TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio Pedagogia

Por:   •  18/11/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE SANTO ANTÔNIO[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Alagoinhas/2016

FACULDADE SANTO ANTÔNIO[pic 2]

JOSÉ NILTON SANTOS DA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório de estágio apresentando com requisito de avaliação das atividades do componente curricular Estágio Supervisionado I, referente ao 5º Semestre da Faculdade Santo Antônio.

Professora: Jeanne Magali Leal Dantas

Alagoinhas/2016

Sumário

  1. APRESENTAÇÃO
  1. Contextualização do Espaço Escolar ........................................ 04
  1. Unidade Escolar de Ensino Fundamental ............................ 04
  1. A representação do estágio no imaginário do estagiário ........... 05
  1. REFLEXÃO CRÍTICA
  1. A relação entre a formação recebida e a prática observada ..... 05
  2. A sala de aula e a práxis observada .......................................... 06
  3. A turma: um olhar reflexivo sobre a participação do aluno no processo de aprendizagem ........................................................ 06
  1. CONCLUSÃO
  1. A presença do estagiário na Unidade Escolar ........................... 07
  2. Intervenções necessárias
  1. Ensino Fundamental ............................................................  07
  1. REFERENCIAS .................................................................................... 07
  2. ANEXOS .............................................................................................. 08
  1. Ficha de registro de regência do Ensino Fundamental
  2. Sequencias didáticas planejadas
  3. Parecer sore a pratica desenvolvida pelo estagiário.

  1. APRESENTAÇÃO
  1. Contextualização do espaço escolar

Na Escola Municipal Marco Maciel, as aulas do vespertino, turno observado, são bem tranquilas, os professores conseguem, com muita tranquilidade colocar os alunos em sala, no decorrer das aulas, não vemos alunos circulando na área externa de convivência. Em muitos momentos alguns professores saiam das salas, mas os alunos continuavam em sala sem nenhum problema (talvez pela presença dos estagiários).

  1. Unidade Escolar de Ensino Fundamental

A Escola Municipal Marco Maciel, local onde foi efetivado o estágio de observação, está localizada na Rua Ayrton Sena, no bairro Alagoinhas Velha, na cidade de Alagoinhas, Bahia. É composta por 10 (dez) salas de aula, 4 (quatro) banheiros, pátio, cantina, quadra de esporte, secretaria, área externa devidamente murada, já que a escola fica localizada numa avenida movimentada da cidade.

Os funcionários dessa escola se mostraram muito responsáveis, mas a diretora Glacineide Silva e Souza se mostrou bastante ausente na escola, mas não vi porteiro na escola, como está localizada num local onde a uma movimentação de carro muito grande, vejo isso como um problema.

  1. A apresentação do Estágio no imaginário do estagiário

O estágio é uma etapa da formação pedagógica importante em todo o processo, pois é através dele que vivenciamos, na prática tudo que estamos estudando na faculdade. Para PIMENTA E LIMA (2004): “Assim, o estágio prepara para um trabalho docente coletivo, uma vez que o ensino não é um assunto individual do professor, pois a tarefa escolar é resultado das ações coletivas dos professores e das práticas institucionais, sutadas em contextos sociais, históricos e culturais”, portanto, cabe uma reflexão crítica acerca das práticas do professor e as atitudes comportamentais dos alunos.

Tinha uma visão sobre o estágio que caminhava para uma recusa do professor regente acerca da presença do estagiário em sua aula, a relação entre professor-aluno-escola, seria igual a realidade vivida no dia a dia em todas as escolas, mas foi notado uma grande diferença. A primeira com relação ao modo que a professora tratava seus alunos, no primeiro momento ela era carinhosa com todos, mas depois começou a ser um pouco rude com aqueles que saiam da rotina. Até essa atitude serve de lição, quando estamos numa formação acadêmica para lecionar, pois dar pra avaliar se essa atitude é boa ou não para uma classe de 3º ano, por exemplo.

  1. REFLEXÃO CRITICA

  1. A relação entre a formação recebida e a prática observada

Na faculdade, recebemos orientações, para que ao chegar na sala de aula para o estágio de observação notemos detalhes seriam imperceptíveis se não tivéssemos tais instruções. A Disciplina Estágio Supervisionado I, nos prepara para uma pesquisa critica acerca da pratica docente in loco, já que estaremos inseridos no dia a dia da escola. Ao relacionar o estudado com o vivido, notamos uma importância ainda maior, no que diz respeito ao estagio de observação na perspectiva da pesquisa, pois desse modo podemos levantar dados que tornarão significativo a teoria que vimos na nossa sala de aula, enquanto discentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (226 Kb)   docx (162.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com