TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio em Gestão Educacional

Por:   •  19/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.549 Palavras (15 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO - UNICID

LICENCIATURA PEDAGOGIA

ANA PAULA DE SOUZA LIMA FERREIRA

RGM: 17006562

ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR

1º SEMESTRE DE 2017

  1. INTRODUÇÃO:

        O presente relatório versa sobre as observações realizadas, na EM Isabel Lupianhes Romera Ryan, no decorrer do Estágio em Gestão Escolar, do curso de Licenciatura em pedagogia.

        É sabido ao aluno do curso de Licenciatura em Pedagogia, sobre a importância da realização deste estágio, uma vez que tal licenciatura difere dos demais cursos de licenciatura, por trazer em sua grade a habilitação de gestão educacional. Tal habilitação o capacita para atuar não só como Professor de educação Infantil e Ensino Fundamental, mas também o habilita a atuar como Gestor.

        Através da observação e das práticas dos gestores, o aluno, constrói e acumula conhecimento para futuras práticas gestoras. Ciente de que o conhecimento não é estável, mas se aperfeiçoa através da busca de conhecimento e experiências educacionais, estas por sua vez, adquiridas na vivência do âmbito escolar, portanto, é de suma importância à observação nas práticas dos gestores, que objetivam a resolução de problemas, a implantação de proposta pedagógica de acordo com a comunidade a qual a escola esta inserida, o diálogo e a troca de informações com pais, professores e alunos. Por isso, a importância do Estágio em Gestão Escolar, onde é construída a base para tal conhecimento, adquirido na observação da prática.

        

  1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA:
  1. Caracterização da Unidade Escolar:

Este estágio, em Gestão Escolar, foi realizado na Escola Municipal, Isabel Lupianhes Romera Ryan, situada à Avenida Paulo Brossard, nº 2090, Recanto Regina - Francisco Morato - SP, CEP: 07957-000, Telefone: (11) 4489-3033,  pertencente a Rede Pública Municipal de Ensino - Secretaria Municipal de Educação de Francisco Morato, vinculada a Diretoria de Ensino de Caieiras.

  1. Descrição da Estrutura Física da Unidade Escolar:

A escola onde realizei o estágio atende alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e alunos da Educação de Jovens e Adultos dos anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Tendo como Diretora Rosana Alves de Araújo Nogueira, Vice-diretora Tatiana Rodrigues Pereira, as Coordenadoras Pedagógicas Janir Mendes, Simone Cristina de Carvalho Silva, Orientadora Educacional Ana Paula Alves e o Supervisor de Ensino Cézar Pimentel.

A Escola possui Horário de Funcionamento das Aulas no período da manhã das 07h às 12h, onde são atendidos os alunos frequentes dos 3ºs, 4ºs e 5ºs anos, no período da tarde das 13h às 18h, são atendidos os alunos frequentes dos 1ºs, 2ºs e 3ºs anos, no período noturno das 19h ás 23h, são atendidos os alunos frequentes no 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano da Modalidade EJAI e 6º, 7º, 8º e 9º da Modalidade EJA II. A Secretaria da Unidade Escolar, presta atendimento a comunidade das 07h às 20h, ininterruptos.

        Há também, o funcionamento do Projeto Mais Educação, ofertado pelo Ministério da Educação, com atendimento aos alunos no horário inverso das aulas, distribuídas em 08 turmas de atividades complementares. O Projeto tem como objetivo melhorar o ambiente escolar, oferecendo atividades nas áreas de acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e arte, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica. Especificamente, na Unidade Escolar, onde realizei o estágio, são oferecidas atividades na área de acompanhamento Pedagógico (Alfabetização), esporte (Judô) e Arte (Dança). O programa prioriza instituições de ensino localizadas em capitais e regiões metropolitanas que têm baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

        Os alunos das salas de Recursos (sala para atendimento aos alunos portadores de necessidades especiais), também são atendidos em duas classes, uma no período da manhã - 07h às 12h, com 13 alunos e outra no período da tarde - 13h às 18h, com 17 alunos, alunos estes, atendidos da Unidade Escolar e das Escolas Municipais: Cora Coralina, Tarsila do Amaral, Antonio Federzoni, Edite Pereira Arruda e Padre Sérgio.

        O corpo docente é formado por um total de 46 Professores, destes há os Titulares, Adjuntos, especialistas em Arte e Educação Física para o ensino fundamental dos anos inicias e os especialistas em Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Inglês, Arte, Ciências para o ensino fundamental dos anos finais – EJA II. Os materiais disponíveis para uso dos professores são: DVD, copiadora, retroprojetor, impressora, aparelho de som, Projetos Multimídia (datashow) e câmera fotográfica/filmadora.

        Há uma pluralidade de estabelecimentos de ensino, no que tange a estrutura, localização, perfil do corpo discente e docente, funcionários, gestores e comunidade. A escola onde realizei a observação do estágio em Gestão Escolar, está localizada em uma comunidade de baixa renda. O que pude observar é que os alunos, em sua maioria, frequentam a escola, não com o intuito do conhecer, mas para sanar as dificuldades e problemas familiares, no quesito alimentação e recreação. As famílias que constituem a comunidade em sua maioria trabalham. Pais e mães são os provedores financeiros da família, consequentemente essas crianças, dependem da escola, não só para a aquisição de conhecimento, mas para terem um lugar para estarem seguros e se alimentarem na ausência dos pais. Consequentemente, o Gestor encontra dificuldades em fazer com que esses pais participem ativamente da vida escolar de seus filhos. Seja nas reuniões de pais e mestres, nas atividades desenvolvidas como: apresentação de trabalhos, exposições, feiras...

        As 16 salas de aulas, têm uma estrutura moderada, com quadro negro, cadeiras adaptadas de acordo com a série/ano, ventiladores, armários para os professores e cortinas, porém com pinturas desgastadas. Há também, deficiência nos materiais de trabalho, como: sulfite, folha de almaço, folha de linguagem, cópias de atividades, etc.

        Há um grande problema na unidade escolar, a demanda de alunos que a escola atende anualmente e que tem aumentado no decorrer dos anos. Falta espaço estrutural, consequentemente a dificuldade em atender todos os alunos, principalmente os ingressantes dos 1º anos, que costumam ser em número maior que as demais séries. O gestor da Unidade Escolar, explicou que o número de alunos é menor conforme avança as séries/anos, pelos motivos de transferência e até mesmo evasão. Quando a escola foi inaugurada em 2003, o número de classes de 1ª série (Ensino fundamental de 08 anos no referido ano) era de 04 classes, com um total de 25 alunos para cada. Hoje, no ano de 2017, o número de classes de 1º ano (Ensino fundamental de 09 anos no referido ano) é de 06 classes, com um total de 33 alunos para cada. Diante de tal demanda, houve a necessidade de criar espaço, acarretando na desativação da biblioteca e sala de informática, para a criação de novas salas de aulas. Houve, também, a criação de anexos, com metragem inferior ao padrão, para atender os alunos. O gestor entende que a educação está sendo prejudicada, pois os alunos ficam presos à salas super lotadas, com uma didática limitada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (156.1 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com