TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio Educação infantil

Por:   •  2/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.729 Palavras (11 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 11

   [pic 1]

                                                                                                                                  CURSO DE PEDAGOGIA

RELATÓRIO DE ESTAGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL I

        Nome e cpf

ARAGUAÍNA 2015

APRESENTAÇÃO

        É com muita dedicação, participação a que venho apresentar este trabalho de estágio, que envolveu grande construção de conhecimento, se constituiu em aprender  e descobrir os conceitos que envolve, a educação no ensino fundamental I. A partir daí  que vários conhecimentos a parte, que participaram para a construção desse plano de estagio, como  fonte de princípios, sobre liderança na sala de aula,  aprofundamento em ministração dos conteúdos.

         Neste planejamento de estágio um dos assuntos mais abordado é a forma conceituada de desenvolver projeto e um planejamento de certa forma, o meio de como ensinar os alunos, se torna diferente, vamos dizer que seria a educação levada a serio, e no ensino fundamental que a criança vai ter seu primeiro contato com a responsabilidade de resolver problemas, e se automatizar para as novas criações desenvolvidas.

        É neste ponto que o educador se torna comprometedor, com o objetivo de ensinar, com princípios em ações que leva fazer por diferencial na Educação.

CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO.

        

        A Instituição de ensino em que foi realizado o estágio Supervisionado é e a Escola Municipal Olavo Bilac, uma escola localizada, na Avenida São Joao n 49 setor jardim das Palmeiras, situada em um setor tranquilo, ruas pavimentadas, bem localizado junto ao centro da cidade, por perto tem uma comunidade bem estruturada, de estão os pais que saem pra trabalhar, e deixa seus filhos na escola. A escola conta com uma estrutura bem organizada, ela possuem nove salas, conta com um apoio de um canto de reforço. Conta com sala de professores, e a cantina, banheiros adequados, também possuem um espaço de esporte, uma quadra onde são praticados, vôlei, futebol, e outras atividades, recreativas, ate mesmo quando um evento, na escola, esse espaço de escola é organizado de forma fundamental, para o evento.

        O quadro de funcionários, conta com uma equipe organizada para a organização da escola, são professores, coordenadores, e um diretor, a escola também possui um educador físico, que abrange os primeiros passos na educação física para estás crianças, que se estar nós primeiros passo, e suas idades já se adequa as condições físicas para começo da pratica de atividades. O horário de funcionamento da instituição, e de as sete da manha as onze da manha e pela à tarde das treze horas as dezessete e trinta.

        A escola é ampla um espaço agradável, é um espaço acolhedor, possuem grande parte, um ambiente planejado, as salas de aulas elas tem um ponto negativo, no entanto se torna relevante, pois é um aspecto que contribuem, para desempenhar dificuldades nos aprendizados do aluno, por falta da organização da prefeitura da cidade, as salas de aulas não possuem ambiente climatizado, por via de varias vezes os professores tem que liberar seus alunos uma hora mais cedo, devido à temperatura, que não esta habilitada para influenciar um professor a dar aula. Mas no mais a organização da escola serve de exemplo para ampliar suas habilidades, e acatar as melhorias do ensino e de organização em que este é um ponto bem importante que deve ser acrescido quanto ao currículo de um coordenador, com suas habilidades práticas e construtivas em prol da organização.

ANÁLISE REFLEXIVA JUNTO A SALA DE AULA.

Caracterização da turma estagiada.

        A turma ser estagiada é a serie do terceiro ano do ensino fundamental, crianças de nove e ate mesmo se encontrava na sala crianças de quatorze anos, então essa turma é bem heterogênea, com uma grande quantidade de crianças com idades diferentes vamos dizer assim, nesta sala de aula com as quantidades de vinte e cinco alunos, boa parte são meninas, o comportamento das crianças e bem heterogenia, também boa parte da sala possuem crianças com um bom comportamento, mas esta classe tem uns cinco alunos que se destacam em casos de chamar a atenção do educador.

        Mas neste caso a professora da sala de aula toma posse da situação, em mudar o modo de comportamento deste aluno, a maior parte desses alunos vê que o principal objetivo do mesmo, é mostrar, e chamar a atenção, estes de certa forma, não desempenha o interesse a aprender, não se empenha professor e coordenador já entrou em contato com os pais, promoveram reuniões em particular para a resolução do problema, mas este vem como uma análise bem reflexiva, perante a esta situação de comportamento dos alunos, realmente deve ser desenvolvida uma técnica, que poderá, influenciar e refazer mudanças perante estes alunos. Mas de certa forma este alunos não traz danos aos outras crianças traz uma situação bem natural quanto aos demais, relacionando a vivência do dia a dia.

        Quanto ao aprendizado, crianças bem desenvolvidas e empenhadas ao modo de apreender, isso não só gera uma facilitação para o educador, mas também, traz a promoção de novas ideias e abrem mais espaços, para que o educador apresente novo conceito junto à educação.

ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES E A CONDUTA DO EDUCADOR.

        A programação de estagio, primeiro foi à observação em que foram vinte horas, em seguida contando com a regência, que se resultou em vinte horas, contudo manifestou uma grande coleta de dados, As aulas aconteceram em sala de aula, de observação as aulas aconteceram na sala de aula, porem os alunos participaram para uma de atividades com jogos e brincadeiras pedagógicas denominada por eles como de Sala dos. A sala de aula é de tamanho padrão e acomodam bem os alunos, o prédio mantém uma boa conservação, a sala é bem iluminada tanto pela luz natural quanto pela luz elétrica, limpeza adequada, ventilação não muito boa possui três janelas grandes e dois ventiladores, as paredes são decoradas com cartazes feitos pela professora com figuras de animais, o alfabeto e números.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (182.2 Kb)   docx (55.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com