TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação Escola e Família

Por:   •  22/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  7.192 Palavras (29 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 29

RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: A INTEGRALIZAÇÃO DA FAMÍLIA NO CONTEXTO ESCOLAR E AS IMPLICAÇÕES DESTA PARTICIPAÇÃO OU AUSÊNCIA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

Mauricio Max Ferreira Frazao

Professor-Orientador: Rafael melo

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (1511) – Projeto de Ensino em Educação

RESUMO

A família e a escola são parceiros fundamentais no desenvolvimento de ações que favoreceram o sucesso escolar e social das crianças, formando uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir. A educação perpassa tanto o ambiente escolar quanto o familiar, quando os pais passam a serem participantes ativos das reuniões e encontros realizados, são estimulados e passam a participar e contribuir da vida escolar e melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem de seus filhos, essa participação dos pais na vida da escola tem sido observada em pesquisas internacionais como um dos indicadores mais significativos na determinação da qualidade de ensino, isto é, aprendem mais os alunos cujos pais participam mais da vida da escola, deste modo a pesquisa se faz necessária para contribuir no para a reflexão no processo de ensino-aprendizagem do aluno que procura uma formação para a cidadania, pois somente com a família interagindo com as escolas é que terá além de uma boa formação, uma preparação para tomar atitudes para enfrentar às dificuldades que certamente virão no decorrer de sua vida social, diante desta perspectiva essa pesquisa tem com fim específico, discutir à participação da família na escola, no intuito de ajudar os alunos a terem sucesso na vida escolar e colaborar para diminuir a ausência dos pais nas atividades que envolvam todo o contexto escolar educacional.

Palavras-chave: Família. Escola. Aprendizagem.

1.INTRODUÇÃO

Entendemos que a família é à base da formação humana, como primeira instituição que desempenha o papel social e educacional nas futuras gerações, compreendemos que sua participação no trabalho educativo escolar é indispensável, pois a condição dessa educação depende da parceria entre escola e família ultrapassando, portanto, as dimensões internas e externas da própria da escola.

Existe uma histórica dificuldade de interação entre família e escola pela maioria dos educadores em nossas escolas públicas, muitos educadores supõem que a evasão escolar, a violência/agressividade e a repetência escolar nas escolas públicas seriam minimizados se houvesse uma maior participação por parte da família no processo de ensino e aprendizagem no ambiente escolar, dada à importância dessas duas instituições serem fundamentais na formação integral de crianças e adolescentes, então, deve-se buscar o máximo de esforços para contribuir na superação desse problema, pois esses esforços estão imbuídos em ações de valorização dessa participação.

A família e a escola são parceiros fundamentais no desenvolvimento de ações que favoreceram o sucesso escolar e social das crianças, formando uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir. A educação perpassa tanto o ambiente escolar quanto o familiar.

O intercâmbio entre ambos é muito importante para o sucesso do processo ensino-aprendizagem. Diante do exposto surgem as seguintes indagações: De que forma deve ocorrer a participação da família na escola? De que maneira a escola pode estimular a participação dos pais? Quais os principais resultados trazidos por essa participação? Qual a importância dessa participação no processo ensino-aprendizagem? Quais as estratégias que as escolas adotam para aproximar as famílias do processo de ensino-aprendizagem?

Perante dessa perspectiva, vê-se a necessidade de um trabalho de pesquisa que reflita sobre a relação entre essas duas instituições destacando as contribuições da família no processo de ensino e aprendizagem, aspectos relevantes do ato pedagógico na Escola. Portanto, o referido trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender e averiguar como se dá a relação família/escola dentro do processo de ensino e aprendizagem, a fim de refletir criticamente acerca da parceria entre escola e família no âmbito da educação e sua importância na melhoria do trabalho pedagógico.

Quando os pais passam a serem participantes ativos das reuniões e encontros realizados, são estimulados e passam a participar e contribuir da vida escolar e melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem de seus filhos.

Essa participação dos pais na vida da escola tem sido observada em pesquisas internacionais como um dos indicadores mais significativos na determinação da qualidade de ensino, isto é, aprendem mais os alunos cujos pais participam mais da vida da escola.

A família deve ser parceira, aliada à escola e aos professores, para juntos oferecerem um trabalho de envolvimento e cumplicidade nos assuntos relacionados ao ambiente escolar. A discussão sobre como envolver a família no processo de aprendizagem na escola não é recente, promover a corresponsabilidade exige desafios.

A mudança e a perspectiva de integração entre família e escola devem ser incentivadas e analisadas constantemente. Esta luta se faz necessária para contribuir no processo de ensino-aprendizagem do educando, pois somente com a família interagindo com as escolas é que terá além de uma boa formação, uma preparação para tomar atitudes para enfrentar as dificuldades que certamente virão no decorrer de sua vida.

2. A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NO CONTEXTO ESCOLAR

2.1 A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

A parceria entre familiares e as instituições de ensino é concretizada quando ambos estão unidos em um único objetivo, formar cidadãos conscientes da sociedade em que habitam, com valores éticos e morais e com uma perspectiva de um futuro promissor. A família pode participar de várias maneiras na vida educacional do estudante, segundo Freitas, Maimoni & Siqueira, (1994) e de Maimoni & Miranda, (1999), elas podem: acompanhar tarefas e trabalhos escolares, verificar se o filho fez as atividades solicitadas pelo professor, estabelecer horário de estudo, informar- se sobre matérias e provas, entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.5 Kb)   pdf (251.8 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com