TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexiva I Educação Infantil

Por:   •  11/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Michele RGM:

Curso: Pedagogia

Disciplina : Prática Educação Infantil

Atividade Reflexiva I

Na vivência no estágio e estudando o material didático, percebi que a Educação Infantil era vista apenas como um lugar para deixar as crianças, mas agora existem novas propostas didáticas, e pontos de vista renovados sobre o cotidiano das creches e pré-escolas, que tem levado os educadores e todos os profissionais envolvidos a repensarem seu trabalho junto ás crianças e até mesmo ás famílias.

É um período muito importante para a formação da criança, onde dentro do processo de aprendizagem ocorre o que conhecemos por desenvolvimento cognitivo, motores, entre outros quesitos.

Os primeiros passos da criança na escola a colocam diante de novos desafios e experiências que terão reflexos no desenvolvimento, afetivo, cognitivo e social, essa experiência precisa ser boa e prazerosa, para que sua caminhada seja proveitosa.

“Uma vez que a criança aprenda a aprender, nada pode estreitar sua mente. A essência do ensino é fazer da aprendizagem contagiosa para que contagie os outros”.

(Mara Collins)

É fundamental que o professor esteja constantemente fazendo uso das práxis pedagógicas, e que ele lute para ultrapassar as barreiras das práticas pré-estabelecidas buscando métodos diferenciados, tendo a oportunidade de melhor adequar sua prática pedagógica as necessidades dos alunos.

Por exemplo, no berçário há necessidade de supervisão constante, pois eles ainda são muito pequenos e dependentes. Eles têm instintos aguçados para mordidas, tapas, puxões de cabelo, atitudes que podem machucar outro amiguinho. Neste momento o professor precisa estudar, pesquisar e repensar maneiras de entreter e ensinar a criança, o respeito ao amiguinho, desenvolvendo atividades, brincadeiras e socialização com conteúdo direcionados aquilo que ele está vivenciando dentro da sala.

Quando um professor se dispõe a refletir e melhorar suas atividades, ele se desenvolve e consegue fazer com que suas atividades e sua prática pedagógica sejam cada vez melhor e mais proveitosa para as crianças.

Se assim pensarmos e trabalharmos o desenvolvimento das crianças, tanto na questão de conhecimento, quanto nas questões corporais, motoras, afetivas e emocionais, tudo isso fará com que se contribua para a formação integral de crianças saudáveis e felizes.

Referências:

Universidade Cruzeiro do Sul – EAD Apostila Prática de Ensino e o Estágio Curricular Supervisionado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com