TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estagio educação infantil

Por:   •  19/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  5.688 Palavras (23 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

CENTRO ACADÊMICO DE PEDAGOGIA- CAPE

PEDAGOGIA

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DO 2º PERIODO

DA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BOA VISTA, RR

2018

JÚLIANA GOMES DE BRITO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DO 2º PERIODO

DA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 

 

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Roraima, como exigência da disciplina de Estágio Supervisionado I, orientado pela Profª. Ma. Elizangela da Silva Barboza Ramos.

 

 

 

 

 

 



 

 

 

 

BOA VISTA, RR

2018

SUMÁRIO

 

 

INTRODUÇÃO ________________________________________________ 03

1.CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA _______________________________ 04

2. DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES _____________________ 06

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS _____________________________________14

4. REFERÊNCIAS ______________________________________________15

5. ANEXOS ___________________________________________________ 16

 

 

 

 

 

 

 


INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia realizado no 5º semestre, visa proporcionar uma experiência prática onde aplica-se grande parte dos fundamentos aprendidos ao longo dos períodos estudados com os princípios teóricos estudados até o momento, onde alia-se teoria e prática, demonstrando, assim o quanto é enriquecedor e importante está etapa na formação acadêmica e profissional do futuro docente.

O Estágio I- Educação Infantil, foi realizado em uma turma do 2º período, no turno vespertino na Escola Municipal Pequeno Príncipe, localizada na Rua Joca Farias, Nº 1018, no bairro Caranã, no município de Boa Vista, estado de Roraima. Este componente, com carga horária de 100 horas, foi cumprido em 40 horas de observação, 20 horas de planejamento e 20 de regência e 20 horas de reflexão sobre a prática com a produção de relatório de estágio. Teve início no dia 08 de Outubro de 2018 e terminou no dia 01 de Novembro de 2018.

O Estágio Supervisionado I teve como objetivo de observar e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica propriamente dita, buscando firmar uma prática que seja significativa.

Encontram-se descrito neste trabalho as observações do processo em sala de aula e a descrição da minha experiência, descrevendo e analisando como ocorreu esse processo.

 

1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA-CAMPO[pic 2]

 

A escola Municipal Pequeno Príncipe foi entregue ao Município no dia 27 de maio do ano 1991 é uma instituição mantida pela Prefeitura Municipal de Boa Vista e recebeu esse nome em homenagem a obra O Pequeno Príncipe, do escritor Antoine de Sant-Exupéry.

Inicialmente prestava atendimento ao berçário, maternal até o terceiro período da Educação Infantil. Em 2004 a escola iniciou a implantação gradativa das séries iniciais do Ensino Fundamental (de 8 anos). Já em 2009, por força do cumprimento da Legislação a escola iniciou o processo de municipalização, passando ser administrada pela Prefeitura Municipal de Boa Vista, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura-SMEC.

 Atualmente a escola atende a Educação Infantil com 1º e 2º período, e Ensino Fundamental, o 1º ano. Possui 301 alunos, sendo 152 no turno matutino e 149 no turno vespertino. Seu alunado é de classe média baixa, com renda familiar que varia de um a três salários mínimos.

No presente momento possuem em seu quadro de colaboradores 66 servidores divididos os seguintes cargos: Gestora, Vice Gestora, Coordenadora Secretaria, Monitores, Merendeiras, Zeladoras, Agente de Portaria, Vigia e Professor.

A escola possui os seguintes recursos materiais: centrais de ar, mesas, cadeiras, armários individuais para os professores, quadro branco, computadores, mesa pedagógica, televisão, impressoras, bebedouro, ventiladores e materiais didáticos como livros, cartolinas, lápis, tesouras, cola, entre outros.   

A escola funciona em ambiente de médio porte, tendo em sua estrutura física: 06 salas de aula, 01 sala de leitura, 01 secretaria, 01 sala de professores, 01 sala de gestão, 01 sala para reforço escolar, 01 cozinha, 01 deposito, 01 refeitório e 06 banheiros. E estão construindo um playground. No momento a escola precisa de uma quadra de esportes, pois as crianças não possui um lugar apropriado para realizar atividade física, a aula de Educação Física é realizada no pátio da escola, um ambiente pequeno sendo insuficiente para as crianças brincarem.

Segundo o Projeto Pedagógico, a escola tem como missão.

Assegurar a permanência dos alunos na escola e ministrar um ensino de qualidade, através da parceria escola-comunidade. Com este trabalho visa à exploração das potencialidades individuais e coletivas dos alunos, buscando resgatar valores de igualdade e da boa convivência, proporcionando um tratamento uniforme à clientela educacional desta comunidade escolar, desenvolvendo habilidades do trabalho em equipe; estimulando o trabalho em parcerias; mantendo uma comunicação aberta e honesta; informando tudo o que acontece na escola; incentivando o potencial criativo individual de alunos e funcionários, criando um ambiente agradável e inovador, para que no presente e no futuro todos possamos contribuir na construção de uma sociedade justa e humanitária”.[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (990 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com