TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final de Estágio

Por:   •  23/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.939 Palavras (8 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Universidade de Uberaba - UNIUBE

CURSO DE PEDAGOGIA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

CARIACICA

2018


NATIELE BROEDEL MEIRA

1108444

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Relatório elaborado como requisito parcial para aprovação na disciplina ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL do curso de PEDAGOGIA da Universidade de Uberaba - UNIUBE.

Professora-tutora on-line: Fátima Garcia Chaves

CARIACICA

2018

Sumário

  • Introdução
  • Desenvolvimento

A escola e sua história ------------------------------------------------------------------------04

Os fundamentos e a prática do Projeto Político Pedagógico------------------------05

Identificação do espaço de atuação e aplicabilidade do trabalho do gestor ----06

Os espaços das salas de aula --------------------------------------------------------------07

Planejando e exercendo a docência ------------------------------------------------------10

A avaliação da docência na escola de Ensino Fundamental – Anos iniciais----10

  • Considerações finais------------------------------------------------------------------------11
  • Referências ------------------------------------------------------------------------------------12


INTRODUÇÃO

O presente relatório refere-se ao estágio curricular supervisionado dos anos iniciais do ensino fundamental e gestão, com carga horária de 280 horas, que foi realizado na “EMEF Adamastor Furtado”, instituição destinada às turmas de ensino fundamental localizada na cidade de Viana.

Este relatório tem por objetivo relatar as observações recomendadas para o estágio supervisionado, visa descrever as atividades e experiências desenvolvidas no âmbito escolar como contribuinte das ações e medidas atribuídas a essa função. O estágio foi realizado seguindo um cronograma do curso: leitura do Fascículo de Estágio Supervisionado de Pedagogia, vídeo aula Orientações de Estágios Obrigatórios, conhecimento da escola campo e os projetos desenvolvidos pela mesma, observação dos trabalhos da gestão, entrevistas e elaboração deste relatório.

DESENVOLVIMENTO

A escola E sua história

Adamastor Furtado era um agricultor nascido em Domingos Martins, no ano de 1950 mudou-se para o município de Viana com o objetivo de adquirir terras para o plantio de café e criação de gado. Preocupado com a educação das crianças desta localidade e por conta de carência de instituições de ensino na época, o Sr. Adamastor Furtado cedeu uma sala em sua residência para funcionar como sala de aula. Posteriormente foi construída a primeira escola da região denominada “Escola Singular de Calabouço”, esta escola era composta de apenas uma sala de aula e era mantida pelo Estado.

Em 1978, na gestão do prefeito Carlos Magno Pimentel, foi construída no bairro Universal a Escola Municipal de 1º grau “Adamastor Furtado”, funcionando com os turnos de 1º a 4º série abrangendo os alunos da “Escola Singular Calabouço”. Com o aumento da demanda de alunos, houve a necessidade de criar novas séries, então foram construídas quatro novas salas de aula. Em 1995 foi construído um anexo para atender os alunos de 5º a 8º série.

Adamastor Furtado foi um dos pioneiros na história da educação do município, pois com seu gesto nobre contribuiu para que as novas ações surgissem e promovessem a expansão e o aprimoramento do setor educacional. Graças a sua iniciativa, hoje a EMEF “Adamastor Furtado” conta com o número de aproximadamente 800 alunos do 1º ao 9º ano. Quanto aos recursos humanos a escola é representada por uma diretora escolar, quatro pedagogos, quatro coordenadores, cinco merendeiras, seis serventes, quatro estagiários e 42 professores.

A escola está situada no Bairro Universal, no município de Viana. A comunidade onde está localizada reveste-se de muitos problemas referentes a infraestrutura, áreas de lazer, atendimento à saúde, assistência social, dentre outros aspectos que são necessários ao completo desenvolvimento social dos seres humanos.

 Os fundamentos e a Prática do Projeto Político Pedagógico  

A proposta pedagógica apresentada pela escola campo tem como principal objetivo nortear o trabalho pedagógico a ser desenvolvido na escola. Tratando de uma sugestão flexível com possibilidade de ser modificada sempre que necessário. O trabalho pedagógico da escola é estruturado conforme o Regimento Escolar, respeitando a realidade na qual a escola está inserida, bem com a sua clientela e as leis educacionais municipais, estaduais e federais. O Projeto Político Pedagógico é elaborado com conjunto da equipe gestora: diretora, pedagoga e coordenadora.

A escola toma a educação como uma dinâmica organizativa dos saberes e das formas de interação das pessoas com o meio social no qual atuam. A condição de respeitar e valorizar todos se constituem, portanto, foco da ação educativa, em que os diferentes e as diferenças são respeitados e valorizados ao promover a ampliação do autoconhecimento e a superação de dificuldades, que, antes de serem atribuídas ao outro, devem ser analisadas na perspectiva do próprio sujeito.

O PPP também tem uma perspectiva de educação ambiental, com o objetivo de estimular o sentimento de responsabilidade e de comprometimento com o meio ambiente. Possibilitando ao coletivo escolar a tomada de consciência dos principais problemas ambientes e das possibilidades de solução.

Em relação à avaliação que a escola propõe, visa especialmente acompanhar o desenvolvimento do aluno e o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem. A avaliação é continua e cumulativa, observando a preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

       

Identificação do espaço de atuação e aplicabilidade do trabalho do gestor

Na escola, os espaços de atuação do gestor são muitos e todos têm seu grau de importância. O gestor, no exercício de suas atribuições, aproveita e faz com que cada espaço, momento, se transforme em oportunidade para educar. Observa de forma criteriosa e intervém no sentido da busca por manter a harmonia dentro da escola, estabelecendo o bem-estar de todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (492.3 Kb)   docx (375.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com