TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio em Gestão Educacional

Por:   •  18/8/2021  •  Relatório de pesquisa  •  2.303 Palavras (10 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 10

                                   [pic 1]

EDUCAÇÃO FÍSICA-LICENCIATURA

Luana leticia mathes soares

RA; 23225676

RELATÓRIO DO

ESTÁGIO DE GESTÃO ESCOLAR

                                                          Taquara-RS

                                                              2020

LUANA LETICIA MATHES SOARES

RA; 23225676

RELATÓRIO DO estágio de

GESTÃO ESCOLAR

Relatório apresentado à universidade anhanguera-UNIDERP, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de estágio de Gestão escolar do curso de educação física-licenciatura.

                                                          Taquara-RS

                                                              2020

                                                      SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO........................................................................................1
  2. RESUMO DO ARTIGO; GESTÃO ESCOLAR E DEMOCRATIZAÇÃ....2
  3. REGIMENTO ESCOLAR/PPP; GESTÃO PEDAGÓGICA.....................3
  4. ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA; GESTÃO ADMINISTRATIVA........4
  5. PLANO DE AÇÃO..................................................................................5
  6. CONSIDERAÇOES FINAIS...................................................................7
  7. REFERÊNCIAS......................................................................................8

  1. INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado é um método muito importante para compreender e analisar a realidade que norteia a formação do profissional na escola. Ele está baseado nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que visa comprovar as atividades de estágios, presentes em todos os cursos de bacharel e licenciatura.

O objetivo deste estágio esta ligada a parte pedagógica da escola (diretores, coordenadores, supervisores, orientadores), neste presente trabalho de estagio estão relatadas a importância da gestão escolar e democratização,  os desafios constantes dos gestores da escola, a importância das reuniões, a participação ativa de familiares para complementar os projetos da escola, assim como a participação de cada um que compõe a instituição de ensino para que possa ser oferecido uma educação de qualidade.

Será abordada a importância do regimento escolar, seus aspectos e o PPP (Projeto político pedagógico) que é um documento no qual observamos o trabalho integrado e atuação conjunta entre todos os integrantes da comunidade escolar (professores, pais, direção coordenação, etc.) e o papel do diretor na escola perante o relacionamento com os alunos e professores, suas atribuições administrativas e pedagógicas.

 Foi elaborado um plano de ação em uma escola municipal de ensino fundamental, com alunos do 6º ao 9º ano, onde foi identificado uma falta de interesse e participação pouco ativa dos familiares na gestão escolar. Os meios de comunicação tecnológicos estão cada vez tomando conta da vida de todo o ser humano, para contribuir com o ensino-aprendizagem da escola e maior participação da comunidade nos projetos escolares, foi elaborado um plano de ação em que pode-se aproveitar esta tecnologia a favor da escola, integrando pais e alunos nas atividades escolares, por meio de um software de gestão escolar, onde os pais podem acompanhar o desempenho dos filhos, participar de atividades, tanto online como marcar as atividades presenciais, muitas possibilidades de integração podem ser realizadas por meio do programa.

  1. RESUMO DO ARTIGO; GESTÃO ESCOLAR E DEMOCRATIZAÇÃO

Na perspectiva de ressaltar a importância de uma gestão democrática e a qualidade de ensino e aprendizagem na escola, salientemos o desafio constante do gestor escolar em reverter o modelo tradicional e conservador, para a construção de uma gestão da escola, pautadas em relações democráticas visando a interrelação e participação dos meios internos e externos da escola, que visem as melhorias das propostas de ensino e garantia de uma educação de qualidade.

Quando falamos em democratização da educação, deve-se ter consciência da sua amplitude, pois a democracia é um fundamento legal da educação e está presente na LDB-9394/96 estabelecido em seu Art.14. O MEC fortalecendo os conselhos escolares, disponibilizou em seu site um espaço para pais e familiares para que possam fazer consultas sobre a temática do conselho escolar e disponibiliza cursos de extensão para os conselheiros escolares, entre outros, para que compreendam seu papel frente a uma gestão colegiada.

O projeto político pedagógico (PPP) é a base para todos os projetos e programas que adentram as unidades escolares, o PPP é a identidade da escola contempla toda a cultura, valores, filosofias e referencias que esta comunidade carrega é um documento no qual podemos observar o trabalho integrado e atuação conjunta, entre professores, coordenadores, direção, pais, alunos, funcionários, gestores em fim de toda a comunidade escolar, em prol da qualidade educacional, deixando o diretor de ser o único administrador da escola que obedece ordens superiores, passando a ser um orientador.

Para que realmente se efetive uma ação democrática educacional, a escola precisa sair da posição de “executora” de praticas pré-determinadas e passar a refletir suas práticas, democracia demanda respeito, solidariedade, comprometimento, responsabilidade e ética. É preciso conhecer a comunidade escolar, suas peculiaridades e concepções e através da ação político-pedagógica do gestor escolar, atuando como um líder democrático, que dá oportunidade a todos de participarem e ajudar a decidir as soluções adequadas as problemáticas surgidas no contexto escolar, assim se terá uma verdadeira gestão democrática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (126.2 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com