas atividades propostas as crianças, tem um conteúdo educativo, sendo  apresentado de maneira divertida e descontraída, buscando o saber das crianças.

O estágio nos traz a realidade na prática do que aprendemos na teoria, abre nossa visão e atualiza nosso conhecimento, me alegro ao entender que através do meu conhecimento estou contribuindo para a formação de caráter de um ser ainda tão pequeno.

Assim o docente encontra-se apto para o desenvolvimento de melhores didáticas e, consequentemente, melhores formas de transmitir o conhecimento ao aluno, ao mesmo tempo se atualiza entre a teoria com a prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (212.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com