TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO GESTÃO ESCOLAR

Por:   •  25/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.353 Palavras (10 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ANA CLAÚDIA FREITAS, RU: 731285

ESTÁGIO SUPERVISIONADO GESTÃO ESCOLAR

UTA: Regime Tutorial

REDENÇÃO-PA

2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ANA CLAÚDIA FREITAS, RU: 731285

ESTÁGIO SUPERVISIONADO GESTÃO ESCOLAR

UTA: Regime Tutorial

Relatório de estágio supervisionado da UTA: Regime Tutorial, apresentado ao curso de licenciatura em Pedagogia a distância do centro internacional UNINTER. Tutora: Neuzanira Alves da Silva. Centro associado: Redenção - Pa

REDENÇÃO-PA

2018

 

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................  3

2. A ESCOLA ESTAGIADA ........................................................................ 4

2.1 Caracterização da Escola .................................................................... 4

2.2. Concepção pedagógica da escola .................................................... 5

2.3 A atuação do pedagogo na gestão democrático-participativa ........ 6

2.4. Plano de estágio .................................................................................. 7

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................... 8

4. REFERÊNCIAS ....................................................................................... 9

5. ANEXOS .................................................................................................. 10                    

  1. INTRODUÇÃO

Relatório de estágio supervisionado da  UTA  Regime tutorial  constitui -se  de uma atividade muito relevante para alunos do curso de Pedagogia.  Através deste estágio foi possível ter um contato mais aprofundado com a parte burocrática da escola e seu cotidiano. O convívio trouxe  a compreensão sobre o trabalho realizado na Direção, Coordenação Pedagógica, e a Ordenação escolar. Deste modo o estágio tem coo principal objetivo fortalecer a e solidificar  a  teoria  e  a  pratica  conforme os princípios  metodológicos,  concebendo amplo entendimento  da funcionalidade organizacional  e estrutural da escola como um todo. Para a realização deste trabalho foram utilizados vários instrumentos tais como:  observação  na  escola  pesquisada,  leitura  de  livros,  tele aulas  e  entrevistas.  As  partes que compõem este trabalho são: identificação da escola estagiada,  concepção pedagógica, descrição e analise reflexiva das atividades de estágio supervisionado, considerações finais, referências.

 No estabelecimento de ensino foi possível observar que a gestão democrática é desenvolvida através de diálogo com a comunidade, professores, funcionários, pais e principalmente alunos dando assim uma ênfase ao dialogo tornando possível à criação de um ambiente com condições para discussão e troca de ide ias. O estágio supervisionado foi realizado nos dias 05 de junho a 18 de junho de 2018, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Ribeiro. Os resultados positivos de uma escola só serão realmente garantidos através do trabalho coletivo comandado pela direção escolar tornando todos os componentes envolvidos na gestão escolar. Para a formação profissional do acadêmico em Pedagogia o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrito e do cálculo e a compreensão do ambiente  natural e social, do sistema político e dos valores em que se fundamenta a sociedade. Durante o estagio a metodologia utilizada foi visitas participativas diárias a escola, entrevista com a equipe da coordenação (direção e coordenação), análise da documentação escolar e principalmente o Projeto Político Pedagógico.  

  1. CARACTERIZAÇÃO DO CONTEXTO DO ESTÁGIO

2.1 Caracterizações da escola

A Escola de Ensino Infantil e Fundamental Carlos Ribeiro, está localizada em Redenção-PA. A escola comporta sua estrutura física e área livre são de 200x200(duzentos por duzentos metros),que tem integrado em seu corpo físico o estádio de esportes do setor.

        A equipe pedagógica é constituída por; Maria das Graças Duarte Araújo professor/diretor, 4 secretarias, 1 coordenadora pedagógica, e conta com a colaboração de (23) funcionários, sendo (10) professores, (3) agentes de infraestrutura educacional, (2) agentes de infraestrutura operacional(vigilante), (1) secretário geral,  (1) suporte pedagógico.

        A estrutura física da EMEF Carlos Ribeiro é bem grande composta por:

Secretaria -01

Dispensa de alimento -01

Dispensa para material de limpeza – 01

Cozinha –01

Banheiro para os alunos –04

Banheiro para os funcionários -02

Salas de aula –10

Sala dos professores –01

Refeitório – 01

Área aberta – 02

Biblioteca – 01

Laboratório - 01

        A escola funciona em dois períodos matutino e vespertino iniciando os trabalhos a partir das 07:00hs com término as 17:45hs, aberta aos pais dos alunos e toda comunidade que precisarem de algum esclarecimento, atendendo assim um total de 580 alunos matriculados no ensino infantil e fundamental I.

        A EMEF desenvolve vários projetos que tem como objetivo assegurar um ensino de qualidade respeitando as necessidade e peculiaridades dos educandos, e assegurando a permanência dos alunos, formando cidadãos críticos e participantes que sejam capazes de agir de forma emancipatória na transformação de uma sociedade.

2.2 CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA ESCOLA

        Por meio da consulta do PPP da escola foi identificado o modelo de  ensino dotado pela mesma e como ela tem um papel importante no desenvolvimento do  processo de aprendizagem de cada individuo que tem a oportunidade de frequentar uma instituição de ensino, a qual tem como primordial interesse orientar e preparar socialmente cada individuo que opor ela passa. O homem é tido como um  sujeito  histórico,  o  seu  cotidiano,  os  conflitos estabelecidos  entre  as  diferentes  classes  sociais,  culturais  e  políticas  que  se transformam  formando  um   cidadão  ativo  e  participativo  na  sociedade,  obtendo capacidade de mediar  conflitos, propor  soluções criativas em prol da solidariedade e  justiça e igualdade,  desse modo  a  concepção de homem é a de ser histórico, possuidor  de sua existência,  transcendência da natureza e, portanto livre no sentido de agir  intencionalmente  e  possibilitado de construir suas possibilidades não previstas.  A escola é uma instituição em constante desenvolvimento e mudanças para melhoria do seu desempenho e comunicação com a sociedade tendo passado por transformações expressivas no âmbito social, político e econômico. Essa transformação origina-se entre os pressupostos que vêm sendo redirecionado ao ambiente socializador adequado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (661.2 Kb)   docx (995.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com