TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Do Estágio Supervisionado Em Educação Básica

Por:   •  28/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.649 Palavras (11 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ[pic 1]

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO BÁSICA

NOME DO ALUNO: -

MATRÍCULA: -

PROFESSOR:

Florianópolis

2021


  1. INTRODUÇÃO

O relatório de estágio foi no Colégio Universo que é localizado na Rua Prof. Nilson José de Jesus, 91, bairro Ingleses e é uma escola privada.

A pesquisa tem como área de concentração metodologias de ensino como tema: O lúdico e a importância das atividades lúdicas nas práticas educativas.

Este trabalho tem o intuito de mostrar a importância das atividades lúdicas nas práticas educativas em sala de aula e na escola. Observa-se que há importância e eficiência do lúdico se for bem trabalhado.  Com o processo lúdico nas escolas é possível ter um método mais eficaz de aprendizagem, pois brincando a criança tem vontade de aprender despertando a inteligência, criatividade e o senso crítico próprio.

Portanto, as práticas educativas com o lúdico podem trazer aos alunos e ao pedagogo novas experiências tornando o ensino e a aprendizagem mais prazerosa.

Foram 154hrs sendo feito entre 12:30 até 18:30. O estágio foi na turma do INFANTIL V, acompanhado pela professora regente Daiana Ruschel e sendo supervisionado pela coordenadora Débora Rabelo. Foi acompanhado as aulas extras desta forma trazendo ricas experiências e momentos únicos de muito aprendizado.


  1. OBJETIVO DO ESTÁGIO
  • Refletir sobre a importância das atividades lúdicas nos anos iniciais e sua contribuição na aprendizagem;

  • Pesquisar quais atividades lúdicas pode ser trabalhada nos anos iniciais;
  • Investigar no estágio de campo como acontece as atividades lúdicas trabalhadas na prática pedagógica.

  • Aprimorar os fazeres pedagógico;
  • Refletir como as brincadeiras podem ajudar o professor em sala de aula a estimular a imaginação de seus alunos desta forma trabalhando diariamente este tema;
  • Criar atividades que irá auxiliar na prática pedagógica, conforme as diretrizes.

  1. DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
  1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

  A instituição em que foi realizado o Estágio de educação fundamental foi no Colégio Universo Localizado na rua Prof. Nilson José de Jesus, 91, bairro Ingleses. Andrea Hellena e Magda Marilba criaram a instituição em outubro de 1999. O propósito delas era abrir uma instituição de ensino que satisfizesse a demanda de moradores do bairro Ingleses, onde muitas crianças das faixas de 3 a 14 anos ficavam sem escola e tinham que recorrer ao centro da cidade, com isso elas criaram a escola de Educação infantil e Ensino Fundamental de primeira a oitava série. Atualmente a Escola atende crianças a partir de um 1 ano e meio até 17 anos oferecendo Ensino de Educação Infantil, Fundamental I e Fundamental II e Ensino Médio.

O Colégio Universo tem uma estrutura ampla e possibilita o aluno a diversas áreas como: laboratório de informática, laboratório de ciências, biblioteca, auditório, quadra de esportes com cobertura, duas áreas coberta para lanches, cantina, banheiros estruturados e adaptados, treze salas, todas com ar condicionado, TV e data show. Os prédios assim como as salas estão em ótimo estado de conservação, recebem pintura anual e limpeza diária.

No térreo fica situado a cantina, o laboratório, banheiros, secretaria, sala dos professores copa e salas de educação infantil. No primeiro andar ficam as salas do fundamental I e II, a sala da coordenação pedagógica, banheiros e direção financeira. No segundo andar, situa-se biblioteca, laboratório de informática, salas do ensino médio e auditório com capacidade para 100 pessoas.

Por toda área da escola pode-se perceber a preocupação em atender a visão no projeto político pedagógica em proporcionar ensino diferenciado, em um ambiente acolhedor e alegre. A escola possui em seu quadro de funcionários 67 pessoas. Os profissionais são todos com licenciatura na sua área e coordenadoras pedagógicas são formadas em pedagogia e possuem especialização em psicopedagogia e a direção é feita pela coordenadora pedagógica.

O Colégio Universo desenvolve seu trabalho, através de projetos elaborados com o perfil de cada grupo e com objetivos que visam o desenvolvimento e vivência dos valores como: respeito, criatividade, dignidade, ética, transparência, autonomia entre outros.

A instituição tem como missão ser referência na Formação educacional, a fim de torná-los cidadãos críticos, autônomos e criativos, contribuindo para uma sociedade inclusiva e sustentável. Desta forma é proposto um ensino onde os alunos têm oportunidade de questionar, experimentar, analisar e construir seu próprio conhecimento. A proposta pedagógica apresenta clareza em seus conceitos fundamentada em princípios de Vygotsky.

  1. CARACTERIZAÇÃO DA TURMA

O total de estágio supervisionado foi de 154hrs totalizando um total de 26 dias e foi feito na turma do INFANTIL V, observou-se como a professora lida com os alunos e como eles se lidam entre si, um ajuda o outro. A professora regente da sala é formada em Pedagogia a 8(um) anos mais atua na área da educação aproximadamente 12 (nove) anos.

A escola retornou aos seus trabalhos em fevereiro com o método de ensino online e presencial. Os números de alunos foram reduzidos por sala e alguns pais optaram por aulas online por medo de risco a saúde da criança e do adolescente. Também foi aplicado um modelo de Plano de Contingência que foi elaborado e aprovado no âmbito do Comitê Técnico Científico da Defesa Civil de Santa Catarina e do Comitê Estratégico de Retorno as Aulas e vem acompanhado do Caderno de Apoio ao Plancon-Covid-19.

Na sala de aula tem respeito aos professores, pois as crianças desde cedo sabe o quanto é importante o professor, e o professor também respeita seus alunos e tem que conhecer cada um deles, pois dessa forma que o professor irá conhecer suas necessidades. As crianças ficaram bem tranquilas com a minha presença em sala, pelo fato de já trabalhar na escola Houve o acompanhamento de outras aulas também, como artes, educação física, capoeira, inglês, meio ambiente, hora do conto, música e pude ver que todos os professores são tratados com igualdade, eles têm carinho, respeito e acima de tudo consideração pelo profissional que ali está ensinando eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (203.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com