TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio 6º periodo

Por:   •  13/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  5.715 Palavras (23 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

MARILIA DE LOURDES FARIA COSTA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

CONTAGEM

2015

                           MARILIA DE LOURDES FARIA COSTA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 6º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Angélica Godinho

Tutor(a) de sala: Kenia Garandy Pitorra

:

CONTAGEM

2015


 sumário

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        04

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina.................        05

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                07

4.2 Dados Gerais do Projeto        07

4.3 Referencial Teórico        08

4.4 Planos de Aula da Intervenção        08

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        12

MOSTRA DE ESTÁGIO        12

REFERÊNCIAS        13

APÊNDICE (se houver)        14


1 INTRODUÇÃO

               O presente trabalho refere-se ao estágio supervisionado  realizado na educação infantil do Cemei Estrela Dalva Contagem MG, com a turma de 6 anos e teve  a finalidade de aperfeiçoar  os conhecimentos que adiquiri no curso de Pedagogia na UNOPAR.

              A prática é de grande importância para que assim possamos saber  como é a realidade de uma escola, e de uma sala de aula, quando observamos adquirimos experiência, quando perguntamos tiramos nossas dúvidas antes mesmo da nossa própria prática .

              O presente trabalho tem como objetivo fortalecer a relação entre a teoria e a prática, favorecendo assim os conhecimentos adiquiridos na vida acadêmica, profissional e até mesmo pessoal.            

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

                O estágio foi realizado no CEMEI Estrela Dalva que foi criado em 2011, situado na rua Dez, nº 80 Bairro Arvoredo ll, Contagem.

                O CEMEI no primeiro ano de fundação, foi criado o berçário mas no ano seguinte foi extinto devido não ter demanda da comunidade, as turnas  até cinco anos segui normalmente nos dias atuais, hoje são 08 turmas de educação infantil funcionando atualmente.

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

        O Estágio foi realizado na escola Cemei Estrela Dalva, localizado no Bairro Arvoredo em Contagem. A escola atende nos  turnos manhã e tarde sendo ofertados somente a Educação infantil de 3 a 5 anos . ao todo a escola possui 250 alunos e 35 funcionários.

Quais os objetivos do Estágio seguindo discussãoes realizadas de forma teórica.  

          A experiência do estágio e essencial para a formação integral dos alunos. Ao chegar a universidade o aluno se depara com a teoria, pois nem sempre os alunos já possuem algum conhecimento na pratica do curso que escolheu, muitas vezes e dificil relacionar a teoria com a pratica se o estudante não viver os momentos reais, para analisar o cotidiano.

         O estágio vai muito alem de um simples cumprimento de  exigências acadêmicas. Ele é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, além de ser um importante instrumento de integração entre universidade, escola e a comunidade.

              O estágio oferece aos alunos em formação a oportunidade de integrar teoria e pràtica, para selecionar a melhor forma de oferecer os alunos um aprendizado efetivo.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 Caracterização do Campo de Estágio

O arranjo das salas reflete a rotina e história de cada grupo em cada faixa etária, cada turma vai construindo os seus espaços e função das crianças e da professora. É importante garantir espaços adequados e diferenciados para as diversas atividades planejadas.

               Os espaços existentes numa área plana, cujas salas são grandes e bem ventiladas, banheiros, cantina e refeitório adaptado, as atividades são todas planejadas de acordo com a quantidade de aluno possível em cada um dos espaços, priorizando a maioria das atividades nos espaços externos e internos de fácil acesso, o trabalho de campo é uma metodologia constante em nossa proposta.

        O CEMEI Estrela Dalva foi criado em 10 de maio de 2011, sob a Lei de n° 4,320, sendo denominado em 07 de janeiro de 2013 conforme a Lei n° 4581, mencionada abaixo:

                    Lei n° 4320, de 04 de janeiro de 2010 – Cria e denomina Centros Municipais de Educação Infantil que menciona, neste Município.

Com turnos matutino com 03 turmas de 02 anos, 01 turmas de 03 anos, 02 turmas de 04 anos e 02 de 05 anos e vespertino com 02 turmas de 04 anos e 02 turmas de 05 anos, a mesma a tarde sendo a de 02 anos integral.

                Na construção do PPP do CEMEI, durante a consultoria foi elaborada a Proposta Pedagógica da instituição, a partir das experiências relatadas pela equipe de educadoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (159 Kb)   docx (47.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com