TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio: ANOS INICIAIS

Por:   •  30/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.870 Palavras (8 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 8

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Curso: Pedagogia (Licenciatura)

Instituição: Cruzeiro do Sul Virtual Educação a Distância

Nome: 

RGM: Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Ano Letivo: 2019

Semestre de realização do estágio: 04° Semestre

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PLÍNIO DE QUEIROZ

Nome da Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Plínio de Queiroz 

Endereço: Rua Manuel Henrique de Paiva, n° S/N, CEP 08341-080, Bairro: Parque Boa Esperança, situado na região leste de São Paulo.

Diretoria/Secretaria de Ensino: Leste 3 (DRE São Mateus)

O estágio foi realizado com duas turmas do Ensino Fundamental, 1° Ano B e D, a estrutura da escola é ampla, com capacidade para mais de 1.000,00 alunos, estando matriculados nesse ano 501 alunos nos anos iniciais (1° a 4° série ou 1° ao 5° ano) e 475 alunos nos anos Finais (5° a 8° série ou 6° ao 9° ano) e 32 alunos em Educação Especial.

Em um contexto geral a Escola é bem organizada, conservada, limpa, com bastantes materiais pedagógicos, com estrutura de salas educativas, como Laboratório de informática, brinquedoteca, sala de leitura, quadra de esportes, equipadas com aparelho de DVD, Retroprojetor e televisores, onde permite as crianças trabalharem a linguagem corporal.

 A Escola é composta por 6 salas de atendimento as crianças, com uma sala de atendimento especial, uma sala para os professores, sala para a diretoria, a cozinha, o refeitório onde as crianças se alimentam e pátio onde fazem as  horas de intervalo, e a quadra que é utilizada pelos alunos da EMEF, onde são realizadas as aulas de educação físicas, todos os espaços são bem limpos, organizados e decorados com cores chamativas para chamar a atenção das crianças e também trabalhar a linguagem visual. Vale ressaltar que a alimentação das crianças é de perfeita qualidade tem um cardápio diferenciado, com muitas frutas, legumes, tudo para uma dieta balanceada, respeitando as orientações da nutricionista da região, sempre acompanhando as dietas especiais para as crianças que apresentam prescrição médica para a alimentação.

A brinquedoteca é um espaço amplo, bem arejado e acolhedor, com diversos brinquedos (bonecas, panelinhas, tapete trilha, quitandinha, carrinhos, e cantinho de leitura) onde as crianças podem soltar a imaginação, aprender a dividir os brinquedos, respeitar as regras, desenvolver sua personalidade, valores e ética.

O laboratório de informática é amplo com uma quantidade razoável de computadores, acomodando dois alunos em cada máquina, número que não atrapalha o andamento das aulas, as aulas são ministradas pela professora da sala de aula com o auxílio da monitora de informática, são utilizados jogos escolhidos pela professora através de uma cartilha com jogos educativos.

Segue algumas fotos do espaço que a Escola apresenta para seus alunos:

[pic 1] SALA DE AULA

[pic 2] PÁTIO / REFEITÓRIO

[pic 3] QUADRA DE ESPORTES

[pic 4] SALA DE LEITURA

[pic 5] SALA DE ATIVIDADES

[pic 6] APRESENTAÇÃO DA TURMA DO 1° ANO B – TEMA MEIO AMBIENTE E INTEGRAÇÃO SOCIAL

[pic 7] JOGO DE INTEGRAÇÃO SOCIAL, REALIZADO PELO GRUPO DE AMPUTADOS.

[pic 8] JOGO DE INTEGRAÇÃO SOCIAL, REALIZADO PELO GRUPO DE AMPUTADOS.

[pic 9] PROJETO RECICLAGEM E CONSCIENTIZAÇÃO

[pic 10] PROJETO RECICLAGEM E CONSCIENTIZAÇÃO

[pic 11] SALA DOS PROFESSORES

       INTRODUÇÃO

 No presente trabalho, abordam-se e detalha às 105 horas e 30 minutos de estagio Estágio Supervisionado em anos Iniciais do Ensino Fundamental cumprido na unidade escolar entre as datas 24/04/2019 e 24/05/2019, com crianças reflexões detalhando sua importância, e as suas contribuições para a formação docente, considerando os estudos teóricos que foram realizados, relacionando as experiências vivenciadas na prática docente. O estágio Supervisionado em anos Iniciais do Ensino Fundamental foi realizado na turma da professora Gislaine, no 1° ano B na Escola Municipal do Ensino Fundamental Plínio de Queiroz, situada na Rua: Manuel Henrique de Paiva nº S/N, CEP.: 08341-080 - SP. A observação e intervenção permitiram que houvesse uma análise com um olhar mais criterioso, na procura de contribuições que seja essencial para desenvolver os diversos aspectos observados durante o Estágio. Durante o estagio foi realizado algumas atividades, como projetos: Como integração social, onde possibilitou a integração dos alunos com as crianças com necessidades especiais e vice e versa, buscando potencializar a auto-estima pessoal e eleva o bem-estar individual de quem se relaciona com os demais. Atividades de contação de historias, apresentações com músicas, danças, atividades relacionadas a alfabetização, aprendendo a alfabeto, as vogais os numerais e etc.

     As atividades por mim realizadas foram de observação, análise e      diagnóstico da realidade escolar, participação e auxílio em atividades pedagógicas e regência.

     PERFIL DA PROFESSORA

     A docente que me acompanhou durante a maior parte do estágio, é formada em Pedagogia e exerce a função há seis anos, sendo este, o terceiro ano que atua nesta escola.

     É bastante carinhosa com as crianças e criativa em suas atividades, apresenta liderança, linguagem apropriada para a idade dos alunos, aborda os conteúdos de forma adequada e lúdica, está sempre atenta ao comportamento dos alunos e procura entrosá-los, para que participem de todas as atividades propostas.

    PRÁTICA PEDAGÓGICA DA PROFESSORA

Neste estágio foram realizadas 108 horas e 20 minutos do 1° ano B, acompanhada pela professora Gislaine. A partir das observações das aulas da professora, é possível descrever algumas práticas pedagógicas que foram utilizadas nas aulas e vivencias com os alunos:

 Professora Gislaine – 1° ano B

 No que diz respeito a pratica pedagógica desta professora, observei as seguintes:

  • Arte e Lúdico, utilizado para a percepção das letrinhas do alfabeto, identificando vogais e consoantes;
  • Faz de conta com a utilização de fantoches e dedoches, voltados ao projeto meio ambiente;
  • Brincadeiras com diversos achados do jardim como folhas, flores, formiga e etc. voltados a sala de aula identificando o nome de cada achados, aprendendo a escrever e criar historias com os encontrados;
  • Brincadeiras livres, com muita música, teatro e contação de historias e roda de conversas, com foco no meio ambiente e na integração social.

Objetivo: Fazer com que as crianças expressassem seus desejos, desagrados necessidades, preferências e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas, trazendo uma visão lúdica, fazendo com que as crianças usem a imaginação através das coisas encontradas no jardim, interagindo com a alfabetização, aprendendo as letrinhas de forma divertida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (639.5 Kb)   docx (533.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com