TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final de Estágio

Por:   •  25/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.125 Palavras (9 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

Universidade de Uberaba - UNIUBE

CURSO DE PEDAGOGIA

[pic 4]

[pic 5]

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Anchieta

2019

 Gabriela Christo Miranda Marinho

1117546

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Relatório elaborado como requisito parcial para aprovação na disciplina ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E GESTÃO do curso de PEDAGOGIA da Universidade de Uberaba - UNIUBE.[pic 10][pic 11]

Professora-tutora on-line : Lúcia Helena Nunes Junqueira

[pic 12]

Anchieta –E.S

2019

Sumário

  • Introdução
  • Desenvolvimento

A Escola e sua História---------------------------------------------------------------------- 03

A Prática do Projeto Político Pedagógico no cotidiano da escola ---------------- 04

Identificação do espaço de atuação do gestor ---------------------------------------- 05

Os espaços das salas de aula------------------------------------------------------------- 06

Planejando e exercendo a docência na Educação Infantil ---------------------- 07

Pensando a avaliação e/ou avaliando o exercício da docência ------------------ 08

  • Considerações finais--------------------------------------------------------------------- 09
  • Referências --------------------------------------------------------------------------------- 10

[pic 13]

INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda a reflexão sobre a importância do estágio supervisionado em Educação Infantil e suas contribuições para formação do docente considerando os estudos teóricos que foram realizados, e relacionando as experiências na pratica docente.

O estágio supervisionado em educação Infantil foi realizado no Jardim de Infância Municipal Nossa Senhora da Conceição, o projeto foi desenvolvido com a turma do Pré I no período matutino e foi orientado pela diretora Maria Angélica Coradello Bossato Mulinari com carga horária de 280 horas com crianças de 4 anos.

O estágio é uma atividade que nos proporciona experiência profissional e aprendizados fundamentais para a construção do educador, contribuindo para a prática pedagógica e formação inicial do docente estagiário.

A observação e intervenção permitiram que houvesse um olhar mais criterioso, na procura de contribuição do que seja essencial para desenvolver os diversos aspectos observados durante o estágio.

DESENVOLVIMENTO

A escola E sua história

A instituição Jardim de Infância Nossa senhora da Conceição foi uma obra social da Igreja Católica Imaculada Conceição, a escola foi fundada em 1972 pelo padre Antônio Civiero naquele ano a sede da escola funcionava na casa paroquial da Igreja.

Mais tarde a Igreja Católica cedeu uma área em frente à praça da mesma, para construção da escola. Com verba Federal conseguida por um Deputado Federal da época, o prefeito naquela ocasião construiu a nova sede da escola.

No ano de 1982 a professora Glícia Leitão da Silva foi nomeada diretora deste estabelecimento e atuou até o ano de 1996 quando se aposentou. O estado então nomeou a Professora Vera Lucia Alvarenga que permaneceu até o ano de 1997.

Em 25 de março de 1998, o jardim de Infância Nossa Senhora da Conceição foi municipalizado passando a se chamar Jardim de Infância Municipal Nossa Senhora da Conceição. O prefeito da época nomeou como diretora a professora Genoveva Vieira Feres, a mesma dirigiu a escola por quatro anos consecutivos.

Assim em seguida a professora Lugi Maria Marcarini Layber e sucessivamente Dalcira Muniz Guimarães, Jaciana Pires Taylor, Âmara Muniz Guimarães, Claudia Feres, Nair Dias e Angélica Maria Bossato Coradelo.

Durante algum tempo a prefeitura pagou aluguel à igreja pelo espaço ocupado. Em dezembro de 2007 foi comprado uma área de 2.000 metros quadrados em frente à praia doce onde foi construída no ano de 2008. Em 2009 mudou se para o prédio onde se encontra até a presente data.

A escola conta com 07 salas de aulas, bem coloridas com bastante material para trabalhar com os alunos, ela atende a crianças de vários bairros, atende crianças com 03 anos completos até 05 anos.

O Jardim de Infância Municipal N.S da Conceição tem boa relação com a comunidade e com a família existe envolvimento em situações como festas e apresentações que ocorrem durante o ano letivo.

Projetos desenvolvidos judô no Jardim, Projeto horta alimentação saudável, projeto família na escola, projeto pátio educativo, recreação fora e dentro da escola, palestras educacionais para os pais, buscando atrair os pais para maior participação na vida escolar dos filhos.

A Prática do Projeto Político Pedagógico no cotidiano da escola

A construção do projeto Político Pedagógico desta instituição conta com a participação de professores e especialistas, assim, promove uma dimensão democrática na escola, e, nessa perspectiva as decisões não centradas no gestor cedem lugar a um processo de fortalecimento de função social dialética da escola por meio de trabalho coletivo entre os segmentos participantes e a comunidade escolar.

O Projeto Político Pedagógico desta instituição tem como base a nova lei de diretrizes e bases da Educação Nacional, dentro das perspectivas filosóficas, históricas, estatísticas e didático pedagógica.

A base do Projeto Político pedagógico foi transformar o Jardim de Infância em um centro de apoio para uma proposta educativa renovadora, conquistando autonomia pedagógica e buscando qualidade educacional.

Assim o PPP desta instituição visa garantir a aprendizagem, criatividade, valores e cidadania plena aos educandos para isso é investido em práticas pedagógicas inovadoras buscando parceria com a família e a comunidade apoiando os profissionais da escola, proporcionando educação de qualidade, dando ênfase a aprendizagem significativa com intenção de formar seres responsáveis, solidários e participativos na construção do trabalho individual e coletivo que promova mudanças sociais significativas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (717.9 Kb)   docx (521.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com