TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio Em Pedagogia

Por:   •  14/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.557 Palavras (7 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 7

SEGUNDA-FEIRA – 06/03/2017

Iniciei meu estágio hoje. Comecei observando uma sala de creche, o maternal 1. Existem cerca de 11 alunos com idade de 2 a 3 anos. Assim que cheguei, a professora estava recebendo as crianças e logo após a chegada de todos, fomos até o refeitório. Depois das crianças terem feito a refeição, a professora fez a “chamadinha”: pediu para se sentarem de frente para a lousa, pegou nome por nome e leu em voz alta, mostrou para cada um como era seu nome e fazia comparações com frutas ou animais que começavam com a mesma letra dos respectivos nomes das crianças, depois, ela colou todos os nomes na lousa e pediu para as crianças contarem junto com ela quantas meninas e quantos meninos estavam presentes. Depois que a professora concluiu a “chamadinha”, deu peças de montar para as crianças brincarem, estimulando o desenvolvimento motor e o raciocínio. Houveram algumas brigas, muitas das crianças queriam o brinquedo do coleguinha mesmo já tendo o seu; a professora interferiu muitas vezes ajudando as crianças e separando brigas. Depois de terem brincado o dia todo, foram novamente para o refeitório para jantar, foi a maior bagunça! As crianças estão aprendendo a comer sozinhas, e por este motivo derrubam muita comida e sujam bastante a roupa também. Voltamos para a sala, e então a professora limpou as mãos e a boca de todo mundo e colocou roupas limpas nas crianças. A televisão foi ligada e as crianças assistiram o DVD da “Galinha Pintadinha” e cantavam as músicas da maneira que eles sabiam e conseguiam. Os pais começaram a chegar, e aos poucos a sala foi ficando vazia. Finalizei minha observação, e fui embora.

TERÇA-FEIRA – 07/03/2017

Hoje assim que cheguei, logo na entrada da sala, havia uma menina chorando muito pois não queria ficar sem sua mãe. Entendi que esse era um processo de adaptação, portanto era normal a criança estar nervosa e chorando. A professora integrou essa garotinha com as demais crianças da sala e não demorou muito para que ela esquecesse sua mãe e parasse de chorar. Antes das crianças irem ao refeitório, 2 duas delas fizeram xixi na roupa, acontecimento normal, já que estão na fase de sair das fraldas, acabam esquecendo de pedir para ir ao banheiro. Hoje a professora propôs brincar de “roda roda’’, e deu super certo! Todas as crianças cantaram e pularam muito, esta atividade foi bastante divertida. Depois as crianças foram levadas até o parquinho da escola, onde brincaram no escorregador, no balanço, na gangorra e também no cavalinho que estava lá. Percebi que havia grande aglomeração nos brinquedos maiores, e que as crianças possuíam habilidades motoras bem desenvolvidas, elas podiam subir as escadinhas com segurança e alguns conseguiam se balançar sozinhos. Um garoto sem querer bateu a cabeça no balanço e chorou muito, mas a professora o ajudou e controlou a situação. Depois que as crianças jantaram, a professora propôs uma atividade com sua “caixa mágica”: é uma caixa de sapato, encapada bem colorida, e dentro dela há algumas figurinhas com desenhos de animais e objetos, que as crianças colocam a mão dentro e pegam uma figurinha com algum desenho, e a partir deste desenho que foi tirado de dentro da caixa, as crianças, juntamente com a professora, cantam uma música. Achei muito criativo, e o mais legal desta atividade, é que mantém os alunos entretidos e trabalha com a fala, audição, e os deixam mais calmos também. As brigas entre as crianças são constantes, é necessário estar sempre de olhos bem abertos, vez ou outra alguém é beliscado ou mordido e aí choram bastante. São situações um pouco complicadas de resolver, alguns estão em fase oral ainda e mordidas são impossíveis de não acontecer. Finalizei minha observação no dia de hoje, e fui embora.

QUARTA-FEIRA – 08/03/2017

Assim que cheguei, a professora me contou que as crianças iam brincar de massinha quando voltassem do refeitório. Esta semana, a professora está trabalhando o eixo brincadeiras, portanto vai utilizar muito a questão do brincar da criança. Depois que tomaram seu lanche, as crianças voltaram novamente ao refeitório que estava limpo, se sentaram na mesa e a professora distribuiu um pedacinho de massinha para cada um; ensinou-os a fazer bolinha, a misturar as cores, e depois deixou livre para que cada um inventasse algo. Saíram muitas cobrinhas, as crianças ficaram concentradas na atividade e pelo visto gostaram muito também. Voltaram para a sala, e a professora distribuiu bolinhas coloridas na sala, e as crianças fizeram a festa! Elas falavam as cores das bolinhas, e as jogavam para cima e para baixo. Houve uma briga, pois um garotinho puxou o cabelo de uma menina portanto, ela chorou muito. A professora interviu, corrigiu o garoto dizendo que não podia puxar o cabelo da amiguinha porque fazia dodói, e que ela ficava triste; quanto a garotinha, a professora acalmou-a dizendo que já estava tudo bem e não precisava mais chorar. As duas crianças voltaram a brincar com as demais novamente esquecendo o ocorrido. Observo muito que as crianças são curiosas e muitas vezes acabam caindo sozinhas ou conseguindo fazer coisas novas também, e isso é muito importante, pois indica que estão se desenvolvendo cada dia mais. Depois da janta, as crianças assistiram o desenho da “Peppa Pig”, elas adoram e assistem bem concentradas a cada movimento e descoberta da porquinha.

QUINTA-FEIRA – 09/03/2017

Hoje foram poucas crianças para a creche, de 11 alunos da sala, estavam presentes apenas 8. Não houveram muitas brigas, e nem puxões de cabelo, talvez a sala estando um pouco mais vazia, as crianças estivessem mais calmas. Foram para o refeitório, e comeram maçã de lanche. Ao voltar para a sala de aula, a professora fez a “chamadinha” e contou junto com as crianças quantos alunos estavam presentes na sala de aula e registou tudo na lousa. A brincadeira de hoje foi o fantoche, e a história contada foi a da “Chapéuzinho Vermelho”, segundo a professora, já conhecida pelas crianças. A personagem Chapéuzinho (interpretada pela professora), perguntou o nome de cada uma das crianças e pediu ajuda para achar sua vovozinha que o lobo havia escondido. As crianças contaram a história e interagiram da maneira delas, mas de qualquer forma, foi uma atividade de faz-de-conta muito interativa e importante para o desenvolvimento do pensamento e imaginação. Depois da janta, as crianças foram trocadas com roupas limpas e algumas quiseram suas chupetas e seus “cheirinhos” assim denominados, talvez, por seus pais. Se acalmaram um pouco, mas não demorou muito para ocorrerem brigas, choros e mordidas. Então, a professora propôs que fôssemos para a sala multifuncional que existe na escola, nesta sala, as crianças poderiam ficar mais à vontade e menos estressadas. Fomos todos para lá. Um garoto fez cocô na roupa hoje, e então precisou tomar um banho e colocar roupas limpas, a professora cuidou disso logo.  Perto de dar a hora dos pais chegarem, voltamos para a sala e havia o DVD da “Galinha Pintadinha” passando na televisão, algumas crianças se sentaram para assistir e outras dançaram, cantaram e bateram palmas. Ás vezes percebo um certo nível de estresse nas crianças, mas acredito que seja porque estão sentindo falta da mãe, querendo ir embora ou até mesmo que estejam cansados, afinal, eles pulam e correm o dia todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com