TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO GESTÃO ESCOLAR

Por:   •  1/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

TAÍS OLIVEIRA ALVES-1702400

CARINA DUTRA SARMENTO-1798437

TURMA:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO- GESTÃO ESCOLAR

GLORINHA

2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

TAÍS OLIVEIRA ALVES- 1702400

CARINA DUTRA SARMENTO-1798437

TURMA:

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

 

   

                Relatório de estágio supervisionado _

Sumário

Introdução

Identificação da escola estagiada

O estágio supervisionado Gestão Escolar foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Maria Celma Mendes Peralta, situada na Rua João batista, número 210 no bairro centro, CEP 92380000, localizada na cidade de Glorinha no Estado do Rio Grande do Sul. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (51) 34871364 e do e-mail_Emeiperalta.glorinha@gmail.com .

A escola oferta atendimento no nível de Educação Infantil, seu horário de atendimento é das 7h00min às 19h00min, atendendo crianças de idade de quatro meses a dois anos.

A instituição atende um número total de 62 alunos, sendo que não há nenhum em processo de inclusão.

O correspondente estágio, ocorreu no período de 08 de maio de 2018 à 21 de maio de 2018.

A rotina da criança é estruturada conforme suas necessidades pessoais e de aprendizagem. Cada nível é organizado de maneira possível que possa atender da melhor maneira possível.

Sua rotina segue da seguinte forma: Recepção das crianças pelos professores e profissionais. Descanso, momento da alimentação, atividades, atividades pedagógicas, almoço, mamadeira, hora de dormir, lanche (fruta ou sobremesa) higiene sempre quando precisar durante todo o dia.

A rotina é conduzida pelo educador proporcionando a criança a maior facilidade de organização e espaço temporal, oportunizando a construção das noções espaciais e temporais e dos outros aspectos relacionados ao conhecimento.

O brincar é essencial para que a criança exerça a sua capacidade de criar, a linguagem corporal permite que ela haja sobre o meio físico.

A linguagem oral e escrita é importante para ampliar as possibilidades da participação nas práticas sociais; A linguagem musical comunica as sensações e pensamentos por meio da organização e relacionamento entre som e o silêncio.

A linguagem social e da natureza constitui os fenômenos naturais e sociais, na qual a criança demostra sua curiosidade e investigação.

A linguagem matemática faz-se presente em diversas atividades do dia a dia, desenvolvendo o raciocínio lógico, da criatividade e capacidade de resolver problemas. A avaliação é realizada por um parecer descritivo, constando as manifestações das crianças e os aspectos significativos do seu desenvolvimento, entregues ao responsável em entrevista individual.

O estágio realizou-se no mês de maio, intercalando três horas ao dia, objetivando compreender a Gestão Escolar na escola na Educação infantil.

A estrutura predial da Educação Infantil é ampla. Possui uma grande área com cobertura na frente, na esquerda possui o refeitório, com uma cozinha completa. O refeitório é equipado com mesinhas e banquinhos para a alimentação das crianças. Todas as janelas são grandes, ventilando bem o ambiente, possui também ar condicionado.

A escola é constituída de seis berçários com trocadores nas salas e nos banheiros. A sala da direção, sala de aula, refeitório todos os lugares são climatizados.

Possui uma pracinha nos fundos com balanços, escorregador etc... na parte da frente também possui balanços e brinquedos.

Todas as professoras são formadas, as que não possuem graduação em pedagogia fizeram o magistério algumas possuem concurso efetivado. Possui 28 funcionários, seis professores, seis atendentes e nove estagiárias.

A pedagoga da escola está atenta a tudo que se desenvolve e em especial, ao cumprimento dos objetivos formulados na proposta pedagógica, busca a participação dos representantes dos diferentes seguimentos da escola acompanha o planejamento das atividades, atende aos pais dos alunos, seleciona textos para estudos em grupos com os professores, intercede nas relações entre a escola e a comunidade.

Plano de ação

Tema: a importância da higiene

Justificativa: promovendo uma reunião com os pais, será abordado o tema sobre a higiene. Assim, os conscientizando da importância do mesmo, de seus benefícios e malefícios. Descrevendo a metodologia é ser utilizada e aplicada em concretização ao objetivo proposto.

Objetivo: evitar doenças fúngicas e de contágio viral, promover o bem estar da criança, demonstrar a importância do cuidado com o corpo humano.

Proposta de trabalho: será feito uma convocação aos pais expondo o tema que será apresentado, os convidados a participar do mesmo em prol da importância ligada diretamente a escola e as crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com