TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  31/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.557 Palavras (23 Páginas)  •  1.034 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º FLEX e 7º SEMESTRE

ANTONIO ALISON BARBOZA DE OLIVEIRA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Rio Branco

2016

ANTONIO ALISON BARBOZA DE OLIVEIRA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental –6º FLEX e 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Sandra Regina Cunha Perini

Tutor de sala: Nayane Costeira de Souza Costa.

Rio Branco

2016


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                03

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........        04        

1.1 Caracterização da Instituição        04

2 ROTINA OBSERVADA          05

3 REFERENCIAL TEÓRICO        09

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        11

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................        23

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................        26

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        27

REFERÊNCIAS..........................................................................................................28        


INTRODUÇÃO

O Estágio Curricular Obrigatório é bastante importante na formação do acadêmico em Pedagogia, além do mais, é nesse momento que conhecemos um pouco mais da realidade da vida escolar, como também o funcionamento da escola, e sobre a necessidade do professor planejar seu trabalho de modo a promover prioritariamente o desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos, reconhecendo-a como cidadã, com direito ao respeito, a vez e voz, a escolhas, com características próprias, um sujeito capaz.

Estágio é onde temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de pensar sobre quais práticas vamos escolher no futuro, quais as formas de agir dentro de uma sala com as crianças. É o momento de conhecer, avaliar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente.

Além disso, o presente estágio de docência no Ensino Fundamental teve como objetivos, aperfeiçoar a prática em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em ocasiões reais de trabalho

Para uma formação ser qualificada, o profissional deve desenvolver seu trabalho no estágio supervisionado com eficiência e responsabilidade, verificando o contexto da Educação Infantil, e observando a forma como as crianças se relacionam entre si e com os adultos com os quais convivem.

O tema escolhido para a intervenção foi o gênero textual fábulas, pois sabemos que a leitura e a contação de histórias trazem muitos benefícios para a educação das crianças.

Despertar o interesse da criança para o aprendizado; lidar com a diversidade em sala de aula é desafio diário enfrentado pelos professores. Conhecer o valor pedagógico e didático das fábulas e sua utilização na formação de valores nas crianças de séries iniciais do ensino fundamental, é uma alternativa apresentada neste trabalho no auxílio da prática pedagógica. Portanto, é bom lembrar-se de incluir também as fábulas na rotina da leitura.

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A Escola de Ensino Fundamental Messias Rodrigues de Souza, é uma escola pública, municipal, localizada na zona urbana de Sena Madureira, ela foi fundada no ano de 2004, ou seja, já são 12 anos de existência da mesma. A principal comunidade atendida são as crianças dos bairros das redondezas, como o bairro da Pista em que ela é localizada, como também o bairro Vitória, porém ainda freqüentam a escola, crianças de diversos bairros, como Centro, Bosque, CSU, entre outros.

São ofertadas turmas de 1ª ao 5ª ano do ensino fundamental, nos turnos, matutino e vespertino, o nível de formação dos professores, são quase em sua maioria formados em Licenciatura em Pedagogia, porém há ainda, alguns professores que ainda estão cursando o ensino superior na área, mas são formados no antigo magistério.

A escola conta com uma boa estrutura física, possui uma cantina para os alunos merendarem, amplo espaço de pátio, secretaria, diretoria, biblioteca, sala de leitura, sala de informática, sala de multimeios, uma quadra poliesportiva para os alunos realizarem aula de educação física, e ainda uma piscina para aula de natação.

2 ROTINA OBSERVADA  

RELATO DA OBSERVAÇÃO 1º ANO

A Professora que se chama Maria do Rosário iniciou a aula com a chamada nominal, colocando os nomes de todos os alunos em cima de sua mesa, e foi chamando cada um por vez para pegar seu nome escrito no crachá, e também pediu que eles escrevessem seu nome completo no caderno, após escreverem seus nomes, foram cada um por vez, colocar o seu nome no crachá em um cartaz posto na parede que tinha escrito: chamada. Há ainda o chamado, caderno volante, que é um caderno utilizado durante todo a ano para que os alunos escrevam seu nome no mesmo, ele tem como objetivo fazer com que a criança até terminar o ano letivo já sabiam escrever seu nome por completo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)   pdf (326.8 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com