TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do Estagio de Pedagogia Educação Infantil anos Iniciais

Por:   •  16/3/2023  •  Relatório de pesquisa  •  9.101 Palavras (37 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 37

Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera

Licenciatura Pedagogia

Victoria Leite Nascimento Guerra

Relatório do estagio de Pedagogia Educação infantil anos iniciais

Bicas 2022

Victoria Leite Nascimento Guerra

Relatório do estagio de Pedagogia Educação infantil anos iniciais

Relatório apresentados à Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de educação infantil anos iniciais, pedagogia.

Bicas 2022

Sumario

  1. Leituras obrigatórias

  1. Projeto politico pedagógico
  1. Analise de materiais didáticos
  1. Entrevista com regência
  1. Abordagem dos temas contemporâneos transversais contemporâneos da BNCC
  1. Implementação da BNCC na escola
  1. Instrumentos avaliativos utilizados pelo professor
  1. Atuação da equipe pedagógica acompanhamento do desenvolvimento da disciplina
  1. Observação e participação em aulas
  1. Plano de aula
  1. Apresentação dos planos de aula para o professor
  1. Relato da regência
  1. Assinaturas
  1. Considerações finais
  1. Referencias

INTRODUÇÃO

O estágio é uma etapa mais importante processo de desenvolvimento e aprendizagem do universitário, porque promove oportunidades de vivenciar na prática conteúdos acadêmicos, fazendo com que ele tenha a aquisição de conhecimentos e atitudes relacionadas com a profissão escolhida. O principal objetivo do estágio é proporcionar para os alunos os instrumentos de preparação para a introdução e inserção no mercado de trabalho, mediante ambiente de aprendizagem adequado e acompanhamento pedagógico, supervisionado pelo tutor regente da escola.

Desta forma, o docente contribui como um facilitador do processo de aprendizagem e profissionalização deste aluno, onde através do estágio, ele se prepara para assumir um papel importante na sociedade, como protagonista e profissional qualificado.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O PAPEL DO PROFESSOR E DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PERSPECTIVA DE VYGOTSKY, LEONTIEV E ELKONIN.

A concepção histórico-cultural do desenvolvimento infantil e a Cultura e desenvolvimento psíquico.

O texto a seguir tem o objetivo de analisar relações entre desenvolvimento infantil e ensino na faixa etária de 0 a 6 anos em obras selecionadas de autores da psicologia histórico-cultural, buscando identificar a concepção geral de desenvolvimento infantil e as especificidades desse período de desenvolvimento sobre as quais possam atuar no ensino escolar, e no segmento da Educação Infantil de um ambiente anti-escolar, que tem como pilar a negação de ensinar, e que de acordo com os citados teóricos sustenta a defesa do ensino como elemento fundamental do professor que atua junto à faixa etária a qual nos referimos.

De acordo com Leontiev e Elkonin, é preciso analisar a relação a qual estabelece entre a criança e o meio que ela rodeia o vínculo entre criança e sociedade num determinado momento histórico. O que determina efetivamente o desenvolvimento da psique de uma criança e sua vida e desenvolvimento dos processos. Em contrapartida há uma visão idealizada da infância, Vygotsky, Leontiev e Elkonin evidenciaram a relação entre o desenvolvimento da criança e a sociedade na qual ela esta, compreendendo as condições objetivas disponibilizadas à criança como um fator determinante de seu desenvolvimento. Vygotsky explica que a gênese das funções psicológicas exclusivamente humanas não é biológica, mas fundamentalmente cultural. Na teoria vigotskiana refere-se à totalidade das produções humanas, isto é, a tudo aquilo que se contrapõe ao que é dado pela natureza, que resulta da ação criadora e transformadora do homem sobre a natureza. A transformação da natureza pelo homem implica também a transformação de sua própria natureza, a partir da atividade social, novas formas e novos processos psicológicos especificamente culturais sendo assim as funções psíquicas humanas fazem parte do desenvolvimento histórico do homem em sociedade.

Para promover a aprendizagem mencionada pelo autor, o ensino deve estar à frente do desenvolvimento, já para Vygotsky (2001a, p.333), o bom ensino é aquele que conduz o desenvolvimento, atuando sobre aquilo que ainda não está formado na criança: “o ensino deve fazer o desenvolvimento avançar”, atuar sobre aquilo que ainda não está formado na criança significa atuar na zona de desenvolvimento potencial (ZDP).Para Vygotsky (2001a), os processos psíquicos já plenamente desenvolvidos, os quais a criança domina com autonomia, constituem o desenvolvimento real/atual da criança; a ZDP, por sua vez, corresponde às funções psíquicas que estão iniciando seu ciclo de desenvolvimento, as quais a criança só é capaz de empregar com auxílio do educador (ou de crianças mais experientes). Para fazer o desenvolvimento avançar, o ensino não pode se limitar a aproveitar as possibilidades do desenvolvimento real, mas agir, sobretudo na ZDP, ativando novos processos internos de desenvolvimento.

A ZDP é o processo que a criança consegue realizar apenas em com outros, na atividade coletiva, ou seja, que só podem efetivar-se no plano Inter psíquico. O que a criança é capaz de fazer hoje no plano Inter psíquico, conseguirá fazer amanhã com autonomia, no plano intrapsíquico, como conquista de seu desenvolvimento psíquico individual. Com o conceito de ZDP, segundo Vygotsky (1995), altera-se profundamente a concepção sobre as relações entre educação e desenvolvimento. E observa-se a preocupação em se adaptar a educação ao desenvolvimento, respeitando os prazos, o ritmo, as características do pensamento e da percepção infantis. Assim, fica claro que, para Vygotsky (2001a, p.334), o ensino deve produzir o novo no desenvolvimento psíquico da criança, afinal: “o ensino seria totalmente desnecessário se pudesse utilizar apenas o que já está maduro no desenvolvimento, se ele mesmo não fosse fonte de desenvolvimento e surgimento do novo”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.5 Kb)   pdf (269.2 Kb)   docx (54.3 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com