TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estagio Supervisionado

Por:   •  25/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 5

1 introdução

A rica experiência proporcionada pelo estágio supervisionado resulta nesse relatório desenvolvido sobre a modalidade Educação de Jovens e Adultos a EJA, ao mesmo tempo que desenvolvemos nossas competências nos aperfeiçoamos como cidadão. A oportunidade de estagiar traz para o discente durante o seu curso uma experiência impar. Relatar as atividades desenvolvidas durante o período de 100 horas no Estágio Supervisionado na modalidade EJA Ensino Médio e Normal tanto no acompanhamento direto com participação nas práticas pedagógicas.

Estágio realizado entre os dias 29 de maio de 2017 ao dia 04 de julho de 2017 na EE João Alvares de Siqueira Bueno, Rua Cabo Antônio Pereira da Silva, 446 – Jardim Tranquilidade – Guarulhos-SP

O estágio traz conhecimento vivenciado, aproximando a teoria da prática, levando a reflexão sobre o aprendizado adquirido durante a licenciatura de Pedagogia.

Estagiar nessa modalidade – Educação para Jovens e Adultos – EJA, foi enriquecedora trouxe a realidade de uma preparação diferenciada de aula, devido a ampla diversidade de faixa etária.

Quanto a dedicação dos alunos em aprender é um fator a ser registrado, notou-se a diferença entre grupos, entretanto não diminui motivação do professor de preparar uma aula atrativa que leve o aluno em busca de conhecimento. A importância da EJA na vida dessas pessoas nos traz a vontade de fazer um trabalho diferenciado que possa nos realizar como profissionais e ser parte importante na realização da transformação do aluno.

O presente relatório discorre sobre as observações em sala de aula, a proposta pedagógica da escola e as experiências vivenciadas no decorrer do estágio supervisionado.

 

2. CARACTERIZAÇÃO DO CONTEXTO ESTAGIADO

2.1 4

 

2.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

O estágio supervisionado na EJA foi realizado na EE João Alvares de Siqueira Bueno, fundada em 30 de março de 1960 e sua ampliação inaugurada em 15 de novembro de 1969, localizada á Rua Cabo Antônio Pereira da Silva, 446 - Jardim Tranquilidade, Guarulhos – SP CEP: 07051-011 telefone para contato 11-2414-0769  e-mail: e006221a@educacao.sp.gov.br

Funcionando nos turnos matutino, vespertino e noturno, contando aproximadamente com 980 alunos distribuídos nas modalidades de Ensino Fundamental Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos. O estágio foi realizado no período de 29 de maio a 04 de julho de 2017

2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO

Em contato com a direção da escola foi passado o Projeto Político Pedagógico como segue, Objetivos da Escola:

A LDB 9394/96 reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal. Estabelece os princípios da educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

O objetivo maior da E.E. João Alvares de Siqueira Bueno é possibilitar que todos os alunos tornem-se leitores e escritores competentes de acordo com a construção de uma escola inclusiva.

É fato que, atualmente, algumas famílias que compõem a comunidade escolar da rede pública não tiveram acesso à cultura e a escrita. Havendo ainda outras famílias que são estrangeiras vindas da Bolívia e outras localidades, com muita dificuldade para se comunicar em nosso idioma. Isso não apenas torna mais complexa a tarefa da escola de ensinar ler e escrever, como também faz dela um dos poucos espaços sociais em que se pode intervir na busca da equidade para promover igualdade de direitos de cidadania.

Levar o aluno a uma educação escolar inspirada na liberdade e solidariedade humana, objetivando o seu desenvolvimento e qualificação preparando o cidadão.

Os objetivos do ensino devem convergir para os fins mais amplos da Educação Nacional, expressos na Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996. Além dos previstos na lei mencionada, são objetivos desta Escola:
Baseada na L.D.B., nossa proposta pedagógica exalta a interrelação do educador com o grupo de alunos e com cada um em particular, isso se dá o tempo todo, seja na sala, no pátio, nas atividades extracurriculares. É em função dessa proximidade efetiva que se dá a interação com os objetos e a construção de um conhecimento envolvente.
Nosso projeto pedagógico valoriza o processo de construção do conhecimento; propicia ao educando a possibilidade de inserir-se socialmente, com a plena realização das diversas dimensões de sua personalidade.

Para uma aprendizagem satisfatória acreditamos no bom relacionamento de todos os envolvidos. Os professores devem estar preparados para as diversas situações problemas para tornar o conhecimento algo sempre prazeroso na vida do aluno, principalmente dos alunos da modalidade EJA que já vem com muita  bagagem da qual devemos sempre levar em consideração.

O projeto político pedagógico da escola é desenvolvido pensando em toda a comunidade, buscando a participação de todos efetivamente na vida da escola, essa compreensão traz para esta unidade escolar um perfil democrático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com