TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estagio supervisionado de gestão e inclusão

Por:   •  15/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 4

 [pic 1]

Nome: Jamille Bezerra Ferreira Gonsalves

RGM : 364591

Estágio  supervisionado

Gestão escolar, educação inclusiva e EJA.

Terceira etapa do estágio Supervisionado do Curso de Formação pedagógica em pedagogia  da UBC/EAD, da Profª Ms Denise Almeida.

Polo fortaleza - 3º Semestre

Introdução:

Esse relatório de estágio tem como objetivo, observar e analisar aspectos organizacional e administrativos da instituição, bem como contribuir com um conhecimento singular com crianças especiais.

Realizei os estágios na  unidade  de ensino privado  na cidade de Fortaleza, escola: Educandário Célia Barroso localizada no bairro  Granja Lisboa na zona urbana da cidade.

Essa escola existe à 25 anos; nesse ano foi ampliada as dependências da escola e agora ela possui um de total de 750 alunos e tem como diretora: Ana Célia José de Morais Barroso; lá recebem crianças de 2 anos até o 9 ano do ensino fundamental. Possui 10 banheiros distribuídos entre as alas do ensino infantil e fundamental 1 e 2, uma biblioteca, uma cantina, 2 pátios para recreação, 1 quadra grande. Achei que a escola ainda não está preparada para receber alunos que portam necessidades físicas, pois a escola carece de rampas e estruturas que facilitam a locomoção para essas pessoas.

        No estágio de gestão escolar pude observar a gestão da escola, coordenação, os aspectos físicos e organizacionais da escola, o corpo docente e discente, a dinâmica e o planejamento escolar.

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO

Gestão escolar

No estágio de gestão observei os ambientes físicos e a parte organizacional da escola, que busca criar situações de aprendizagem que levem o educando a refletir seu papel na sociedade com consciência e responsabilidade.

A coordenadora trabalha em sincronia com a direção da escola, pois esta possui uma gestão centralizada (familiar). Busca sempre orientar os professores e pais par desenvolver corretamente seu papel ( isto é tratado nas reuniões de planejamento dos professores e reuniões de pais).

Nos planejamentos com os docentes se busca criar e recriar novas ideias para melhorar o rendimento escolar dos alunos; é discutida a situação e ouvida à opinião de todo corpo docente presente na reunião de planejamento e no final, é aprovada a melhor ideia, escolhida pela diretora.

É a diretora quem olha o planejamento semanal dos professores (toda segunda-feira) e faz anotações de melhoramento no próprio plano de aula.

A escola possui duas coordenadoras que tem papéis muito restritos, pois que prevalece é a vontade da diretora. As coordenadoras trabalham mais com os eventos da escola, fazendo comunicados e o calendário escolar; ligando para os faltosos; aconselhando alunos e dando ideias de como fazer os projetos.

Tive acesso ao calendário anual e seus planejamentos, mas em questão de observação da documentação da escola me foi restrita pela parte administrativa da escola.

Achei o trabalho da coordenação muito superficial e longe do que eu aprendi através da apostila desta faculdade.

 

Estágio de inclusão social

Neste estágio observei o aluno Francisco Yuri Lima dos Santos que fez 4 anos em maio desde ano; ele estuda na sala do infantil 3 no período da tarde.

O aluno foi recentemente laudado ( segundo sua mãe) como autista no estágio severo. O aluno estuda na escola desde o ano passado (2018), então a professora começou a notar que tinha algo diferente nele e o encaminhou para a psicóloga da escola, onde foi chamado os pais e lhes foi orientado para que fizesse uma consulta com uma neurologista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (86.4 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com