TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio dos anos iniciais

Por:   •  24/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  5.286 Palavras (22 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO: AÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS

PROFª.Ms. TEREZINHA DE JESUS PERES GONDIM

RELATÓRIO FINAL

ANA KARINE LIMA DE SOUSA

 JOCILENE DE OLIVEIRA DIOGO

FORTALEZA

2015

INTRODUÇÃO

3

1

DESCRIÇÃO DO PRIMEIRO MOMENTO

4

1.1

HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO

4

1.2

ESTRUTURA FÍSICA E RECURSOS MATERIAIS DA ESCOLA

4

1.3

PARECER DA ESTRUTURA FÍSICA E RECURSOS MATERIAS DA ESCOLA

5

2

ANÁLISE DO SEGUNDO MONMENTO

5

2.1

DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA DA SALA

5

2.2

PERCEPÇÃO DAS AÇÕES DO PROFESSOR- DIDÁTICA

6

2.3

PERCEPÇÃO DO COMPORTAMENTO DOS ALUNOS

6

2.4

ANÁLISE DA ENTREVISTA DO PROFESSOR

6

2.5

ANÁLISE DA ENTREVISTA DO COORDENADOR

9

3

PERCEPÇÃO DO TERCEIRO MOMENTO

12

3.1

PLANO DE AULA

12

3.2

PERCEPÇÃO DO COMPORTAMENTO DOS ALUNOS DURANTE A REGENCIA

13

3.3

PERCEPÇÃO DO COMPORTAMENTO DO DOCENTE DURANTE A REGENCIA

14

4

CONCLUSÃO

15

5

BIBLIOGRAFIA

16

6

APÊNDICE: ROTEIRO DE ENTREVISTA

17

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado da Ação Docente nos Anos Iniciais aconteceu na Vila Creche, Escola e Espaço Cultural que se localiza na rua Dom Sebastião Leme 819, que tem como núcleo gestor que me acolheu foi a coordenadora Juhi Kenia Monducci Cavedagne e a professora Priscila Monteiro do 1° ano do Ensino Fundamental.

O Relatório está dividido em três momentos, o primeiro é descrição que fala sobre a história da instituição, a estrutura física e recursos materiais e do parecer da estrutura física e recursos materiais da escola.

O segundo momento trata-se da análise que descreve a estrutura física da sala, a percepção das ações do professor em relação a sua didática, a percepção do comportamento dos alunos, a análise da entrevista do professor e coordenador.

A percepção do terceiro momento foi a descrição do plano de aula, a percepção do comportamento dos alunos e do professor durante o período de regência.

A Conclusão desse Estágio deu-se a partir de um trabalho intenso e dedicado para se chegar a satisfação dos resultados.

  1. DESCRIÇÃO DO PRIMEIRO MOMENTO
  1. HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO

A Escola VILA nasceu de um trabalho iniciado por algumas mães, no quintal de uma delas, a Idealizadora, Fátima Limaverde.

Foi fundada em 1981 apenas com Educação Infantil e em 1990, estendeu-se ao Ensino Fundamental. Na VILA, a preocupação com a valorização da diversidade humana sempre foram um dos pontos de destaque da Escola. Além da inclusão social e de alunos com necessidades especiais, a VILA sempre abriu suas portas para alunos de diferentes nacionalidades, culturas e religiões.

Desde sua formação, a Escola VILA propõe aos alunos, pais e à comunidade, campanhas e manifestações de conscientização política, ambiental, social dentre outras que tangem a preservação da vida no Planeta. Campanhas essas sobre a gravidade e o impacto da energia nuclear, a educação no trânsito, economia solidária, dentre outras que mobilizam a Escola como um todo.

No decorrer das três décadas de história da Escola VILA, várias mobilizações foram feitas em defesa do meio ambiente: pela preservação de rios, lagoas e dunas; em defesa da Amazônia e dos povos indígenas e outros problemas que ameaçavam degradar o ambiente. Essas mobilizações são realizadas através de manifestações, passeatas e abaixo-assinados, os quais foram enviados, por exemplo, para a ONU, pedindo pelos povos indígenas e pelos Cinco Artigos para o Futuro (Campanha de Jacques Cousteau), como também para o Presidente da República, em defesa da Amazônia e pelo Desarmamento. Todas as atividades sempre envolvem os pais e a comunidade, assim a escola manifesta a cidadania criando discussões, seminários

A Escola Vila tem como objetivo principal trabalhar com o aluno os valores humanos, a consciência ecológica e a cidadania, para que ele possa, com suas atitudes, assumir a responsabilidade e o compromisso com a busca de alternativas para a melhoria da qualidade da vida no planeta Terra.

O programa curricular da Escola VILA, desde sua fundação, foi ampliado para incluir atividades como música, teatro, artesanato, artes plásticas, trabalho de corpo, desta forma se trabalha o lado direito do cérebro, as emoções, os sentimentos, o pensar, para que as atitudes não sejam somente com a razão, mas também com o coração.

 É trabalhado também estudos e vivências com Farmácia Viva, Horta, Fauna, Pomar, Jardim, Saúde e Alimentação, Tecnologias Alternativas e Manutenção. Essas atividades no cotidiano escolar servem para a aplicação da maioria dos conteúdos curriculares no dia-a-dia, do Ensino Infantil ao Fundamental, promovendo assim o aprendizado de forma transdisciplinar, sempre interligado ao fazer, o sentir e o pensar.

  1. ESTRUTURA FÍSICA E RECURSOS MATERIAIS DA ESCOLA

A Escola VILA, está situada no Bairro de Fátima na Rua Dom Sebastião leme 819, possui um amplo espaço verde encontrado no jardim, horta e quintal, onde a maior parte desse verde são árvores frutíferas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)   pdf (231.2 Kb)   docx (39.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com