TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regência

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 4

PLANO DE AULA

Público Alvo: Educação Infantil

Etapa: Educação Infantil

Identificação da Turma: 1º Período

Nº de Alunos: 24

Componente Curricular: Natureza e Sociedade

Perfil da Classe:

A turma é composta de 24 crianças do 2º período da educação infantil, as quais são espontâneas, alegres e participativas. Durante a aula, os alunos são organizados em 6 grupos com quatro carteiras cada, afim de realizar as atividades propostas relacionadas aos "Meios de Comunicação".

Tempo previsto para o desenvolvimento da aula:

5 horas.

Tema da Aula: Meios de Comunicação

A partir do estudo sobre os "Meios de Comunicação", as crianças desenvolverão conhecimentos e habilidades tanto na forma oral como na escrita, além da identificação dos diversos meios de comunicação utilizados no cotidiano e suas finalidades.

Justificativa:

        Desenvolver o conhecimento das crianças em relação ao estudo sobre os "Meios de Comunicação", tanto na forma oral como na escrita e a coordenação motora, afim de despertar nos alunos o conhecimento sobre diferentes tipos de meios de comunicação, suas finalidades e o uso desses meios em suas vidas, além de instigar aos alunos a evolução da comunicação com o passar do tempo.

        Área vinculada ao tema:

        Natureza e Sociedade.

        Objetivos Gerais:

        * Desenvolver nas crianças habilidades tanto na forma oral como na escrita, em relação ao estudo sobre os "Meios de Comunicação";

        * Cooperar para a coordenação motora do aluno;

        * Estimular a concentração e a percepção;

        * Identificar os diferentes tipos de meios de comunicação e suas aplicações;

        * Proporcionar o conhecimento sobre a evolução da comunicação com o passar do tempo.

        Conteúdo:

Meios de Comunicação.

Situação Didática:

        Inicialmente, a professora escolhe por ordem de chamada um menino e uma menina para serem seus ajudantes em seguida os alunos junto a professora fazem a contagem oral, através do "Quantos Somos?". Será contada em rodinha uma história sobre os "Meios de Comunicação", com o intuito de proporcionar a interação entre alunos e professor, além de fazer com que as crianças reconheçam o tema a ser estudado.

        Em seguida, os alunos serão levados ao banheiro. Após retornarem, serão levados para a casinha, afim de despertar nos alunos a interatividade, participação compartilhada, regras, disciplina e respeito pelos colegas.

        Após a casinha serão levados ao banheiro para a higienização das mãos e retornarão à sala de aula para o lanche em seguida o recreio. Ao retornarem do recreio, será feita uma atividade de colagem. Serão entregues para cada aluno, revista e jornais para que eles reconheçam imagens de Meios de Comunicação e uma folha em branco para que eles recorte e cole imagens de Meios de Comunicação. Ao terminarem a atividade, os alunos serão levados para o parquinho após o lazer os alunos serão liberados para voltar para casa.

        Recursos materiais e didáticos:

         Cola, tesoura, lápis de escrever folha branca, jornais e revistas e um livro de histórias.

        Cronograma:

Dia 05/11/2014

07:30 às 08:00

Inicialmente, a professora escolhe por ordem de chamada um menino e uma menina para serem seus ajudantes em seguida os alunos junto a professora fazem a contagem oral, através do "Quantos Somos?". Será contada em rodinha uma história sobre os "Meios de Comunicação", com o intuito de proporcionar a interação entre alunos e professor, além de fazer com que as crianças reconheçam o tema a ser estudado.

08:00 às 09:00

Os alunos terão casinha

09:00 às 10:00

Horário do lanche e recreio.

10:00 às 11:00

 Ao retornarem do recreio, será feita uma atividade de colagem. Serão entregues para cada criança, revista e jornais para que eles reconheçam imagens de Meios de Comunicação e uma folha em branco para que eles recorte e cole imagens de Meios de Comunicação.

11:00 às 12:00

Os alunos serão levados para o parquinho. Após o horário de lazer, as crianças serão liberadas para voltar para casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (95.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com