TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Parcial Estágio II (pedagogia)

Por:   •  16/4/2023  •  Exam  •  3.739 Palavras (15 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 15

GRUPO SER EDUCACIONAL

UNINASSAU

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II - PEDAGOGIA

VALÉRIA GONÇALVES DE ARAÚJO

RELATÓRIO PARCIAL

RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO II NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

CAMPINA GRANDE /PB 

                                                                          2022

VALÉRIA GONÇALVES DE ARAÚJO

RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO II NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

          Relatório Final apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia da UNINASSAU, como requisito Final para aprovação na disciplina de  Estágio Supervisionado II.        

         CAMPINA GRANDE – PB

            2022

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO..................................................................................................4

2 -ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO........................................4

3 -ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO........................................................................5

4- RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE.............................6

4.1 OBSERVAÇÃO/COPARTICIPAÇÃO 1............................................................7

4.2 OBSERVAÇÃO/COPARTICIPAÇÃO 2............................................................8

4.3 OBSERVAÇÃO/COPARTICIPAÇÃO 3............................................................8

4.4 OBSERVAÇÃO/COPARTICIPAÇÃO 4............................................................8

4.5 OBSERVAÇÃO/COPARTICIPAÇÃO 5............................................................9

4.6 OBSERVAÇÃO/COPARTICIPAÇÃO 6............................................................9

7- CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................10

8 -REFERÊNCIAS................................................................................................11

9- ANEXO .............................................................................................................12

  1. INTRODUÇÃO 

Iniciado este relatório irei apresentar algumas informações sobre a escola onde estou realizando meu Estágio Supervisionado II e abordando pontos principais da mesma, como sua localização, infraestrutura entre outros pontos que podem ser considerados essenciais.

A escola tem como razão social: Escola Municipal de Ensino Fundamental Rivanildo Sandro Arcoverde, está localizada na cidade de Campina Grande-PB, no endereço: Rua Senador Joao Cavalcante Arruda, S/N Presidente Medici. CEP 58417-607 e o e-mail é:

A Escola Municipal Rivanildo Sandro Arcoverde sendo uma instituição de ensino pública e possui cerca de 300 alunos distribuídos no Ensino Fundamental I

Sobre a infraestrutura da escola é composta por: Uma estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional dos seus alunos, oferecendo uma internet banda larga , um  parque infantil, uma biblioteca ampla e arejada, uma quadra poliesportiva descoberta, pátio coberto, sala de AEE ( Atendimento Especial Especializado ) com equipamento padrão, sala dos professores e um espaço aberto para recreação dos alunos. 

Com relação aos equipamentos a escola possui: Aparelhos de TV, copiadora, impressora, aparelhos de som, projetor de multimidia retroprojetor (Data Show) e uma câmeras fotográfica.

Em relação às dependências, a escola possui 05 salas de aulas, 1 sala da secretaria e diretoria, dispensa, almoxarifado, cozinha, banheiros (feminino / masculino) que se encontram localizados dentro do prédio, sendo os banheiros adequados à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida entre outras dependências. Com relação ao quadro total de funcionários da escola, é atualmente composto por cerca de 50 funcionários entre corpo discente e docente.

  1.   ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

A escola possui livro didático para as turmas de todo fundamental I, além de trabalhar com outros subsídios para melhor atender seus alunos e suas necessidades no processo de Ensino/Aprendizagem e orientados pelo Projeto Político Pedagógico – PPP, que foi elaborado segundo o estudo das realidades dos educandos e de acordo com essa fase do ensino. A proposta pedagógica, leva em consideração a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e também a sua clientela com suas potencialidades e necessidades educacionais e vida social que apresentam.

Seu Projeto Político Pedagógico apresenta-se como um instrumento que facilitará a abordagem e a inclusão dos educandos com traços de behaviorismo tentando fazer com que a educação possa transformar a vida dos educandos e também com uma pintada no construtivismo de Paulo Freire mostrando de forma lúdica e significativas as abordagens dos conteúdos é nessa aventura que a Escola com e suas características para que essa experiência  do estudante seja prazerosa e emancipadora. Buscando atendê-los assim como seus pais e/ou responsáveis  possam ser supridas as suas necessidades básicas de educação, afeto e socialização, numa ação complementar à educação familiar e da comunidade. A metodologia de ensino adotada pela escola tem como objetivo levar a criança a construir o seu próprio conhecimento através da exploração da sua realidade de vida, dos objetos, do espaço onde estão inseridas e das relações com o outro. Desta maneira, a criança e os adolescentes ampliam sua capacidade de descoberta e construção de conhecimentos.

As atividades são programadas visando inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela instituição, dentro das limitações/desafios vividas por eles e de forma a envolver a família e a comunidade.

  1. ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO

Identificação do Livros Didáticos:

     

Componente Curricular

Autores

Título da Obra

Ano escolar

Editora

Edição

Língua Portuguesa

Ana Trinconi

Terezinha Bertin

Vera Marchezi

Ápis

1º Ano

Ática

3ª Edição

2017

Através de reuniões e estudos sobre acerca dos livros didáticos que são trabalhados na Escola escolhidos pelos professores junto com os coordenadores pedagógicos e em consonância com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Campina Grande-PB e os seus técnicos pedagógicos que será feita a conclusão acerca da escolha do livro[a]. Esses livros são entregues para os professores numa quantia suficientes para todos os alunos e serem repassados para eles. Onde  cada professor receberá um livro que é o ''manual do professor'' E com esse os professores fazem os planos de aula, para cada bimestre![b]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (142.6 Kb)   docx (701.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com