TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Psicologia

Por:   •  11/8/2016  •  Dissertação  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

A criança que rabisca: dos 2 aos 4 anos de idade.

A manifestação corporal é o primeiro meio que a criança utiliza para se manifestar. Parti desse processo de movimentos os pais começam a observar quando a criança chora ou mesmo se mexem no berço, esses movimentos que elas fazem são as primeiras fontes de comunicação segundo a psicologia. Quando a criança chega aos 2 anos de idade ela começa a fazer rabiscos  no papel com o auxilio de um lápis , a criança satisfaz seu ego se senti feliz. Nesta fase este exercício o é importante para o desenvolvimento os pais nunca deve priva-la a criança neste primeiro contato com o papel e lápis e as seus rabiscos. Quando e privamo-la deste momento e impedimos exigimos dela (o) algo que a criança é capaz de executar aquilo que não corresponde a sua idade vejamos um exemplos: Maria senti que consegue controlar seus movimentos, porque pode repeti-los procura agir da mesma forma em outras situações, como, por exemplo ,a comer ;descobre que pode guiar a colher .É completamente um absurdo obrigar a uma criança a comer “asseadamente” num momento em que a coordenação  e controle dos movimentos  constituem coisas inteiramente incompreensíveis   para ela. No entanto é comum mãe que o repreendam ou ate batam neles. Uma criança que não tem controle dos seus movimentos não pode ser culpada por isso ela aprenderá depressa sem inibições.

O rabisco para a criança significa alegria, desafogo, felicidade contribui para a coordenação dos movimentos. Para que acha compreensão dos verdadeiros significados dos rabiscos infantis, devemos nos esforçar, o mais possível, para nos colocarmos no lugar da criança. Quanto menor a criança menor são os seus meios de expressão e desabafos. As garatujas infantis se diferem uma das outras, pois tomamos como exemplo duas crianças e distribuímos duas folhas um desenha só o em uma parte da folha pode haver duas possibilidades para se explicar: Joãozinho esta acostumado com este movimento pequeno ou vê apenas uma parte que o interessa não percebe a folha como um todo na verdade ele não se habilita de uma nova situação, devemos estimular a criança e deixar sua mente livre.

A criança que usa uma folha toda para rabiscar ela possui senso de organização, quando a criança começa a fazer representações do meio em que convive exemplo: (brincar) deve se estimular, pois é através dessas imaginações que a criança começa a fazer representações simbólicas  daquilo que ela ver como concreto e desenvolve em seus rabiscos, bolinhas, braços,perninhas e etc.

Conclui-se que a criança através de movimentos corpóreos com o contato com o papel e lápis desenvolva seus rabiscos e garatujas e através disso ela começa e expressar sentimentos é preciso que os pais estimulem com apoio e de materiais como: papel, lápis, tinta, para que a criança possa desenvolver as ações motora e psicológica e nunca deve lhe privar de algo que é prazeroso e que é de grande importância para o seu desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (47.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com