TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório estágio docência Ed infantil.

Por:   •  24/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.906 Palavras (8 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

Percebe-se que a fase do estágio, e toda a experiência adquirida durante o seu desenvolvimento é importantíssimo para a vida de um graduando, pois é um período fundamental para uma boa formação discente, e, é dessa forma que nós estudantes de pedagogia iremos pôr em prática tudo que nos foi repassado desde o início do curso.

 Para Aroeira (2014, p.136) “O estágio é o primeiro momento em que podemos ser professores, assumir as primeiras experiências com a docência, de modo a promover um diálogo entre universidades e a escola de Educação Básica. A experiência vivenciada no estágio nos promove reflexões coletivas que nos auxiliam a nossa prática educativa, nos tornando futuros professores.

O presente relatório está relacionado a experiência de estágio supervisionado na educação infantil e às ações que envolvem a Docência, com o objetivo de observar e analisar o processo de ensino com as crianças da Educação Infantil. O estágio foi realizado na escola municipal Dr. Vicente Ferreira Silveira, localizada no jardim nova cidade, Guarulhos, SP, local onde essa prática ocorreu de 11/08/22 a 08/09/22 totalizando-se 100 horas, com a supervisão da professora responsável, orientação da coordenadora pedagógica, e da diretora da unidade, sendo cruciais para a realização do mesmo. Diante disso é imprescindível destacar que, para que o estágio seja bem-sucedido, é necessário ter uma excelente orientação, que nos auxilie durante o percurso, ampliando nosso olhar, dialogando sobre os possíveis imprevistos e nos ajudando nos desafios e criando alternativas. Segundo Felício Oliveira, (2008, p. 217). O estágio curricular se bem fundamentado, estruturado e orientado, configura-se como um momento de relevante importância no processo de formação dos futuros professores.

A unidade escolar concedente desse estágio possui 9 salas com em média 35 crianças por sala, 47 funcionários além de 2 agentes de apoio a inclusão, que atendem crianças de 4 anos e 11 meses a 8 anos e 11 meses, distribuídas nas seguintes etapas: estágio I e Estágio II — além do atendimento do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental I, tendo como missão a formação de alunos autônomos, conscientes de seu papel na sociedade. Ademais o projeto político pedagógico da instituição valoriza o direito social e integral da criança, objetivando sempre projetos que contam com a participação da família e da comunidade em uma relação social, ética política e culturais.

Diante de todos os aspectos observados, constata-se que é no estágio pratico em sala de aula, que nós, futuro professor tem a oportunidade de se aperfeiçoar para exercer com êxito sua profissão como docente, a observação proporciona visualizar e executar na prática o que é ensinado na teoria e a regência é a sensação de sentir na pele o dia a dia do docente regente. Portanto, fica evidente o quanto esse período é importante por instigar a reflexão e ações do processo de ensino e aprendizagem.

Sendo assim o estágio é indiscutivelmente uma atividade curricular que existe para auxiliar na formação inicial dos alunos e que vai além de cumprir às exigências acadêmicas, possibilita-nos uma ampliação no campo da formação, já que cada vez mais há preocupação de que o profissional que trabalha com educação infantil esteja em um patamar teórico-metodológico suficientemente capaz de ressignificar o processo de aprendizagem.

Por tanto, levando em conta o que foi observado, foram utilizados métodos de pesquisa, observação ativa das práticas em sala de aula, além das atividades sequenciadas e sugeridas pela UNIVESP.

2. Atividades desenvolvidas.

2.1 Observação e Participação das Práticas Pedagógicas em sala de aula.

No desenrolar do estágio pude acompanhar a sala de aula da professora Michele Santos, do estágio I, a professora tem excelente didática para trabalhar com seus alunos, a rotina é bem diversificada. Pois, as crianças ficam cansadas facilmente com as atividades por isso tem que se mudar várias vezes de conteúdo. Temos que estar atento ao desenvolvimento integral da criança tanto físico como mental. Estar atento para estar integrado com a família partilhando os cuidados e responsabilidade em todo o processo de evolução da criança, já que essa é a fase mais importante do desenvolvimento infantil.

Hoffmann (2005), O que se pretende para a educação infantil? Proporcionar evolução tanto mental como intelectual as crianças em um ambiente livre de tensões e limitações. Educadores disponíveis concretamente para acompanhar e oportunizar vivências enriquecedoras.

Durante as observações das atividades de docência, acompanhei também a elaboração de documentos, relatórios escolares e circulares como: preenchimento do diário de Classe com anotações sobre presenças, ausências, atividades desenvolvidas no dia, registro de atestados médicos e outras observações, elaboração de um planejamento semestral geral subdividido em semanal com suas respectivas atividades diárias e/ou semanais (chamado Semanário), de acordo com o QSN, elaboração de um Registro Síntese semestral e padronizado pela Secretaria de Educação do Município de Guarulhos onde se discorre sobre a evolução e particularidades pedagógicas de cada educando individualmente.

Sendo assim, nas atividades descritas na ficha de presença podem ser observados os seis Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento apresentados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018, p. 38).

Inicialmente foram observadas as práticas pedagógicas onde posteriormente participei das aulas ministrada pela professora regente onde tive a oportunidade de auxiliar a educadoras com as atividades propostas, todas de acordo com a BNCC, foram desenvolvidas atividades de pintura, desenho, roda de conversa, histórias com atividades lúdicas, criar com as peças de lego e todas essas atividades sempre focadas na aprendizagem do aluno, na sua percepção, habilidade motora, na fantasia e imaginação da criança, sendo que atividades de pintar é a melhor maneira de soltar a criatividade, estimula a parte sensorial da criança desenvolvendo sua autoestima e, ao mesmo tempo representa suas expressões. É difícil integrar a todos nas atividades em simultâneo, e quando enjoam do que estão fazendo, não fazem mais e entre uma parada e outra a professora vai fazendo a educação acontecer. Para além dessas atividades, houve também brincadeiras externas (parque) com brinquedos estruturados (carros, bonecas) e não estruturados (caixas de papelão e tecidos), sendo estas dirigidas e livres. Entretanto, todas estas estratégias educacionais contemplavam dos cinco campos de experiências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (104.4 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com