TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Gestão Educacional

Por:   •  27/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.432 Palavras (6 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO_________________________________________________4 2 DESENVOLVIMENTO (INSTITUIÇÃO ESTAGIADA)__________________ 5

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

2.1.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA/INSTITUIÇÃO

2.1.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

2.1.4 Caracterização estrutural (descrição do local)

2.1.5 Caracterização dos profissionais que atuam na instituição estagiada:

2.1.6 Público atendido pela instituição_______________________6 2.1.7 Descrição das atividades observadas

2.1.8 ROTEIRO PARA AS ATIVIDADES DE ENTREVISTA, VISITA E OBSERVAÇÕES

3 PLANO DE AÇÃO______________________________________________7 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS ______________________________________8 5 REFERÊNCIAS________________________________________________9 6 Anexos_____________________________________________________10

3

1.0 INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado de Gestão Educacional é um conjunto de atividades de formação, pesquisa e engloba todos os processos da instituição escolar desde o setor administrativo, até dentro da sala de aula, onde cabe aos gestores; organiza e administrar de maneira eficiente para contribuir com o ensino.

O Estágio integra as dimensões teóricas e práticas articulando de forma interdisciplinar, os conteúdos dos núcleos de diversificações de estudos e estudos integradores por meio de procedimentos de observação, reflexão, gestão, administração e conhecimentos na área docente, contribuindo para o desempenho e prática dos conhecimentos teóricos estudados.

O objetivo geral é, portanto, gerir a escola e participar das diretrizes e políticas públicas educacionais, promovendo projetos pedagógicos, e garantindo a eficiência no ensino para os estudantes, liderando e adotando mecanismos que favorecem o bom desempenho na comunidade escolar. O relatório de modo híbrido foi feito em uma escola privada localizada no município de Ibiúna-SP, no período de 20 dias, a escola comporta o ensino infantil e fundamental.

A proposta e metodologia utilizada pela instituição é projetar experiencias com cores, texturas, ambientes e fazer com que cada criança se sinta acolhida e segura, pude observar também que há uma rotina para cada faixa etária, se ajustando a necessidade de educar sem perder o interesse da criança, ensino bilingues, e sempre se atentando aos comportamentos, ajustando e adequando os horários de funcionamento (integral, meio período) as famílias e valores para necessidade de cada família.

Na escola observei as funções que a gestora desempenhava no seu dia a dia, onde começava sempre atendendo aos professores e coordenadores em suas reivindicações e demandas mais urgentes para o decorrer do dia e do ano letivo, verifica a demanda dos demais funcionários e inicia a parte administrativa, onde verifica pagamentos, mensalidades, necessidades de compra para o patrimônio escolar. O primeiro contato obtido foi procurando saber as funções do gestor no ambiente escolar e participar do planejamento e auxiliar nas demandas gerais (datas de pagamentos, contratação de serviços gerais, manutenção para a escola internamente e externamente etc.).

4

2.0 DESENVOLVIMENTO

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA/INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

A escola de ensino privada, fica localizada no município de Ibiúna-SP, e tem o horário de funcionamento das 7h as 18h, oferecendo ensino integral ou meio período, para atender as necessidades de cada responsável. A instituição, atende alunos de 04 meses a 11 anos, e comporta cerca de 120 alunos, desde o berçário até o fundamental 1, a escola oferece ensino bilingues e conta com diversos profissionais, como técnicos de enfermagem, nutricionistas, pedagogos, educadores físicos, artísticos, auxiliares de limpeza, cozinheiros etc. O estágio foi realizado de 10/11 até 30/11, sendo observado toda rotina, demanda e necessidades da gestão escolar, onde foi possível participar e colaborar com as atividades diárias e contribuir com meus conhecimentos e práticas na área.

2.2CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA/INSTITUIÇÃO

Para definir a concepção pedagógica da escola, foi com que através do espaço educacional, as crianças pudessem experenciar o aprendizado de uma maneira mais divertida, já que todo o espaço foi projetado para trazer segurança e acolhimento, adequando a rotina de cada uma, contando com atenção dos profissionais desde os primeiros passos e comportamentos, contando com a expertise de profissionais de diversas áreas que contribuem imensamente na formação de cada criança durante o acompanhamento letivo. Após um dia de aulas e brincadeiras, as crianças levam consigo um diário para dividir com seus pais e responsáveis o dia e manter a comunicação continua com a família, promovendo uma aproximação. Visando sempre propiciar um ambiente de aprendizagem, respeito, colaboração e autoestima, educando sempre com amor e respeito.

2.1.4 Caracterização estrutural (descrição do local)

A Instituição dispõe de um ambiente adaptado com rampas, colorido e propicio para recepcionar os alunos, a instituição dispõe de berçários, playground, salas de aula do ensino infantil e fundamental 1, espaço de refeições, cozinha, espaço administrativo e quadra de esportes.

5

2.1.5 Caracterização dos profissionais que atuam na instituição estagiada:

No corpo docente, os profissionais são bilingues, há também a disposição de nutricionista, técnico de enfermagem, cozinheira, auxiliares de limpeza prestadores de serviço de manutenção.

2.1.6 Público atendido pela instituição

A instituição atende de 04 meses até 11 anos de idade, ensino personalizado e com horários variados para atender as necessidades de cada criança.

2.1.7 Descrição das atividades observadas:

Foi possível observar durante o período estagiado A equipe é composta por profissionais das áreas de pedagogia uma visão de educação bastante ampla para perceber que os indivíduos precisam ser trabalhados em sua afetividade, em sua cognição e na transformação das suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com