TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Supervisionado Anos Iniciais

Por:   •  14/3/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 4]

RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO DA DISCIPLINA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

DADOS DO ALUNO

Nome

RGM

Curso

 Pedagogia

Instituição

Unicid

Disciplina

 Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Ano/semestre de

realização do estágio

 2017/4

  1. Introdução

O relatório apresentará a descrição do local onde foi realizado o estágio supervisionado; período de duração;  as atividades desenvolvidas; as reflexões feitas durante a vivência e os dois focos: jogos, brincadeiras e música.

No Estágio Supervisionado, busquei obter prática em sala de aula, sempre levando em conta como lidar com a realidade das situações na educação infantil.

Portanto, a formação do educador infantil deve buscar a superação da realidade na educação infantil, levando em conta o objetivo de cuidar e educar. Para isso, envolve planejamento, estudo, dedicação e principalmente cumplicidade.

O profissional da educação infantil deve ter uma concepção que valorize as brincadeiras e os jogos, por favorecer o desenvolvimento psíquico e físico da criança; por desenvolver as habilidades básicas e novos conhecimentos, contribuindo para a socialização das crianças, além de propiciar a realização de atividades coletivas e individuais. Sendo assim, as ferramentas pedagógicas são de extrema importância para o professor.  Neste Estágio confirmei que a prática e a teoria caminham lado a lado, uma se torna complemento da outra, e principalmente que o professor precisa estar em constante busca de conhecimento, pois a educação se renova a cada dia.

Outro fator preponderante foi à questão da confirmação da minha vocação nesta área, que me satisfaz desde o primeiro contato com as disciplinas do curso.

  1. Caracterização da Escola

Este estágio foi realizado integralmente na Escola de Educação Infantil ESPERANÇA E VIDA, localizada na Rua–, pertencente à rede privada de Ensino da cidade de São Paulo, no estado de São Paulo. Está vinculada à Delegacia Regional de Guaianazes.

  1. Estrutura Física da Escola

O espaço foi planejado exclusivamente para atender crianças de 0 a 5 anos, mobiliário e instalações adequadas à faixa etária.

06 Salas de aulas

01 Sala de direção

01 Cozinha

01 Refeitório

01 Parque infantil

Área verde

01 Pátio coberto

01 Pátio descoberto

01 Fraldário com cuba para banho

03 Banheiros

Acessibilidade para portadores de deficiência

  1. Perfil dos professores

Neste estágio foram realizadas 100 horas em Educação Infantil. Foram acompanhados três professores.

Professor (a)

Ano que atua

Formação

Tempo de docência

Tempo de trabalho nesta escola

Marta Alencar

B 1

Pedagogia

9 anos

4 anos

Katia Almeida

B 2

Pedagogia

7 anos

1 ano e 6 meses

Edilene Alves

MG1

Pedagogia

10 anos

4 anos e 5 meses

  1. A prática pedagógica do(s) professor (es)

A prática docente utilizada pelas profissionais visa à relação aluno/professor de modo construtivista aos educandos utilizando de recursos pré – existentes da U.E, a fim de aflorar a criatividade, imaginação e sensibilidade das crianças, através de trabalhos lúdicos: como música, jogos, brincadeiras, contação de história, filmes,etc.

  1. Reflexões sobre o estágio de observação e participação

As práticas pedagógicas das professoras citadas acima deram - me a oportunidade de viver a prática em sala de aula e de obter aprendizados que farão toda a diferença em minha vida profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (182.8 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com