TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final de Estágio

Por:   •  18/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.245 Palavras (9 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 9

UNIP INTERATIVA – UNIVERSIDADE PAULISTA

Coordenadoria de Estágios em Educação (CEE)

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

HÉRCULES HILÁRIO DE ALMEIDA   R.A. 1126496

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Campinas – SP

2016

AMANDA STEFANI BARUSSO TEIXEIRA

SARA CRISTINA ADRIANO CARDOSO

RYAN MATHEUS VALENTIN

THAIS DE OLIVEIRA ALMEIDA

NITRATO

                                                             

                                                                Relatório  apresentado  à  Coordenadoria

                                                                de   Estágios   em   Educação   da   UNIP

                                                                Interativa,   para  aprovação  em   Estágio

                                                                Supervisionado.

Campinas – SP

2016

SUMÁRIO

  1. Descrição da experiência vivenciada durante o estágio em Educação Infantil e Ensino Fundamental......................................................................................1
  1. Relatório da Palestra: O Supervisor de Ensino  na sua Prática Profissional (Professor Marcello Ribeiro).............................................................................2
  1. Relatório da Palestra: O Orientador Educacional  na sua Prática Profissional (Professora Cristina Galindo)...........................................................................3
  1. Relatório da Palestra: O Gestor Educacional  na sua Prática Profissional (Professora Maria Ephigênia de A. C. Nogueira).............................................4
  1. Relatório da Palestra: O Pedagogo Empresarial na sua Prática Profissional (Professor Gustavo Nascimento).....................................................................4
  1. Reflexão e Conclusão......................................................................................5

Referências Bibliográficas


  1. Descrição da experiência vivenciada durante o estágio em Educação Infantil e Ensino Fundamental

         O estágio supervisionado em Educação Infantil e Ensino Fundamental,  foram realizados na mesma Instituição de ordem Particular denominadada Centro Educacional Aquarela, situada na cidade de Engenheiro Coelho-SP, que atende crianças e  adolescentes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II. É um centro educativo que harmoniza fé, cultura e vida. Cada aluno é considerado um sujeito ativo que constrói o seu conhecimento por meio das interações e que pode ser um agente de transformação social.

A instituição conta com uma  infra-estrutura modesta: salas de aula  adequadas à faixa etária;  quadra esportiva; gramado sintético; parque infantil; brinquedoteca; laboratório de informática;  Biblioteca; refeitório, banheiros masculinos e femininos. Esta escola mostrou ser um ambiente de afetividade e respeito entre todos, que proporciona às crianças acolhimento e segurança ao se sentirem amadas e respeitadas.

 As atividades realizadas pelas crianças ficam em exposição, fazendo parte também da organização da sala. Esses espaços favorecem o desenvolvimento da autonomia da criança ao escolherem o espaço desejado para realizarem suas atividades em pequenos grupos ou individualmente. Elas têm a oportunidade de criar, imaginar, fantasiar, brincar de diferentes maneiras, contribuindo para o desenvolvimento da imaginação. Nesta instituição estagiei no período de: 01/09/2014 a 12/12/2014, e tive várias oportunidades de participar de diversos projetos, como: desfile da primavera, semana da criança, noite do pijama e oficina de culinária.

 A rotina diária da sala de aula é estabelecida pela professora no começo da aula, e na roda de conversa. Há também uma rotina semanal pré-estabelecida pela diretora, com cronograma de disciplinas obrigatórias em todas as turmas, como a psicomotricidade, educação física, inglês, música e espanhol.  A organização das atividades na Educação Infantil e no Ensino Fundamental são em forma de Projetos, atividades diversificadas e atividades permanentes. Os “Espaços de aprendizagem” são utilizados como suporte para o desenvolvimento dos Projetos, das atividades diversificadas e das atividades permanentes. As atividades são desafiadoras, significativas e integradas, e proporcionam às crianças investigarem a realidade observando, explorando, fazendo perguntas, criando hipóteses, experimentando possibilidades e partilhando idéias e sentimentos.

A metodologia de ensino é apostilada do sistema Objetivo. O estágio teve a duração de 140 horas no nível infantil I, II, e III, no período vespertino; E 120 horas no nível Fundamental do 1º ao 5º ano.  O que mais me encantou na instituição e no estágio foi perceber a criança como sujeito ativo no processo de formação.

2. Relatório da Palestra: O Supervisor de Ensino na sua Prática Profissional

Libâneo, (2002, p. 29,30) ressalta a importância da prática pedagógica para educadores e implica vários conceitos empíricos para tal prática; sendo que formalmente considera-se o "pedagógico" como um dos processos educativos, metodológicos ao modo de ensinar. Desse modo, percebe-se que é um campo de conhecimento que trata sobre a problemática educacional visualizando sua totalidade e historicidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa.

Portanto, o supervisor constitui-se em um agente de mudanças, facilitador e mediador, oportunizando uma relação de harmonia entre os interlocutores da instituição. Sua prática não deve está dissociada da teoria e nem a teoria da prática. Conforme aponta a seguir Houssaye, citado por Libânio (2002, p. 35):

 

Por definição, o pedagogo não pode ser nem um puro e simples prático nem um puro e simples teórico. Ele está entre os dois. A ligação deve ser ao mesmo tempo permanente e irredutível, porque não pode existir um fosso entre a teoria e a prática. É esta abertura que permite a produção pedagógica. Em conseqüência, o prático em si mesmo não é um pedagogo, é mais um utilizador de elementos, de idéias ou de sistemas pedagógicos. Mas o teórico da educação; pensar o ato pedagógico não basta. Somente será considerado pedagogo aquele que fará surgir um "mais" na e pela articulação teoria e prática na educação.   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (103.9 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com