TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio de Gestão

Por:   •  10/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  3.114 Palavras (13 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]alu[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        REGIMENTO ESCOLAR        9

3        ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA        11

4        PLANO DE AÇÃO        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS        18

INTRODUÇÃO

As páginas a seguir comportam as atividades propostas no Plano de Trabalho reformulado devido à atual situação de emergência de saúde pública. O objetivo dos estágios propostos é aproximar o acadêmico da realidade em que ele irá atuar assim que se formar. Nesse semestre, como as atividades presenciais foram paralisadas em virtude do novo Coronavírus, a abordagem do presente trabalho será baseado na literatura, e constará observações acerca do curso de Pedagogia, dos Regimes escolares, da Gestão Administrativa nas escolas, da atuação do diretor e sua relação com os demais componentes da comunidade escolar. Assim, é esperado que após a finalização deste, o aluno e o leitor consigam compreender melhor a organização e estrutura da escolar.

Ademais, haverá a apresentação de um Plano de Ação, que foi elaborado com base nas orientações do estágio supervisionado, quais sejam: Descrever a situação-problema baseada em uma escola fictícia, criar uma proposta de solução, objetivos do plano de ação, cunhar uma abordagem teórico-metodológica, recursos e as devidas considerações finais. Por fim, é válido ressaltar que mesmo com as limitações impostas pela pandemia, a realização do estágio trouxe grandes benefícios para a formação acadêmica do estudante, tendo em vista que houve a aproximação do aluno com a sua realidade profissional almejada.

 


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O objeto de trabalho da Pedagogia é o processo de estudo e aprendizagem, tendo como fim a difusão do conhecimento científico na sociedade. A etimologia da palavra tem origens grega e romana. Essa ciência passou por transformações ao longo dos anos e especializou-se no processo de educação em diferentes contextos. No Brasil, a prática pedagógica teve início com os clérigos jesuítas que vieram no contexto de descoberta da colônia portuguesa com a finalidade de converter os nativos. Como consequência desse pioneirismo, a educação nos primeiros anos do Brasil era tida como responsabilidade da Igreja, o que resultou em uma educação restrita e de cunho religioso. Insatisfeitos com o rumo que a educação estava tomando, o Estado, após a reforma pombalina, assumiu a função de promover o ensino e a aprendizagem das pessoas.

No era da quarta Revolução Industrial que se traduz no aumento da competitividade para postos empregatícios, o indivíduo que não sabe ler e escrever situa-se socialmente em situação de desvantagem, pois essas duas habilidades guiam a convivência social e são necessárias para fins de promoções no mercado de trabalho, por exemplo. Percebe-se, deste modo, que a pessoa que não lê nem escreve bem priva-se de exercer plenamente sua cidadania por não conseguir expressar-se e exercer plenamente seus direitos e deveres. É nesse contexto que se justifica a importância da Pedagogia, ciência que possui como objetivo de estudo a educação e propicia a capacitação dos indivíduos para as demandas da atualidade a partir do acesso ao conhecimento. Assim sendo, Libâneo (2006) ressalta que o ato de educar é o princípio básico para o desenvolvimento das atividades humanas.                O Parecer do Conselho Nacional de Educação de 2006 garante que, quando graduado em pedagogia, o indivíduo poderá atuar tanto dentro da escola, como na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, quanto fora dela, servindo de apoio educacional em ambientes diversos como em Hospitais (1), Empresas (2), Mídias (3), Sindicatos (4), Turismo (5) e Museus (6). Essa gama de possibilidades de atuação do pedagogo é benéfica para a sociedade, pois, de acordo com Libâneo (2010), os espaços fora da escola também devem ser educativos. No que tange à atuação escolar o pedagogo atua na gestão da escola, na organização dos e da análise dos meios utilizados para avaliar os alunos, sempre com o intento de desenvolver o social e o cognitivo dos educando e amenizar as dificuldades. Já em Hospitais (1) os pedagogos atuam em favor da recuperação da criança, e do desenvolvimento de suas habilidades, bem como ajudam na sua adaptação ao ambiente hospitalar. Assim, precisam ter conhecimento prévio das patologias que elas detém. Nas Empresas (2), estes atuam no planejamento, desenvolvimento e administração de projetos e funcionários, garantindo a ordem e a harmonia no ambiente de trabalho, bem como incentiva os funcionários a serem mais produtivos e superarem os obstáculos.

Ainda visando contribuir na construção de conhecimento, os pedagogos trabalham nos Meios de Comunicação (3) elaborando estratégias que viabilizam o aprendizado através dos meios de comunicação como TV, Jornais e Rádio. Nos Sindicados (5), eles precisam qualificar e requalificar as capacidades necessárias aos profissionais no mercado de trabalho. A contribuição da pedagogia ao turismo (6), por sua vez, também é relevante, vez que contribuem para o aprendizado de diferentes culturas e ambientam a construção de uma consciência ecológica. Enfim, os pedagogos possuem atuação fundamental na construção da memória cultural e compreensão história dos visitantes de Museus (7).

Por fim, é possível asseverar que embora a Pedagogia possa atuar em diversas áreas da sociedade, em serviço da educação, os cursos de graduação não abordam essas possibilidades variadas de atuação. Dessa forma, o pedagogo formado resta reduzido à atuação na escola, de modo a gerar uma carência do exercício dessa profissão em ambientes como hospitais, prisões, museus etc. Logo, é preciso que as grades curriculares do curso de pedagogia das faculdades brasileiras abordem a multidimensionalidade dessa profissão tão relevante para a sociedade em geral. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (143.4 Kb)   docx (303.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com