TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio Supervisionado

Por:   •  20/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.108 Palavras (13 Páginas)  •  2.393 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

FACULDADE DO MACIÇO DE BATURITÉ

DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

[pic 2]

Relatório de Estagio Supervisionado I

Educação Infantil

LUCIVANDA COSTA CAVALCANTE DA SILVA

BATURITÉ – CE

2017

LUCIVANDA COSTA CAVALCANTE DA SILVA

Relatório de Estagio Supervisionado

Ensino Fundamental I

Relatório apresentado ao Supervisor de Estagio; do Programa de Graduação, LICENCIATURA em PEDAGOGIA – Faculdade do Maciço de Baturité - FMB - como requisito parcial para a obtenção do título de. Pedagogo (a)

Supervisor (a): Me. Mozart Pereira da Silva Neto

BATURITÉ – CE

2017


[pic 3]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1 – Atividade desenvolvidas        11

      1.1 Caracterizações da escola        15

      1.2 Observação        18

      1.3 Regência        18

      1.4 Conclusão        18

REFÊRENCIAS        37

ANEXOS        37

APÊNDICES        37

INTRODUÇÃO

É de suma importância fazer o estágio em Educação Infantil, é no estágio que os profissionais começam adquirir conhecimentos e é na prática docente que se realiza o que estudamos, na teoria.

O objetivo do estágio é proporcionar momentos de interação, além do contato com o campo de atuação profissional. Analisar a realidade educacional do Ensino na Educação Infantil no contexto escolar a partir da observação e coleta de dados, proporcionando uma efetiva atuação na regência e desenvolvimento de projetos educativos a partir das necessidades dos educandos, tendo em vista, a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem e a formação profissional, e realizar observação na escola visando à elaboração do diagnóstico.

E demonstrar o quanto é importante o estágio em educação para o desenvolvimento e incentivar o profissional, testando o conhecimento teórico e instrumentando conhecimentos em sala de aula, para que na realidade tenha experiências concretas de observação e reflexão e possibilitar o estudante estagiário o acesso ao processo de ensino e aprendizagem que ocorre no dia a dia, em sala de aula.

[...] A partir da apropriação de teorias como marca para as melhorias das práticas de ensino, em que o professor é ajudado a compreender o seu próprio pensamento a refletir de modo crítico sobre sua prática e, também a aprimorar seu modo de agir, seu saber - fazer, á medida que internaliza novos instrumentos de ação. (LIBÂNEO, 2004, p.137).

De acordo com Pimenta (2004), a identidade do professor é construída ao longo de sua trajetória como profissional do magistério. No entanto são no processo de sua formação que são consolidadas as opções e intenções da profissão que o curso se propõe legitimar. Por isso, o estágio é o lugar de reflexão sobre a construção e o fortalecimento da identidade profissional. PIMENTA E LIMA (2004, p.62).

No estágio é onde temos a oportunidade de vivenciar tudo àquilo que aprendemos em sala de aula.

O estágio é um momento em que permite que os profissionais possam exercer os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso de formação, sendo vista com a parte prática do curso. Considerando que a profissão só se aprende na prática. 

Para “o futuro professor, é muito importante estar no ambiente escolar e acompanhar o dia a dia de uma classe.” Em contrapartida, as escolas fornecem subsídios para o desenvolvimento dos estagiários e a atualização constante do currículo do curso.

Acredito que o diferencial é o desenvolvimento de metodologias que dão embasamento para o futuro professor lidar com todas as situações em sala de aula. 

Com o estágio, é possível também, que nós, alunos, aprimoremos nossas escolhas de sermos professores, a partir do contato com as realidades de nossa profissão.

1. Atividades desenvolvidas.

1.1 Caracterização da escola

O estágio de docência em educação Infantil foi realizado na creche Municipal centro de Educação Infantil, José Rodrigues Lima, localizada na Rua 92 conjunto Jereissati II, S/N Pacatuba-Ceará CNPJ 15.821988/000127. A unidade atende apenas educação infantil, Creche de seis meses a três anos, tendo pré-escola e o infantil IV e o infantil V. A creche tem 10 salas de aulas, e 47 funcionários, que são divididos em professores, auxiliar de sala, auxiliar de serviços gerais, porteiro, cozinheiro, auxiliar de cozinha. Na direção tem 01 diretora, 01 coordenadora pedagógica 01 secretária e uma psicopedagoga que atende as crianças. O psicopedagogo é o profissional que procurará compreender as mensagens, muitas vezes implícitas, sobre os motivos que levam as pessoas a obterem resultados insuficientes ao esforço aplicado em sua busca pela aprendizagem, seja ela sistemática ou não.

Segundo o censo escolar de 2017 a unidade tem 198 alunos, na instrutura física da escola tem: Diretoria, secretaria, sala dos professores, Lactário, sala de alimentação, Cantina, 02 banheiros grandes, masculino e feminino e em 04 salas de aula tem banheiros, e 02 banheiros na administração. Na unidade tem 01 pátio coberto com mesas para almoço das crianças próximo a cantina tem um bebedouro e uma palmeira, também tem pula-pula, uma casinha de boneca e um escorregador, ao lado uma área descoberta com brinquedos e um parque onde os professores levam as crianças para brincar.

Observação: não tive acesso ao PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola, o mesmo estava em processo de atualização, devido ter entrado nova Direção. Mais segundo os dados informados pela a Secretária a verba na qual a unidade dispõe é o PDDE. Programa Dinheiro Direto na Escola, o objetivo desse recurso é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica os recursos do programa são transferidos de acordo com o censo escolar. O Projeto pedagógico, segundo André (2001, p.188) não é somente uma intenção, ou escrita, nem uma exigência de ordem administrativa, isto é, precisa "expressar a reflexão e o trabalho realizado em conjunto por todos os profissionais da escola, no sentido de atender às diretrizes do sistema nacional de Educação, bem como, às necessidades locais e específicas da clientela da escola". É "a concretização da identidade da escola e do oferecimento de garantias para um ensino de qualidade". Segundo Libâneo (2001, p.125), o projeto pedagógico "deve ser compreendido como instrumento e processo de organização da escola", levando em consideração as características do instituído e do institui-te. Segundo Vasconcellos (1995), o projeto pedagógico: é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa. E uma metodologia de trabalho que possibilita resinificar a ação de todos os agentes da instituição (p. 143).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (211.8 Kb)   docx (57.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com