TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Estágio Ensino Fundamental

Por:   •  4/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.755 Palavras (8 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Universidade de Uberaba – UNIUBE

CURSO DE PEDAGOGIA

WANESSA ARAUJO BATISTA BONIFÁCIO

1110955

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

TIMÓTEO - MG

2018

WANESSA ARAUJO BATISTA BONIFÁCIO

1110955

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Relatório elaborado como requisito parcial para aprovação na disciplina ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISONADO NOS ANOS INICIAIS E GESTÃO do curso de PEDAGOGIA da Universidade de Uberaba - UNIUBE.

Professora-tutora on-line: FRANCIS SILVA DE ALMEIDA

TIMÓTEO - MG

2018

INTRODUÇÃO

O Estágio Curricular Supervisionado Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do curso de Pedagogia, da Universidade de Uberaba (UNIUBE), com carga horária de 280 horas foi realizado pela aluna Wanessa Araújo Batista Bonifácio do polo de Timóteo, na Escola Estadual Capitão Egídio Lima situada na Rua Manoel Samora, S/N, bairro Bromélias, Timóteo-MG.

Tem como objetivo proporcionar ao aluno os instrumentos de preparação da vivência prático-pedagógica, aproximar o acadêmico de sua área de formação, e auxiliar a compreender os fundamentos do Projeto Político Pedagógico e sua prática no cotidiano escolar.

A escola e sua história

A Escola Estadual Capitão Egídio Lima, foi fundada pelo Sr. Governador José de Magalhães Pinto conforme Decreto Nº 9.600, no dia 28 de janeiro de 1966 na cidade de Timóteo. Iniciou suas atividades em 1 de abril de 1966 em um prédio residencial no bairro Alvorada. Durante alguns anos mudou-se de endereço algumas vezes para melhor adaptar seus alunos.

No dia 6 de fevereiro de 1973, a diretora Stael Lopes Morais recebeu as chaves do prédio da escola à Rua Manoel Samora, S/N, bairro Bromélias, Timóteo-MG, atual endereço.

A denominação da escola foi em homenagem ao “Capitão Egídio Lima”, que foi promotor de Justiça da Comarca de São Domingos do Prata, tornando-se escrivão e tabelião civil da mesma cidade. Construiu a usina hidrelétrica de São Domingos do Prata e prestou relevantes serviços à sua comunidade.

Atualmente, a escola conta em média com 524 alunos e 53 funcionários, funcionando em dois turnos, tendo na direção desde 16 de setembro de 2011 a diretora Maria Luiza Flor Pereira.

A Escola Estadual Capitão Egídio Lima atende aos alunos de Ensino Fundamental (Anos Iniciais 1º ao 5º ano) e disponibiliza da Educação em Tempo Integral para assistir as crianças da comunidade em situação de vulnerabilidade por período integral. Localizada em um bairro tranquilo e familiar, fica a pouco mais de 1 km do centro da cidade. A mesma dispõe de recursos básicos necessários para o funcionamento, com um prédio amplo e arejado, que atende perfeitamente a clientela. Porém a demanda para a Educação de Tempo Integral carece de mais espaço para atividades coletivas.

Tem como objetivo proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades, para sua auto-realização, preparação para o exercício consciente da cidadania e prosseguimento de estudos.

Os fundamentos e a Prática do Projeto Político-Pedagógico

A proposta pedagógica da Escola Estadual Capitão Egídio Lima atende aos princípios da flexibilidade, autonomia e liberdade da escola, construído coletivamente com a participação da comunidade escolar e equipe diretiva e aprovado pelo Colegiado Escolar.

Os princípios fundamentais da proposta pedagógica permitem trabalhar valores culturais, morais e físicos; integrar elementos da vida social aos conteúdos trabalhados; compreender o aluno como um cidadão que deve ser um agente transformador da sociedade, além de crítico, responsável e participante ser capaz de empoderar de seus direitos enquanto seres em formação constante e plena.

O Projeto Político Pedagógico é uma metodologia de trabalho que possibilita resinificar a ação de todos os agentes da instituição, e busca um maior envolvimento na ação educativa, considerada responsabilidade de todos os membros da comunidade escolar e civil.

Numa busca permanente de aprimorar o trabalho pedagógico que leva a criar condições fundamentais a autodeterminação dos educandos, a escola implementou a Educação em Tempo Integral, baseado na Lei Nº19.481 de 12/01/2011, que surgiu na necessidade de assistir as crianças por período integral, visando ampliar as oportunidades educativas dos alunos. Criou também o Projeto Sim a Diversidade que propõe oferecer a desmistificação da cor e origem, o reconhecimento da Ancestralidade Brasileira, à pluralidade cultural com o propósito das barreiras sociais.

Dentro de todo contexto, visa a concepção de que o mundo é o lugar onde ocorrem as interações homem-homem e homem-meio social caracterizada pelas diversas culturas e pelo conhecimento. Admitindo que um Projeto Político Pedagógico tenha consciência e clareza de que está pautado em determinada Concepção de Educação e Ensino, e a partir do conhecimento da realidade humana é que a Escola Estadual Capitão Egídio Lima entende o problema dos valores, determinando seus objetivos e definindo prioridades.

Identificação do espaço de atuação e aplicabilidade do trabalho do gestor

O gestor da escola atua como um agente de transformação e desenvolvimento à frente de uma unidade de ensino, que refleti sobre sua postura e assumir a responsabilidade efetiva da gestão da escola e do sistema. O gestor atua como um líder que incentiva a autoconstrução, o compromisso, responsabilidade e qualidade de forma criativa no processo educacional.

Cabe a ele a função de coordenar as relações entre todos os profissionais, alunos e a comunidade escolar, visando uma educação que possibilite uma integração democrática e participativa entre todos.

Na busca por implantar na escola uma gestão participativa, ele deve desenvolver estratégias de mobilização para um gerenciamento escolar mais democrático, ter a visão de conjunto, articular e integrar os vários setores (setor administrativo, setor pedagógico, secretaria, serviços gerais, relacionamento com a comunidade etc.). Representar a escola junto aos demais órgãos ou agências sociais do Município e coordenar a elaboração, implantação do Plano de Desenvolvimento da Escola e Proposta Pedagógica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (106.1 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com