TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio Supervisionado

Por:   •  27/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.994 Palavras (12 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

                       Universidade de Uberaba - UNIUBE

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

MONTES CLAROS

2018

ADRIANA PATRICIA FERREIRA DOS ANJOS

RA: 1115299

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

 Relatório elaborado como requisito parcial para aprovação na disciplina ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISONADO do curso de Licenciatura em PEDAGOGIA da Universidade de Uberaba - UNIUBE.  

Professora-tutora on-line: Marisa Mayrink Santos Ferreira.

MONTES CLAROS-MG

2018

Sumário

  1. Introdução...............................................................................................1
  2. Desenvolvimento....................................................................................2

2.1- A escola e sua história............................................................................2

2.2-Os fundamentos e a prática do Projeto Político Pedagógico...................3

2.3-Identificação do espaço de atuação e aplicabilidade do trabalho do gestor..............................................................................................................4

2.4-Os espaços das salas de aula.................................................................5  

2.5-Planejando e exercendo a docência.......................................................6

2.6-A avaliação da docência na escola de Ensino Fundamental – Anos iniciais.............................................................................................................93- Considerações finais.............................................................................10 4- Referência...............................................................................................11

5- Anexos...................................................................................................12

                                                                                                                 

1-INTRODUÇÃO:

Neste relatório, apresento os resultados e documentações relativos às atividades desenvolvidas no estágio curricular obrigatório, de docência no Ensino Fundamental I, realizado no curso de licenciatura em Pedagogia. E tem a finalidade de registrar as experiências e resultados obtidos durante o período de estagio na escola campo, e assim, mostrar o quanto é enriquecedor e importante esta etapa na formação acadêmica e profissional. O Estágio Supervisionado é o primeiro contato que o aluno-professor tem com seu futuro campo de atuação, ele impulsiona a formação acadêmica, nos colocando em contato com a realidade educacional, servindo de base para, refletirmos se realmente, é aquilo que queremos para nossa futura profissão, pois só através da pratica no estágio que se descobre as grandezas de ser professor. Portanto o objetivo principal do estagio, é aprimorar os conhecimentos acadêmicos, compartilhando construções de aprendizagem, bem como a aplicação do aprendizado teórico na pratica.

 Segundo Pimenta e Lima (2004) o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia. Tornando-se uma etapa imprescindível para o profissional estar apto a exercer sua função como educador.

  Desta forma o presente relatório mostra a prática do estágio supervisionado obrigatório que desenvolvi na Escola Estadual Salvador Filpi, em Montes Claros-MG, na turma de 4º ano, com 25 alunos na faixa etária de dez a onze anos de idade, turno vespertino, de segunda a quinta feira, de 13h00min às 17h15min, um total de 17 horas semanais no período de 13/08/2018 a 21/10/2018, cuja carga horária/sala de aula, totalizou 160 horas, sobe a orientação da professora Maryane Silva.

Constam aqui as observações, entrevistas, conversas informais, atividades extraclasse, desenvolvidas dentro do ambiente escolar, também o estudo de alguns documentos importantes da instituição, como o regimento da escola, o projeto politico pedagógico, os projetos criados, além de todos os pressupostos que melhoraram e direcionaram o aprendizado na escola.

2- DESENVOLVIMENTO

2.1- A escola e sua história

 A Escola Estadual Salvador Filpi, está localizada à Rua: José Maria, nº 211, bairro Vila Sion, na cidade de Montes Claros em Minas Gerais.

 É uma instituição pública que busca atender a comunidade num resgate á cidadania. Iniciou suas atividades no ano de 1967, como escola comunitária, com o nome escola da vila sion, atendendo desde a educação infantil ate o ensino fundamental.

 Somente após anos de funcionamento a escola foi incorporada ao Estado, passando a chamar, Escola Estadual Salvador Filpi. Que recebeu esse nome em homenagem a um filho de imigrante italiano, sempre ajudou pessoas carentes. Ele reunia em sua casa crianças carente, para alimentadas e alfabetizadas. Um exemplo dignificante.

A escola foi fundada em 27 de agosto de 1967, pelo Sr. Armênio Graça, diretor de ensino da época.

A mesma funcionava em uma pequena construção cedida por um militar, sobre a direção de D. Conceição Mendonça. Mas devido à falta de conforto existente na própria escola, a prefeitura recusou pagar as despesas, e foi necessário transferir a escola para outro local.

Em 1974, a escola foi implantada no endereço atual, com autorização da secretaria de educação, e os alugueis e despesas passaram a serem responsabilidades do estado. Em 1980 a diretora Suely Mota Bispo juntamente com a comunidade, procurou o prefeito da cidade para que fosse feita uma restruturação na edificação da escola, sendo erguido um prédio moderno, com dez salas amplas e bem arejada, com sala da diretoria, secretaria, sala dos professores, biblioteca, sala de vídeo, banheiros, cantina e uma grande área de recreação, com quadra, pátio e um espaço para merenda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (806.4 Kb)   docx (995.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com