TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio de educação infantil

Por:   •  23/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  4.526 Palavras (19 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 4

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 5

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES 6

PROJETO ELABORADO PARA REGÊNCIA, INCLUINDO OS PLANOS DE AULA 9

DIÁRIO DAS REGÊNCIAS 22

MOSTRA DE ESTÁGIO...............................................................................................9

CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11

INTRODUÇÃO

Neste relatório possui informações referentes ao Estágio Curricular Obrigatório na Educação do Ensino Fundamental, realizada durante o curso de licenciatura em pedagogia, que apresentou a finalidade de observar o desenvolvimento e o exercício do profissional que atua na Educação do Ensino Fundamental.

O presente estágio de docência na Educação do Ensino Fundamental teve como objetivos, aperfeiçoar a prática em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em ocasiões reais de trabalho na SEAM – Escola do Futuro.

O estágio supervisionado em Educação do Ensino Fundamental, tendo como supervisora de campo a Professora Luíza Brandão, foi concretizado na Escola SEAM – Escola do Futuro situada na cidade de Nova Iguaçu, que atende crianças divididas entre dois turnos matutinos e vespertinos, no nível de Educação Infantil e Ensino Fundamental, a crianças atendidas na faixa etária entre 03 e 15 anos de idade.

Cada educando é considerado um sujeito ativo que edifica o seu conhecimento por meio das interações e que pode ser um agente de transformação social. Ao realizar este trabalho junto a Instituição tive a oportunidade de observar, analisar e refletir sobre o processo educativo escolar, visando compreender como ocorre o desenvolvimento físico e cognitivo dos educandos.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Realizei a observação e regência, na Educação do Ensino Fundamental, no turno da manhã na faixa etária de 06 a 11 anos.

.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Como a Escola Municipal Prof.ª Lucia Viana Capelli foi fundada na data de 16/04/1984, se trata de uma instituição pública. A instituição localiza-se município de Nova Iguaçu-RJ e atende uma demanda de 310 alunos dividida entre dois turnos matutinos e vespertinos, no nível de Educação Infantil e Ensino Fundamental, as crianças atendidas possui entre 3 e 14 anos de idade.

A escola funciona de segunda a sexta feira das 07h às 12h e das 13h às 17h. Os alunos do turno vespertino moram na zona rural e dependem de transporte escolar oferecido pela prefeitura.

A maioria dos alunos é de classe social desfavorecida e muitos dependem do material didático e da merenda escolar. A instituição prioriza a presença da família na escola, por isso surge à necessidade da escola criar táticas que analisem as desigualdades das famílias para que todas, de alguma forma, tenham assegurada sua participação na vida escolar de seus filhos.

A escola possui 01 pavimento, tendo 10 salas de aula, 01 cozinha, 01 refeitório, 01 biblioteca, 01 sala de informática, 04 banheiros (sendo 01 deles com acessibilidade). Para fins administrativos, conta com uma sala de diretoria, uma secretaria e incluindo a sala de professores.

Seu corpo docente é composto por uma diretora e uma vice, três supervisoras, duas secretária, uma bibliotecária, dois professores da sala de recurso, três serventes escolares, 01 porteiro e trinta e oito professores na Educação Infantil e Ensino Fundamentais sendo todos profissionais qualificados para o cargo e a maioria deles efetivos.

- Instituição: Escola Municipal Prof.ª Lucia Viana Capelli.

- Turnos: matutino e vespertino.

- Cursos ofertados: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

A escola atende alunos da Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental, a escola possui ainda prédio próprio.

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES

Diário Observação

Primeiro dia.

Instituição: Escola Municipal Prof.ª Lucia Viana Capelli

Data: 22/08/2017

Local: Estrada Barão de Tinguá, nº 672 Nova Iguaçu, RJ

Hora de início/término da aula: 7:00h às 12:00h

Professor (a) regente: Maria Elizabeth Leite da Silva

Nível/ Ano: 03 anos

Estagiário (a): Daiane Souza Costa Pereira

Foi observada a turma da educação infantil. Tocou o sinal, e nos dirigimos a sala juntamente com a professora da turma do maternal. A professora cumprimentou os alunos e me apresentou a turma explicando o porquê de estar ali. Observo uma relação afetiva entre docente-discente, favorável a aprendizagem. No inicio da aula os alunos juntamente com a professora cantam músicas, cantigas de roda. A professora procura dedicar seu tempo e atenção a todos de forma individual olhando “olho a olho”, atendendo suas principais necessidades e os alunos entre si demonstram uma boa relação de amizade. Durante a realização da atividade, os alunos estavam organizados em grupos; a maioria das crianças são espontâneas e criativas, a professora usa a criatividade para trabalhar usando recursos didáticos, jogos, livro didáticos, com as crianças. A professora se compromete com a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (92.4 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com