TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Gestão

Por:   •  12/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.863 Palavras (16 Páginas)  •  941 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1] [pic 2]

DANIELA RICHTER

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO

[pic 3]

[pic 4]

DANIELA RICHTER

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III: GESTÃO

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – GESTÃO

                                                                    Orientador: Natalia Gomes dos Santos 

                                                                             

 

Tutor Eletrônico: Suelen Bueno Carneiro Toledo 

Tutor de Sala: greici

Tres passos

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

ANALISE DO PROJETO POLITICO PEDAGOGICO.................................................7

ENTREVISTA COM O PEDAGOGO...........................................................................9

PLANO DE AÇÃO DO PEDAGOGO.........................................................................12

CONSIDERAÇOES FINAIS.......................................................................................14

REFERÊNCIAS.........................................................................................................16

INTRODUÇÃO

                 O estagio de gestão, foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tenente Portela, localizada na cidade de Tenente Portela, Bairro são Francisco rua Ernesto Sarturi nº 335.

                 No presente estao relatados os dias de observação, contendo informaçoes sobre a convivencia com a esquipe diretiva da escola e principalmente com a coordenadora pedagogica da escola, que estava elaborando o novo projeto político pedagógico da escola, mas, mesmo assim permitiu a realização do estágio.

                 A escola era um local acolhedor, de professores muito interessados e participativos, que buscavam sempre o melhor para suas turmas, sempre utilizando de variados recursos para a melhor aprendizagem dos alunos, contudo ainda existem dificuldades a serem sanadas na instituição, como a possibilidade de mais horas de trabalho para uma psicopedagoga na escola.

                A construção de um projeto político pedagógico, é algo que exige muito de todos os envolvidos, seja da coordenação/direção escolar, professores, funcionários, conselho de pais e mestres, entre outros, pois para um bom ano letivo a escola deve estar de acordo com a comunidade e realidade dos alunos que ali vivem, e como sendo um bairro de baixa renda a escola deve se adequar as necessidades do local.

Gestão escolar é um assunto de grande importância para que tenhamos uma escola que atenda as exigências da sociedade cada vez mais evoluída em termos de conhecimento.

Ainda que o conhecimento tenha se tornado uma necessidade vital, nem todos os cidadãos tem acesso a informaçoes atualizadas. É necessário se construir uma relação com o contexto a partir do conhecimento que o indivíduo já possui sobre o mundo.

Diante disso necessitamos cada vez mais de uma gestão democrática com profissionais verdadeiramente comprometidos com a aprendizagem significativa, do educando quem saibam transformar as informaçoes em saberes necessários na vida do aluno.

O bom resultado de uma escola só é realmente garantido quando há participação e envolvimento de todos na escola, seja da equipe diretiva, professores, funcionários, estudantes, etc. Pois a escola deve der um agente transformados na realidade a qual está inserida, sendo uma fonte de conhecimento e informação para todos que nela buscam uma melhoria da qualidade de vida.

O bom andamento das atividades escolares depende de manter as pessoas trabalhando satisfeitas e motivadas para que possam render o máximo.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A escola escolhida para realização do estagio é a escola municipal de ensino fundamental tenente Portela, localizada na rua ernerto sarturi no bairro são francisco, onde é considerado um bairro carente na cidade.

A instituição oferece turno integral aos alunos do 1º ao 5º ano, sendo na parte da manha aula normal e na parte da tarde, oficinas de jogos, artes, recreação e reforço escolar.

O corpo docente é composto por 5 professores, uma coordenadora pedagogica, uma diretora, duas merendeiras, uma serviços gerais e um monitor de oficinas.

A escola conta com amplo refeitorio, quadra esportiva, area de recreação, e biblioteca.

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

Observação dia 23/08/2019 das 7:30 ás 11:30.

Visita a escola para apresentação do estagiário

Neste dia iniciei meu estagio de gestão para conhecer a escola onde conversei com a diretora e coordenadora pedagogica sobre o trabalho desenvolvido na mesma e a possibilidade de iniciar meu estagio nesta escola, onde fui muito bem acolhida pelas mesmas, que me integraram com muito carinho na equipe.

 

 

Observação dia 26/08/2019 das 7:30 as 11:30.

Neste dia observei a atuação da coordenadora pedagogica e diretora da escola, pude constatar que há um trabalho muito árduo na questão legislativa, pois a coordenadora passou praticamente a manha toda estudando a nova base nacional para poder reformatar o novo PPP da escola de acordo com as novas tendências educativas estabelecidas pelo governo.

A diretora estava resolvendo questões externas da escola, como listas de merenda e questões com os alunos.

Observação 27/08/2019 das 7:30 ás 11:30

Nesta observação a coordenadora pedagogica seguiu com os estudos da nova base e do referencial curricular gaúcho, pois todas as novas normas devem estar de acordo com este novo documento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (244.1 Kb)   docx (86.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com