TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final de Estágio em Gestão

Por:   •  11/4/2020  •  Relatório de pesquisa  •  4.102 Palavras (17 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 17

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Instituição: Unicid

Nome: Renata Abril

RGM: 14410559

Disciplina: EST. CURR. SUP. EM GESTAO EDUCACIONAL

Ano/semestre de realização do estágio: 5 semestre

     

                        Introdução

O presente relatório tem como finalidade apresentar as observações,a participação na rotina escolar e os conhecimentos adquiridos durante a realização do Estágio.

O Estágio tem como objetivo oportunizar ao aluno estagiário condições propícias ao desenvolvimento de sua prática administrativa,mediante observações,trabalho pedagógico,vivência e intervenções sistematizados em situações que se apresentam no campo de estágio fundamentados na teoria e nos saberes da experiência vivenciada na escola de Ensino Fundamental, fazendo uma análise e reflexão sobre o plano de ação global de gestão da escola, dos programas de ensino, promovendo, desta forma,condições de instrumentalizar-se para a profissão.O mesmo proporciona aos futuros gestores um maior conhecimento prático, conhecendo as modalidades de gestão na escola como descrição do espaço de atuação do gestor e suas respectivas atribuições, análises e aplicabilidade do trabalho de gestão, a relação teoria e prática do trabalho pedagógico.

O estágio nos possibilitou o preparo para o exercício da prática de gestão, com um propósito de mudanças e um olhar mais amplo para as relações teoria- prática oportunizando-nos conhecer a realidade da gestão escolar, as atividades desenvolvidas na área administrativa da escola e os aspectos pedagógicos- educacional que a envolve, a fim de nos preparar criticamente para a prática profissional.

 CONCEITO DE GESTÃO ESCOLAR

O conceito de gestão escolar evoluiu com o a passar dos anos e nos dias atuais o gestor, tem a necessidade de repensar alguns fundamentos na educação,e iniciar conceitossobre a mesma,com relação à integração entre as várias disciplinas, à pedagogia de projetos,a temas geradores de pesquisa em sala de aula entre outros.

Quando falamos em gestão escolar pensamos em administração e em professores e alunos. Pensamos e no papel do professor, enquanto facilitador da aprendizagem, e que aprende, lidera, e inova. E no aluno, enquanto sujeito da aprendizagem. Encontramos dentro da escola diversas lideranças, atuando cada qual na sua função e que precisam definir suas ações em harmonia com o Projeto Político Pedagógico da escola. Basicamente, em todas as escolas os gestores desenvolvem as seguintes funções:

Professor: deve ser entendido como um agente da educação; é aquele que domina o conhecimento e sabe passar para os alunos. É crítico, especial, formador de opiniões e de futuros profissionais.

Diretor: assume várias funções, tanto de natureza administrativa quanto pedagógica.Entre as suas principais funções estão: administrar os recursos materiais e financeiros da escola; e harmonizar as relações entre os alunos, pais e profissionais da educação.

Coordenador Pedagógico: Auxilia os professores na elaboração e diversificação de suas práticas em sala de aula, para melhorar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem.

Orientador Educacional, orienta os alunos em seus estudos, com o objetivo de que os mesmos sejam mais proveitosos.

O Secretário Escolar é responsável pela gestão da Secretaria da escola, tendo por responsabilidade a escrituração e expedição de todos os documentos escolares, autenticandoos com sua assinatura, bem como a guarda e inviolabilidade dos arquivos, registros e de todos os atos escolares.

Todos os gestores mencionados acima precisam ter como prioridade a aprendizagem dos alunos, desenvolvendo atitudes de gestão compartilhada, que esteja a serviço dos alunos

O Colégio San Marino, situa-se à Rua Belém de São Francisco, 242 antigo 48, Cep: 03807-310, Ermelino Matarazzo - São Paulo, - SP, Telefone 2546 0881 e Unidade II situa-se à Rua Martinho de Sousa, 279, CEP 03807-290, Ermelino Matarazzo – São Paulo – SP, telefone 2544 0625, jurisdicionada à Diretoria de Ensino Regional - Leste 1.

       CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

O colégio San Marino funciona em duas unidades:

· Unidade I destinada à Educação Infantil e Ensino Fundamental – ciclo I, sendo que os espaços do prédio terão instalações adequadas à cada faixa etária e funcionará de maneira isolada o Ensino Fundamental e a Educação Infantil;

· Unidade II – Ensino Fundamental - ciclo II e Ensino Médio e Técnico de Informática Integrados.

 O colégio é muito organizado e limpo . Tem excelentes profissionais.Eles se preocupam muito com a segurança de todos os seus alunos .

Os portões de entrada e saída serão isolados e estarão mantidos sempre fechados sendo inspecionados durante todo o tempo. O controle para a retirada do aluno do estabelecimento será rígido, só sendo permitida a retirada do aluno mediante autorização do responsável.

 Os materiais de limpeza, ferramentas de manutenção, objetos que ofereçam perigo e outras substâncias que possam ser consideradas nocivas serão mantidas isoladas, em local onde os alunos não tenham acesso.

O Colégio se encontra localizada no Bairro de Ermelino Matarazzo, onde existe heterogeneidade dos níveis econômicos, sendo predominante a população de classe média baixa. A ocupação profissional da população que atendemos inclui, funcionários de micro empresas, pequenos comerciantes, bancários e um reduzido número de profissionais liberais.

                    Atividades desenvolvidas

O estágio Curricular é considerado um instrumento fundamental no processo de formação do educador, funciona como elo de articulação orgânica com a própria realidade e tem como objetivo preparar o profissional para exercer funções administrativas na área da educação.

 O Estágio Curricular, portanto, é visto como uma atividade educativa que reúne experiência, vivência e participação efetiva na realidade do mercado de trabalho, devendo contemplar a construção do conhecimento integrado à prática curricular da unidade escolar, consolidando os conhecimentos apreendidos durante a formação acadêmica.

As observações feitas sobre a situação atual da escola proporcionaram conhecer sua realidade pedagógica e administrativa. As atividades de gestão, observadas e analisadas no presente estágio, foram muito interessantes e instrutivas, foi possível perceber claramente a distância entre o que está escrito na Proposta Pedagógica da escola e o que acontece na instituição no seu dia a dia. O regimento escolar no que se refere à documentação funciona de comum acordo, percebe-se, que os funcionários administrativos desempenham com competência e ética suas funções, referentes à documentação e escrituração escolar, matricula, transferências atendimento ao público e demais atribuições. A gestão financeira a princípio é equilibrada, a direção administra os recursos financeiros, aplicando em melhorias para a escola e em material de suporte pedagógico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com