TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estagio na educação Infantil

Por:   •  30/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.159 Palavras (13 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

2        CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        6

3        DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        7

CONSIDERAÇÕES FINAIS        Erro! Indicador não definido.



INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado é um momento de extrema importância na formação de todo profissional, pois possibilita ao aluno-professor uma aproximação com seu futuro campo de trabalho.

Este estágio teve como objetivo mostrar que a prática docente deve ser prazerosa, dinâmica e eficiente e a importância de unir e lidar com a prática e a teoria tendo como aprendizagem a vida social e cultural do aluno, ao usar o brincar como instrumento de aprendizagem e formação de identidade da criança para o desenvolvimento propiciando aos mesmos uma aprendizagem significativa despertando o interesse a criatividade e o prazer nas realizações das atividades.

Ao participar da realidade do mundo educativo nós nos aprofundamos no conhecimento e nas habilidades da área pedagógica trazendo benefícios para a aprendizagem e melhoria para o ensino, e para nós estagiárias ao identificar estratégias para solucionar problemas que muitas vezes não imaginaríamos encontrar, fazendo alcançar o desenvolvimento do raciocínio crítico no ambiente escolar.

Este relatório é composto da descrição das observações e das experiências vivenciadas no período de regência em sala de aula que se baseou nos quatro pilares da educação e também na tendência construtivista do processo de ensino-aprendizagem.

Durante o estágio foram feitas observações não só do processo em sala de aula como também do ambiente escolar como um todo.

O estágio supervisionado é um treinamento profissional trazendo a vivencia do que foi aprendido na faculdade e colocando em prática as ferramentas que podem mudar o mundo, fazendo de nós estagiários um profissional competente para exercer o papel de professor crítico na formação de cidadãos criativos, conscientes, críticos e capazes de desempenhar o seu papel na sociedade de forma pró – ativa. Segundo Silva, 2007, p. 35 “A primeira concepção que deve nortear o papel do professor é: ‘aprender e ensinar’ e ‘ensinar e aprender’. Ambas constituem um processo dinâmico, onde um não existe sem o outro. Ensinar pressupõe um aprendizado”.


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A EMEI Rubens Duarte visa proporcionar maior conforto e segurança, oferecendo um ensino de qualidade e uma experiência sócio educativa em um ambiente adequado às necessidades das crianças.

Estágio na Educação Infantil com carga horária de 100 horas (cem horas) distribuídas da seguinte forma:

- 52 horas totais realizadas na Instituição de Educação Infantil;

- 48 horas totais dedicada ao estudo teórico e ao planejamento educativo de intervenção;

Este relatório de estágio nos permite ter uma visão mais ampla sobre o que de fato é a Educação Infantil.

O presente relatório foi feito no período de 09 (nove) a 31 (trinta e um) de agosto de 2017 nos turnos matutino e vespertino com três horas cada período.

O estágio contribuiu para uma prática com mais conhecimentos diante de uma realidade. É fundamental sabermos como as crianças se desenvolvem, mas também é importante que estejamos capacitados.

Costa (2002) explica que educar é ir além da transmissão de informações ou de colocar ou de colocar à disposição do educando apenas um caminho, limitado a escolha ao seu próprio conhecimento. A educação é um processo historicamente construído, e o educador possui um papel nesse processo, devendo estimular o educando a buscar sua identidade e a atuar de forma crítica e reflexiva na sociedade.

 


  1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A EMEI Prof. Rubens Duarte, está situada no Município, de Taubaté, funciona nos períodos, matutino e vespertino com entrada às 7:00h e saída às 11:30h   tendo o próximo horário de entrada as 12:30h para os parciais e saída às 16:30h com total de 146 alunos, sendo 77 alunos no período integral e 69 alunos no período parcial.

Realizei o estágio no período da manhã e tarde, sendo a mesma professora nos dois períodos, na sala do jardim que atualmente conta com 29 alunos, sendo (23) vinte e três integral e (6) seis parcial; na faixa – etária de (5) cinco a (6) seis anos.

Está instituição é mantida pela Prefeitura Municipal de Taubaté.

Apresenta boas condições de funcionamento, as salas são amplas, arejadas, o mobiliário e os cantinhos adequados a faixa etária dos alunos.

O corpo docente da EMEI é composto por (7) sete professores, (2) duas professoras especialistas, (1) uma coordenadora pedagógica e administrativa, (1) uma diretora.

A instituição ainda conta com (4) quatro auxiliares de desenvolvimento infantil, (2) duas estagiárias, (3) três merendeiras, (3) três auxiliares de limpeza.

Possui na sua estrutura física, (5) cinco salas de aula; sendo (1) uma com solário e banheiro em anexo, (1) uma diretoria que funciona como secretária, (1) uma cozinha, (1) uma sala dos professores, (2) dois dormitórios, com banheiro em anexo, (3) três banheiros infantil feminino, (3) três banheiros infantil masculino, (2) dois banheiros para funcionários, (1) uma sala de TV e vídeo, (1) um almoxarifado; (1) um pátio externo com parquinho, (1) pátio interno.

A maioria dos alunos é humilde e muitos dependem do material didático e da merenda escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (244.6 Kb)   docx (67.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com