TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio estagio ensino fundamental

Por:   •  30/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.072 Palavras (9 Páginas)  •  1.303 Visualizações

Página 1 de 9

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISONADO

Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes

(Resolução/CNE nº 02 de 1997)

NOME DO ALUNO: MARCIA APARECIDA LUCIO MORIKAWA

Professor Responsável: Theresa Jorge

São Paulo

2014


Distribuição da carga horária: CURSO R2- LICENCIATURA PARA BACHARÉIS

100 horas a serem cumpridas em classes de Ensino Fundamental II – 6° ao 9° ano;

100 horas a serem cumpridas em classes de Ensino Médio;

100 horas a serem cumpridas em classes de EJA ou Ensino Médio Profissionalizante.

  1. OBJETIVOS DO ESTÁGIO

        Vincular a teoria e a prática visando contemplar as diferentes dimensões do trabalho educacional em situações de educação formal e não formal.

        Propiciar vivencias para aquisição de habilidades na operacionalização de saberes teóricos, metodológicos, na elaboração, organização e avaliação de projetos.

        Permitir o desenvolvimento de habilidades, visando uma melhor qualificação.

  1. Objetivos Específicos:

 Desenvolver atividades, promovendo ações e interações com a comunidade (alunos, professores e gestores da escola), dando prioridade ao trabalho de acompanhamento, participação, monitoria, assessoria e iniciação à docência.

 Integrar conhecimentos teóricos a experiências práticas de elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, bem como de análise e elaboração de materiais didáticos para o ensino de matemática em nível do Ensino Médio.

  1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 

A escola E.E. Jose Fernando Abbud funciona das 7:00 as 23:00 horas de segunda a sexta-feira. Está situada na avenida Afonso Monteiro da Cruz, 261 – Jardim dos Eucaliptos – Diadema – SP. Diretoria de Ensino de Diadema – Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Conta com funcionários concursados, contratados e duas empresas terceirizadas para limpeza e merenda. 

2.1 LOCALIZAÇÃO, AMBIENTE, ESTRUTURA FÍSICA.

Está localizada na região periférica de Diadema. Possui aproximadamente             885 alunos, abrangendo o ciclo II – Fundamental e Ensino Médio.

A escola possui 08 salas de aula por período de funcionamento, totalizando 24 salas, sendo 14 salas do Ensino Fundamental e 10 salas do Ensino médio.

Possui sala de vídeo, sala de professores, sala de coordenação, secretaria, sala de direção, almoxarifado, sala de materiais para educação física, cozinha, pátio, quadra esportiva coberta, sala acessa São Paulo (com estagiário da FUNDAP), dispensa para armazenamento de merenda escolar, banheiros masculino e feminino para alunos e banheiros masculino e feminino para docentes e funcionários.

O ambiente escolar é agradável, pois a escola é pequena, limpa na medida do possível e organizada. Dispõe de Professor Coordenador Pedagógico para o Ensino Fundamenta e Médio.   

2.2 CULTURA E PRÁTICA COTIDIANA

 A escola tem como missão transformar os alunos em cidadãos críticos e atuantes na sociedade em que vivem, podendo contribuir para uma vida ativa e de qualidade, sabendo sempre qual é o seu papel e a atuação para a construção de um pais justo e digno para todos.

O objetivo é proporcionar sempre oportunidades para aprender e se relacionar melhor com o mundo, sabendo ter sempre em mente os valores básicos que o ser humano precisa ter consigo (ética, solidariedade, cooperativismo, lealdade, honestidade e etc.)  

2.3  RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

 A escola como qualquer outra instituição deve sempre incentivar o cooperativismo, pois desse sempre incentivar o trabalho em equipe e a consciência do grupo na transformação da sociedade.

  1.   FILOSOFIA DE TRABALHO  

Buscar constantemente o aprimoramento cultural e melhores condições de integração, autoconhecimento, qualidade, equilíbrio, solidariedade, consciência crítico social do indivíduo, preparando-o para a construção de uma comunidade mais justa, democrática e transformadora.

2.5 ESTRUTURA HIERÁRQUICA DA ESCOLA

A escola pública segue uma estrutura hierárquica provinda da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo.

Dentro da unidade escolar a autoridade máxima é o Diretor de Escola que é nomeado como gestor, juntamente com ele a figura do vice-diretor, os professores coordenadores e o GOE (Gerente de Organização Escolar – antigo secretario de escola), são considerados a Equipe Gestora da Escola.

Segundo a nova Política Educacional, trabalham em conjunto visando sempre uma política pedagógica democrática e participativa. Como Superior Imediato da Diretoria de Ensino contam com a figura do Supervisor de Ensino que colabora com as tomadas de decisão, praticas docentes e pedagógicas dentro da escola e em todos os direcionamentos provindos da Secretaria Estadual de Educação, norteando e dando suporte as ações necessárias para o bom andamento da escola.

Na Diretoria de Ensino a Dirigente Regional tem como preocupação a organização e o funcionamento de todas as escolas pertencentes a região de Diadema que hoje conta com 57 escolas estaduais.  

  1. DESCRIÇÃO DA ÁREA DE ATUAÇÃO DO ESTAGIÁRIO

Assistir e auxiliar a professora de matemática em sala de aula, colaborar na elaboração de exemplos, exercícios, atividades educacionais e auxiliar o professor na confecção de provas e correção de trabalhos.  

  1. RECURSOS HUMANOS  

Diretor-geral: profissional formado em Pedagogia na área de Supervisão  Escolar, responsável por gerenciar todas as áreas da unidade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (219.1 Kb)   docx (752 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com