TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio em Educação Infantil

Por:   •  15/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.807 Palavras (16 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 16

COMPONENTE CURRICULAR: Estágio Supervisionado em Magistério da Educação Infantil I

PROFESSORA: Ana Luisa Nogueira de Amorim

MEDIADORA: Karla Lucena de Souza

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL I

Rose Katharina de Oliveira e Silva

Pólo Alagoa Grande

Mediadora Presencial Elaine Nascimento

ALAGOA GRANDE – PB

NOVEMBRO – 2016


[pic 1]                                                                                       [pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CENTRO DE EDUCAÇÃO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MODALIDADE A DISTÂNCIA

ROSE KATHARINA DE OLIVEIRA E SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL I

Relatório de estágio apresentado à Profª Drª Ana Luisa Nogueira de Amorim como requisito de avaliação no componente curricular Estágio Supervisionado em Magistério da Educação Infantil I do Curso de Licenciatura em Pedagogia Modalidade a Distância.

ALAGOA GRANDE – PB

NOVEMBRO – 2016

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO ...........................................................................................

4

2

APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO .......................................................

6

3

ATIVIDADES REALIZADAS .....................................................................

6

4

ANÁLISE E DISCUSSÃO DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO ....................

10

5

CONSIDERÇÕES FINAIS ........................................................................

15

6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..........................................................

16


  1. INTRODUÇÃO

A Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Josué Gomes da Silveira ocupa uma área relativamente boa e está estruturada em 01 prédio de um só pavimento. Atende a 407 alunos no total , sendo 50 alunos no Ensino Infantil (Pré I e Pré II), 187 alunos no ensino Fundamental I (1º a 5º Ano) e 171 alunos na Educação de Jovens e adultos (EJA – 6ª, 7ª, 8ª séries)

No prédio há 01 sala que funciona como sala de direção/supervisão pedagógica/secretaria, 01 almoxarifado para materiais didáticos e materiais de limpeza, instalações sanitárias masculina e feminina, sala de professores, sanitário dos funcionários, 05 salas de aula, cozinha, área descoberta para recreação e sala de leitura onde também funciona o Mais Educação.

O quadro de servidores é constituído de 1 diretor, 1 diretor adjunto, 5 secretárias, 16 professores, 6 auxiliares de serviços gerais, 1 merendeira, 3 vigilante, 1 coordenadora do Mais Educação, tem uma Pedagoga que dá suporte à escola.

            O corpo docente da escola é constituído por professores da própria cidade, em sua maioria com graduação. Na medida do possível, os mesmos estão buscando aprimorar seus conhecimentos através de cursos, palestras, oficinas e outros.

A escola necesssita de uma sala de áudio-visual. A TV e dvd ficam na sala de leitura, onde funciona também o Programa Mais Educação, dificultando assim a utilização destes recursos para dinamizar, agilizar e/ou diversificar o trabalho pedagógico.

       Em relação aos recursos financeiros, os mesmos são provenientes do governo municipal, estadual e federal e aplicados de acordo com as necessidades da escola.

A escola tem como objetivo geral oferecer condições ao aluno de uma aprendizagem voltada às necessidades sócio históricas e culturais, levando-o a ter uma visão crítica para exercer sua cidadania dentro e fora da instituição escolar.

Quanto à prática sócio-política educativa pedagógica, atualmente a escola se dedica a um projeto de leitura e ao Programa Mais Educação, em relação ao PPP (Projeto Político Pedagógico) a escola está reunindo o conselho para sua reformulação. O construtivismo é a metodologia utilizada pela escola, que visa, dentre outras coisas: contribuir para compreensão e construção de conhecimentos através das atividades propostas, desenvolver a expressão oral e corporal (possibilitando a criação, expressão e comunicação), coordenação motora, a criatividade, a atenção, imaginação, percepção auditiva e visual das crianças, etc.

 Com o objetivo de melhorar a aprendizagem das crianças e em consonância com a legislação, desenvolvem-se vários projetos. Não só do ponto de vista da seleção e tratamento dos conteúdos, como também da própria organização escolar, o trabalho da escola está vinculado às questões sociais e aos valores democráticos, assim, as normas de funcionamento e os valores, explícitos que regem a atuação das pessoas nas escolas são determinantes da qualidade de ensino, interferindo de maneira significativa sobre a formação dos alunos (BRASIL, 1996, p.48).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (184.7 Kb)   docx (75.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com