TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO GESTÃO EDUCACIONAL PLANO DE AÇÃO GESTÃO EDUCACIONAL

Por:   •  25/7/2022  •  Ensaio  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER

POLO RIO GRANDE-RS:

SEGUNDA LICENCIATURA PEDAGOGIA

 DISCIPLINA:

ESTÁGIO GESTÃO EDUCACIONAL 

PLANO DE AÇÃO GESTÃO EDUCACIONAL

RIO GRANDE, 19 DE JUNHO DE 2022.

PLANO DE AÇÃO

TEMA

 Participação da gestão escolar na ausência de professores.

JUSTIFICATIVA

A qualidade do ensino pode ser traduzida pelo bom desempenho dos alunos de uma instituição de ensino um ambiente acolhedor e tranquilo, atividades extraclasse, com bons recursos físicos, com corpo docente qualificado e atuante, funcionários comprometidos e com gestores organizados e preparados para as dificuldades do dia a dia escolar. Estes pontos impactam na qualidade de qualquer unidade escolar e é preciso que todos estes recursos sejam bem estruturados para que sejam bem utilizados.

Durante os dias de observação do estágio obrigatório, foi percebido a falta de professores no 1° e 2°ano dos anos iniciais, seja por problemas de saúde ou pessoais e como esta ausência impacta negativamente na escola. Notou-se que o problema abala e desestrutura toda a organização escolar gerando transtornos para alunos, família e escola.  

OBJETIVOS:

  • Utilizar o período da aula do professor faltante para trazer atividades lúdicas com os alunos.
  • Trabalhar jogos didáticos com conceitos já abordados pelo professor regente;
  • Aplicar jogos didáticos, promovendo engajamento de todos os alunos da classe.

SÍNTESE DO ASSUNTO

Muitos dos processos educativos podem ser desafiadores para os professores, desta forma, cabe a gestão escolar engajar o corpo docente, incentivando os educadores a planejar aulas com outros recursos além do material conteudista.

Outro desfio dos jogos didáticos é ensinar aos alunos o momento de parar, pois as atividades lúdicas são muito mais divertidas que o modelo tradicional explanação escrita em uma lousa.

Para que o individuo se desenvolva a aprendizagem é indispensável e não se pode pensar no desenvolvimento das crianças sem considerar à pratica do brincar, de acordo com Santos:

"brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona ideias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra na sociedade e constrói seu próprio conhecimento" (1997, p. 20).

Segundo Piaget (1971) apud Friedmann (2006), o mesmo fez um estudo sobre o jogo ao longo do período infantil, relacionando com o funcionamento intelectual. O teórico classifica o jogo em três estruturas: o exercício, o símbolo e a regra, sendo assim as brincadeiras vão evoluindo conforme a faixa etária.

Nos jogos as crianças aprendem brincando estas acabam fixando conteúdos e encontrando soluções mais criativas e eficientes. Em outras palavras os jogos didáticos tem um maior poder de fixação e aprendizado e acaba envolvendo os estudantes e tornando o aprendizado mais prazeroso. O brincar faz parte da realidade de uma criança, desta forma os currículos escolares deveriam possuir programas educativos voltados para o lúdico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (517.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com