TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Supervisionado Anos Iniciais da Educação Infantil

Por:   •  14/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.747 Palavras (7 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 7

Campos Virtual Cruzeiro do Sul

Licenciatura em Pedagogia – EAD

Nome: Dulcineia Aparecida Ferreira

RGM: 17499801

4º Semestre

Relatório de Estágio Supervisionado Anos Iniciais da Educação Infantil

Planura - Mg

2018

Curso: Licenciatura em Pedagogia.

Instituição: Cruzeiro do Sul virtual.

Nome: Dulcineia Aparecida Ferreira.

RGM:1799801

Disciplina: Estagio Curricular supervisionado em Educação Infantil.

Ano: 2018.

Semestre: 4°

Caracterização da Escola:

Escola: M Luiz da Silva e Oliveira “Educação Infantil”

Dependência administrativa: Publica.

Diretoria: Secretaria Municipal de Educação.

Anos e Escolares: Pré I (4 anos) e Pré II (5 anos).

Estrutura Física da escola:

A Escola Luiz da Silva e Oliveira Educação Infantil foi inaugurada em janeiro de 2013 e possui vários aparelhos eletrônicos como DVD, TV, computadores.A limpeza e a organização da escola são muito caprichada, a escola possui um plano anual e cada professor elabora seu plano de aula seguindo toda orientação pedagógica, Algumas salas possuem ar condicionado e outras ventiladores e janela, as salas são bem claras e arejadas, todos os quadros são brancos, a sala é toda enfeitada com desenhos, calendário datas de aniversário, alfabeto, vogais, numerais as famílias Ba, Be, bi, Bo, Bu,  Bão e segue todas as famílias, clima tempo e figuras geométrica cada porta tem um desenho, o refeitório é organizado a limpeza é feita toda semana. Temos um refeitório que é composto por 5 mesas grande e cada mesa possui dois bancos e algumas crianças levam seu próprio lanche, o espaço da escola são compostos por uma secretaria; uma sala de vídeo, deposito.  De materiais pedagógicos seis salas de aula todas comporta 20 a 21 criança em cada sala, cinco banheiros sendo dois para funcionários e dois para as crianças meninos e meninas temos um refeitório e um pátio, temos um parquinho com alguns brinquedos e espaço com gramado e árvores.

Resumo

Este relatório tem a finalidade de explicar e documentar o Estágio curricular supervisionado em Educação infantil, bem como as experiências vivenciadas nesse contexto e a sua importância na formação do profissional de Pedagogia tem como objetivo retratar o cotidiano escolar, a interação entre os alunos e professores, bem como analisar o processo de ensino – aprendizagem.

Este relatório contém a descrição de todas as etapas cumpridas, sua apresentação, o desenvolvimento, observação, participação, desenvolvimento das atividades, regência e avaliação profissional. Traz ainda a grandeza da formação do estágio e uma observação crítica da experiência vivenciada na Educação infantil.

Palavras chave: Educação Infantil, Rotina da sala de aula.

Introdução

Meu estagio foi feito no período da tarde no dia 23 de agosto e terminei no dia 28 de setembro 2018. Fui apresentada para as crianças pela professora, as crianças ficaram muito feliz em saber que eu passaria um tempo naquela sala, estou sempre presente nesta escola por fazer trabalhos voluntários não só no ensino infantil como nas escolas de ensino fundamental também eu costumo dizer que sou amiga das escolas e tenho o maior prazer em ajudar estas instituições, a prática em sala de aula nos leva a pensar como vai ser nosso dia a dia como professor. Agora estamos estudando apenas as teorias, e não temos ideia do que é estar em uma sala de aula frente a uma responsabilidade tão grande, a teoria não tem nada a ver com a pratica é ter responsabilidade de fazer a mediação do conhecimento que temos para passar para as crianças, a responsabilidade é grande.

A experiência que tenho por fazer um trabalho voluntário nas escolas me deixa muito segura e confiante, portanto o estágio que acabei de fazer na escola Luiz da Silva e Oliveira da cidade de Planura Mg Educação infantil anos iniciais, me mostrou claramente o que é ser professor de Educação Infantil. Saber como trabalhar com os conteúdo apresentados, para que as crianças realmente se desenvolva, aprenda com compreensão. A professora que fiz estagio é muito dedicada com seus alunos, ela tem didática pra ensinar apesar de

serem pequenos eles compreende com facilidade as explicações da professora observei que é uma professora que gosta do que faz.

Portanto, é no estágio prático em sala de aula, que o futuro professor tem a oportunidade de se aperfeiçoar para exercer com sucesso sua profissão, aprendi muito neste estágio é muito prazeroso poder ensinar e também aprender

Perfil dos professores

Nome: L.S

Formação: Magistério e Pedagogia e Pós Graduação em Educação Infantil.

Atua na área desde: 2004.

Período: Vespertino

O estágio foi acompanhado pela professora Luciana que atua no pré de 5 da Educação Infantil. Seu trabalho segue uma sequência didática que coincide com a aprendizagem dos alunos, trabalhando conteúdos que são muito importantes com a realidade social, estabelece um momento crucial e favorável para a aprendizagem, promovendo atitudes positivas, Nestes conteúdos que foram trabalhados há contextualização e interdisciplinar. A professora realiza o plano de aula todos os dias para receber seus alunos, que passam por um tempo dentro da escola realizando atividades de aprendizagem. A professora não abre mão das brincadeiras todos os dias, pois é essencial que as crianças brinquem e também ajuda no processo cognitivo dos alunos. O aluno que não tem o mesmo ritmo de aprendizagem que os outros recebe um apoio de aulas de reforço, a professora procura usar atividades diversificadas para melhor atingir os objetivos de aprendizagem, como desenhos, leitura de histórias e outros materiais interativos. Observei que a professora é bem reflexiva e procura ouvir os seus alunos buscando avaliar e monitorar as dificuldades de cada um, estando sempre à procura de soluções e está sempre em comunicação com os pais. Na educação física temos o professor Alexandre que é um profissional exemplar, suas atividades são bem diversificadas e as crianças gostam muito, observei que ele trabalha muito a psicomotricidade, tempo e espaço e alteridade estas atividades fazem parte do desenvolvimento das crianças. Izabel da aula de artes, inglês, música e contação de história, quando a criança faz o reconto de uma história, ela enriquece sua linguagem,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com