TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLETINDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  5/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Joire Bie de Lira Gallan

RGM: 26027844

Curso: Pedagogia

Refletindo sobre a importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil.

        

O estágio obrigatório tem como principio o desenvolvimento de competências e suas aplicações no cotidiano, essas absorvidas anteriormente em disciplinas e serão colocadas em praticas, aqui especificamente na educação infantil. Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos, de acordo com o Art. 1 da Lei n° 11.788, de setembro 2008.  

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade, de acordo  com o Art. 29° da Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996 (Brasil, 1996). Nessa fase o estagiário refletirá  sobre o teórico e sua aplicabilidade na prática, tendo como base o docente observado e a realidade social daquela instituição;  criando o seu perfil pedagógico, atento  para as aptidões coletivas e individuais de cada criança, assim desmistificando a educação infantil como uma fase de cuidados, e sim como uma fase de desenvolvimento, onde o lúdico entra em contato com o mundo concreto, sendo assim uma transição, que irá requerer do futuro educador sair da sua zona de conhecimento, ampliando sua visão para inserir conhecimentos básicos e específicos.  

O perfil pedagógico do futuro docente será moldado pelo contexto onde ele estará inserido, sem perder os princípios que regem a Lei de Diretrizes Infantil, o seu papel é de introduzir a criança como um ser social autônomo,  mesmo com as dificuldades daquela comunidade.

O perfil pedagógico do futuro docente será moldado pelo contexto onde ele estará inserido, sem perder os princípios regidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, que tem como eixos norteadores Cuidar, Brincar e Aprender.  

REFERENCIAS  BIBLIOGRAFICAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com