TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Repensar as situações de aprendizagem: o fazer e o compreender.

Por:   •  18/3/2017  •  Resenha  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha – Repensar as situações de aprendizagem: o fazer e o compreender.

A origem do termo “epistemologia genética” veio dos estudos de Jean Piaget, que como biólogo se influenciou pela problematização: “as influencias que os organismos sofrem do meio em que vivem”, concluindo no sentido cientifico dessa pesquisa que as trocas que os indivíduos realizam com o meio são responsáveis pelas estruturas mentais. Seguindo sua linha de pensamento Freire, Vygotsky e Wallon deram origem às teorias sócio - interacionistas que entendem o conhecimento como algo que é construído pelo sujeito em interação com o mundo.  

Para o autor não é qualquer tipo de interação que o sujeito tenha com o meio, que propicia a construção do conhecimento, não é que ele não possa construir conhecimento interagindo com informações ou desenvolvendo projetos. Piaget diz que as ações espontâneas não são suficientes para gerar conhecimento, a construção desse conhecimento necessita de auxilio de pessoas mais experientes que facilitem o processo de informação, tornando – o mais acessível.

O fazer e o compreender, assim como os processos de ensino aprendizagem são baseados na idéia de que o aluno demonstra que aprendeu quando é capaz de aplicar com sucesso as informações adquiridas, porém, ter sido bem sucedido não significa que ele tenha compreendido o que fez com isso Piaget observou que há uma diferença entre o fazer e o compreender.

O estudo que deu origem ao livro que no Brasil titula-se “Fazer e Compreender”, observou que as crianças podem usar ações complexas para alcançar um sucesso prematuro que representa todas as características de um saber fazer. Para Piaget a criança pode fazer uma tarefa e não compreender como ela foi realizada, e nem estar atenta aos conceitos envolvidos. Observou-se também que a passagem da forma prática do conhecimento para o compreender é realizada por intermédio da tomada de consciência, este nível de consciência (pensamento) é alcançado devido um processo de transformação de esquemas de ação em noções e em operações. Dessa forma por uma serie de coordenações de conceitos mais complexos, a criança pode passar do nível prematuro para um nível de compreensão conceitualizada. Piaget mostrou em seu estudo que a passagem do sucesso prematuro para a conceitualização é realizada em três fases, onde na primeira, a criança negligencia todos os elementos envolvidos na tarefa; na segunda, coordena alguns elementos e na terceira, coordena todos os elementos envolvidos na tarefa.

Após a análise da tarefa de derrubar uma sequência de dominós, Piaget observou primeiramente que não é o objeto que conduz a criança à fase de compreensão, para cada situação, a criança tem que transformar os esquemas de ação em noções e operações que estão envolvidas em uma determinada tarefa, em seguida também observou que a compreensão é fruto da qualidade da interação entre a criança e o objeto.

As observações acima são importantes para entender as relações que devem existir entre alunos e objetos, os estudos de Piaget são fundamentais para a aprendizagem, pois quando as pessoas não são examinadas com cuidado, elas podem aparentar que sabem o que estão fazendo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com