TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estagio educação infantil

Por:   •  4/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  8.971 Palavras (36 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 36

UNIVERSIDADE DE UBERABA

INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES

PEDAGOGIA 02

HENRIQUE ALVES VIEIRA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO INFANTIL – PARTE II

ETAPA V

MANTENA/MG

2014

UNIVERSIDADE DE UBERABA

INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES

PEDAGOGIA 02

HENRIQUE ALVES VIEIRA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO INFANTIL – PARTE II

ETAPA V

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba como parte das exigências à conclusão do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório à Educação Infantil – Parte II, da Etapa V do Curso de Pedagogia a Distância – EaD.

MANTENA/MG

2014

SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO 04

2.0 DESENVOLVIMENTO 05

2.1 O ESPAÇO DA SALA DE AULA 05

3.0 PENSADO A AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA 08

4.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

5.0 REFERÊNCIAS 12

6.0 ANEXO 13

6.1 PLANO DE AULA – EDUCAÇÃO INFANTIL 14

6.2 PLANO DE AULA – ENSINO FUNDAMENTAL 19

6.3 1ª ENTREVISTA COM DOCENTE 22

6.4 2ª ENTREVISTA COM DOCENTE 24

6.5 ENTREVISTA COM ALUNO 27

6.6 FOTOS 33

INTRODUÇÃO

O presente relatório de estágio em Educação Infantil é uma síntese das observações realizada na Escola Municipal Petrina Pinto Pereira, na sala de educação infantil da professora Alciléia Soares, com o total de 35 alunos matriculados, tendo como orientador pedagógico Valmir Dias. A instituição Escola Municipal Petrina Pinto Pereira, foi fundada em 04/10/1965 tendo como fundador o então Prefeito, Srº Waldir Pereira da Silva, e regulamentada através do Decreto nº 8.845 de 04 de outubro de 1965, sendo publicada no IOF/MG em 15/10/1965. Atualmente está situada à Rua Manoel Laurindo, nº 309, Bairro Vila Nova, CEP 35290-000, na cidade de Mantena, CGC nº 19.633.064.0001-58, telefone 033-3241-1188 e e-mail empetrina@hotmail.com.

Sabe-se, que a educação infantil, atende criança na faixa etária de zero aos seis anos de idade, faixa etária essa considerada como a etapa primordial na vida de um ser humano no início de seu desenvolvimento; educação essa que é um direito reconhecido tanto pela Constituição Federal como também na Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) 9394/96, tornando um direito da criança e um dever do Estado a permanência dessas crianças em creches e pré-escolas.

O estágio em Educação Infantil é relevante, pois é através dele que o formando em Pedagogia estabelece relação entre a teoria e a prática, bem como tem a oportunidade de conhecer e analisar a atuação do profissional de Educação Infantil em sua ação pedagógica. Além de elaborar, executar e avaliar um Projeto de Intervenção Pedagógica que contribui significativamente para formação do estudante de Pedagogia, ao estabelecer o processo de ação-reflexão-ação. Estágio é onde temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de refletir sobre quais práticas vamos escolher futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças da educação infantil. É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas vivenciadas na teoria. Dessa forma, o estagiário terá por objetivo utilizar essas informações como base de formação acadêmica, para poder aplicá-la na sua prática pedagógica profissional.

DESENVOLVIMENTO

O espaço da sala de aula

Quando cheguei para realizar a observação fui recebido com alegria pela professora e com curiosidade pelas crianças, afinal um sujeito alto, moreno e careca foge bem a realidade das crianças, biótipo bem peculiar, pois estão acostumadas com as professoras, “as tias”. Mas apesar da estranheza, pouco a pouco, foram se acostumando e mostrando o ar de suas graças com simpatia, alegria, carinho e muitas perguntas.

A escola escolhida para realização do estágio vem se destacando pelas habilidades de integrar os conteúdos das aulas às atividades extracurriculares, possibilitando a construção do conhecimento de forma mais atrativa: jogos pedagógicos, saúde, higiene corporal, leitura e escrita, poesias, regionalismo e cultura, são aplicados para obter a atenção dos alunos para o ensino-aprendizagem.

Durante o estágio, pude observar que as aulas foram dinâmicas e interativas onde as atividades proposta pela professora, permitiram que as crianças tivessem livre-arbítrio para criar, inventar, errar e reaprender, visto que, a faixa etária dos alunos é caracterizada pelo entusiasmo e ousadia, porém, com alguns pouca capacidade de concentração. A sala de aula é bastante ampla e confortável, com boa iluminação e ventilação. Possui ainda mobiliário adequado, armário para guardar materiais, mesa para a professora, mesas e cadeiras de tamanho apropriado para a idade dos alunos. Nas paredes da sala estão expostas produções de desenhos realizados pelos alunos durante as aulas. A sala contém painéis educativos, a altura dos alunos para que possam visualizar melhor, pois a organização da sala de aula é fator fundamental que contribui com o desenvolvimento do ensino aprendizagem. No início das aulas a professora, reservava o espaço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.8 Kb)   pdf (273.4 Kb)   docx (42.3 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com