TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Pedagogia

Por:   •  3/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  6.291 Palavras (26 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE

Giselha Aparecida Rodrigues da Silva

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I  – Gestão Escolar

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Gurupi-To

2014

Giselha Aparecida Rodrigues da Silva

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I  –  Gestão Escolar

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão escolar - 5º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Patrícia Solano de Oliveira

Tutor de sala:Lucinara Coelho de Melo Azevedo

Gurupi-To

2014

sumário

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................04

2 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

2.1 Aspectos Organizativos do Estágio.........................................................05

        

3 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR...................................................................................08

3.1ANÁLISE E DESCRIÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO...........................08

4  PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO

4.1Proposta de Intervenção e Atividades Desenvolvidas............................14

5 APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO......................................................................................................19

6  MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................20

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................21

REFERENCIAS................................................................................................23

ANEXOS...........................................................................................................24

1 INTRODUÇÃO

O Estágio foi relizado na  Escola Municipal Gilberto Rezende Rocha Filho, na cidade de Gurupi, Tocantins , sobre a direção da professora Nílvia Aguiar de Souza, onde acompanhei a rotina de cada um deles, suas funções, apoio aos professores, aos alunos em sala, pais de alunos, nos conteúdos á serem abordados aos educandos seguindo a grade curricular de ensino de forma que auxiliem os alunos em sua aprendizagem dentro do social. A coordenação pedagógica observa, analisa, orienta, busca meios e formas para facilitar o trabalho do professor em sala no desenvolvimento dos alunos, mediando assim alunos, professores, pais de alunos, instituição de ensino. Com o Estágio de Observação e Intervenção pude conhecer, momentos de reflexão sobre a práxis educativa, as ações realizadas pelo Pedagogo no contexto da Gestão, docência e pesquisa em Espaços Educativos ligados a Educação Formal e Não-Formal. A Gestão escolar requer planejamento da instituição, refletindo sempre sobre a dinâmica do trabalho a ser desenvolvido, na tomada de decisões da organização e funcionamento da Instituição num todo, a modo de perceber cada problema no contexto social seja no geral da instituição e individual dos educandos. A instituição observada é muito bem organizada, as tarefas bem divididas, de forma que todos trabalhem no mesmo sentido, trabalho em grupo , onde escola, familia lutam pra seguir na mesma linha de pensamento tendo assim maior rendimento aos principais interessados: os educandos. O Estágio curricular obrigatório em gestão nos leva a refletir sobre nossa formação, em nossas ações futuras, que dependem de nossa formação acadêmica que deve ser pautada por um processo de ação-reflexão entre teoria e prática. Nossa prática educativa tem que ser bem fundamentada em questões relevantes para a formação crítica e construtiva de outros seres humanos. Sendo de suma importância para o futuro pedagogo pois se pode entender na prática o que aprendemos na teoria de associando assim e confirmando o que foi visto.

2 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

2.1 Aspectos Organizativos do Estágio 

A Escola Municipal Gilberto Rezende Rocha Filho tem este nome em homenagem ao filho do Dr. Gilberto Rezende Rocha, médico oftalmologista, pioneiro em nossa cidade que muito contribuiu com o crescimento de Gurupi.

Ela foi criada no dia 21 de fevereiro de 1990, situada na Rua A, esquina com a Perimetral Oeste, Setor Pedroso.

A Escola Municipal Gilberto Rezende Rocha Filho teve como primeira diretora Áurea Pinheiro da Fonseca Veras e atualmente tem como diretora a professora Nílvia Aguiar de Souza, eleita pela comunidade escolar através de eleição, e como secretária geral Neuza Pereira da Cruz.

A escola até o presente momento apresenta um ótimo relacionamento entre professor x aluno; professor x direção e secretaria de educação e escola.

A escola hoje atende um total de 490 alunos nas seguintes modalidades Ensino Fundamental Maior e Menor.

A escola é organizada pelos turnos matutinos e vespertinos,é um  órgão do município,são ofertados as seguintes modalidades de ensino:Ensino fundamental menor do 3º ao 5ºano,e Ensino fundamental maior do 6º ao 9ºano,.No turno matutino funciona do 6º ao 9ºano,com horário das 7:00 as 11:15 quando tem 4 aulas,o dia que tem 5 aulas é até as 12:15.A turma vespertina é do 3º ao 6º funciona das 13:00 as 17:15,no dia que tem 5 aulas sai as 18:15 sendo que é somente o 6º que tem 5 aulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.6 Kb)   pdf (238.8 Kb)   docx (46.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com